Você está em
  1. > Home
  2. > Artistas
  3. > Lon Chaney Jr.
52Número de Fãs

Nascimento: 10 de Fevereiro de 1906 (67 years)

Falecimento: 12 de Julho de 1973

Oklahoma City, Oklahoma, EUA

Seu nome verdadeiro era Creighton Tull Chaney. Filho do Ator Lon Chaney com Frances Cleveland Creighton Chaney, cantora que acompanhou Chaney pelos Estados Unidos, nasceu no estado de Oklahoma. O casamento de seus pais era conturbardo, resultando na tentativa de suicídio de sua mãe em 1913. Com a repercussão do caso, a justiça americana determinou que Creighton, então com 8 anos de idade, deveria ficar sob os cuidados de uma instituição para órfãos e filhos de pais separados. Creighton retornou a morar com seu pai quando este se casou pela segunda vez e comprou uma casa, no ano de 1915. Creighton desde cedo quis ser ator, mas seu pai sempre o aconselhou a não seguir esta carreira. Seu pai faleceu no ano de 1931, e então Chaney decidiu tentar a carreira no cinema.

Em 1941, Chaney teve a oportunidade de interpretar seu personagem mais famoso, Larry Talbot, o Lobisomem, no clássico The Wolf Man, da Universal Pictures. O filme foi um enorme sucesso e possibilitou a continuação do personagem em vários outros filmes e a consolidação de Chaney Jr. Seus principais filmes foram Frankenstein encontra o Lobisomem,O Filho de Drácula,A Casa de Drácula,A Casa de Frankenstein,Ghost of Mummy, dentre a participação em diversos westerns. A imagem de Chaney se tornou popular, e as comparações com seu pai foram inevitáveis. Os personagens de Chaney tinham como maior característica seu nível drámatico, geralmente personagens com conflitos psicológicos, o que garantiu uma imagem mais humana em sua interpretação do Filho de Drácula e O Lobisomem.

Assim como Bela Lugosi e Boris Karloff, Chaney teve dificuldades com o declínio da Universal na década de 40. Porém conseguiu consquistar papéis fora do genêro terror, principalmente na década de 50, mas sem nunca mais obter a fama dos anos 40. Paralelo ao cinema, Chaney era uma pessoa de temperamento forte, garantindo sua fama de temperamental e brigão. Alcoólatra, tentou cometer suicídio 2 vezes, a mais relevante sendo no ano de 1948, durante as filmagens de Abott and Costelo meet Frankenstein. Seu último filme foi Drácula vs. Franknestein, em 1971.

No fim dos anos 60 já se encontrava em saúde precária, vitimado pelo câncer de garganta e pela beribéri, consequência de seu acentuado alcoolismo. Chaney faleceu no ano de 1973, vitimado por um ataque cardíaco.