Antoine Doinel é um personagem fictício criado pelo cineasta francês François Truffaut. Doinel é um alter ego para Truffaut.
"As Aventuras de Antoine Doinel" conta em quatro filmes e um curta-metragem, a história da vida de Doinel desde sua infância até a fase adulta. Jean-Pierre Léaud interpretou o personagem principal em todos os filmes.
• Les 400 Coups - 1959
A primeira aparição de Doinel foi em "Les 400 Coups" de 1959. Filme que mostra o travesso Antoine Doinel aos 14 anos em Paris. Mal amado pelos pais, ele causa problemas na escola, em busca de atenção.
• L'amour à vingt ans - 1962
A próxima aparição de Doinel foi no curta "Antoine e Colette", que fazia parte do filme de 1962 "L'amour à vingt ans". Doinel tem 17 anos e fica obcecado por Colette, uma estudante de música, mas que só quer ser sua amiga.
• Baisers Volés - 1968
Com o fim do serviço militar, Antoine Doinel procura um emprego e um amor em Paris. Depois de trabalhar como atendente num hotel, passa a ser detetive particular. Entre suas atrapalhadas investigações, vive um romance com a muito sensata Christine Darbon.
• Domicile Conjugal - 1970
Antoine Doinel está casado com Christine. Enquanto ela dá aulas de violino, ele ainda está em busca de um emprego fixo. A rotina do casal é alterada com a gravidez de Christine e um caso extraconjugal de Antoine. Será que o domicílio conjugal irá resistir?
• L'Amour en Fuite - 1979
Aos 35 anos, Antoine Doinel divorcia-se de Christine e começa a rever diversos personagens que marcaram sua vida, incluindo Colette, seu primeiro amor. Em meio a tudo isso, vive um romance com Sabine, uma jovem vendedora de discos.
Lista editada há 8 anos
5 0