O movimento de cinema da Hong Kong New Wave (香港电影新浪潮) iniciou-se por volta dos anos de 1978/1979, até 1983. Apesar de ter pouco em comum com a fonte da New Wave francesa, vale salientar que ela chegou num momento em que os filmes produzidos até então estavam passando por uma ruptura com os padrões comerciais vigentes. Dado o fato que os cineastas envolvidos nessa "nova onda" em sua maioria acabavam de voltar de seus estudos no exterior, tendo uma certa influência ocidental, eles queriam mais independência para criar suas obras.
Eles não desejavam destruir o cinema tradicional, mas adicionar um valor pessoal, trazer mudanças e novos gêneros, além de novas técnicas cinematográficas. Segundo Pak Tong Cheuk, a reemergência de filmes sociais realistas foi o resultado de uma inquietude entre a autoridade governante e os espectadores que cada vez mais se identificavam como "cidadãos comuns". Assim, o surgimento de um novo público, diretores, produtores e da polarização entre a classe média e trabalhadora durante este período inicial de boom econômico, gerou uma tensão entre as identidades "nacional" (chinesa) e "regional" (hongkonguiana).
Dentre os jovens diretores que alavancaram a HKNW, sem dúvida que Tsui Hark foi um dos que a encabeçou, tanto que contribuiu com a criação de sua própria produtora, a Film Workshop, onde os cineastas teriam a liberdade de criar qualquer tipo de filme que quisessem.
Já por volta de 1984 (até começo dos anos 2000), uma nova geração manifestou-se no cenário, ficando conhecida como Second Wave e atraindo os holofotes internacionais. E dentre esses artistas que ganharam a atenção de críticos e festivais, denota-se que Wong Kar-Wai foi aclamado como representante dessa fase.