Mãe de Santo

1990

Mãe de Santo

Mãe de Santo é uma minisséria brasileira produzida e exibida pela Rede Manchete em 1990.

A história não possui uma trama central. Uma mãe-de-santo do Candomblé, vivida por Zezé Motta, narra, em seu terreiro, histórias mitológicas dos deuses africanos: Exu, Ogun, Oxóssi, Ossãe, Omolu, Xangô, Logun Edé, Oxumarê, Oxalá, Iansã, Oxum, Iemanjá, Ewa, Obá e Nanã.

Nos 16 episódios que compõem a minissérie, são mostrados, de forma singular, os rituais tradicionais do Candomblé, bem como, as características, personalidade e comportamento dos filhos desses orixás.

A minissérie, apesar de não ter sido bem aceita pelo público e pela crítica, que a considerou muito confusa, apresentava uma boa pesquisa sobre os rituais tradicionais do candomblé, que foram mostrados de forma singular.Em seu quarto episódio, a minissérie narrou a história de Lúcio e Rafael, um casal homossexual interpretado pelos atores Raí Alves e Daniel Barcellos, respectivamente. Durante este episódio, a Manchete veiculou o primeiro beijo entre homens da história da televisão aberta brasileira.

9 de Outubro de 1990