Alento

2001

Le souffle

• Deep Breath - Estados Unidos da América

David (Pierre-Louis Bonnetblanc) é um adolescente enviado por sua mãe para passar um tempo com seu tio em uma fazenda na região de Limousin na França. O garoto foi expulso da escola e esse foi o castigo que sua mãe lhe infligiu. Porém a vida rural é monótona e rude, onde embrutecer-se é condição de passagem para a maturidade. Seu tio tenta integrá-lo ao seu modo de vida e convida-o para um churrasco, com a presença dos trabalhadores agrícolas locais, e todos se embriagam. David enche a cara, passa mal, foge da bebedeira e se encontra com um dos poucos amigos que fez. Conversam, falam sobre mulheres, uma típica conversa de adolescentes, mas que caminha para uma tragédia...

“Le Souffle”, o primeiro longa metragem de Damien Odoul, recebeu o prêmio da crítica e o prêmio especial do júri no Festival de Veneza em 2001. É um filme rodado em preto e branco e tem uma narrativa quase documental, exibindo momentos grotescos que incluem a cruel morte de uma ovelha.

2001