Linha de Montagem

1982

Linha de Montagem

A investigação sobre a gênese do movimento sindical de São Bernardo do Campo entre os anos de 1978 e 1981, quando se produziram as maiores greves de metalúrgicos na região, desafiando a repressão do final da ditadura militar. As greves de 1979 e 1980 levaram à intervenção federal no Sindicato dos Metalúrgicos, à prisão de líderes, como Luís Inácio da Silva, processados com base na Lei de Segurança Nacional.

A 1ª exibição pública de "Linha de Montagem" ocorreu no Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo, para um público de 2 mil pessoas. No meio da sessão agentes da Polícia Federal chegaram com a ordem de apreender o filme, já que não possuía certificado de censura;
Lula, Chico Buarque (que compôs a trilha sonora) e Tito Costa (prefeito de São Bernardo), negociaram com os policiais e acordaram que o filme seria entregue, rolo a rolo. Só que, ao invés disto, ele saiu pela janela diretamente para a sacola da faxineira Maria Elicélia Feitosa da Silva, que o encaminhou a outra pessoa, como é relatado no documentário "Peões", de Eduardo Coutinho;
A cópia original de "Linha de Montagem" permaneceu por 20 anos na Cinemateca Brasileira. Sem condições ideais de conservação, quase foi consumida pelo bolor. A partir da quantia de R$ 860 mil fornecida pela Petrobras a cópia foi restaurada, em um processo que exigiu o tratamento de cada um de seus 98 mil quadros.

1982

Elenco de Linha de Montagem