Projeto Manhattan

2002

Manhattan Project

"Essa história é o grande épico trágico do século XX. Eu escolheria como tema deste épico: A espécie humana inventa métodos de se auto-destruir...."

Para fazê-lo, cientistas e engenheiros se reuniram em um esforço intitulado: Projeto Manhattan. Em apenas 2 anos, construíram um complexo industrial do tamanho de uma indústria auto-motiva, bem como a quinta maior cidade do estado do Tenesse, afim de manufaturar combustível para a bomba. Esta cidade consumia 1/10 da energia elétrica gerada nos EUA.

Foram gastos 2 bilhões de dólares, quase 30 no mercado atual, em apenas 28 meses, desde que cientistas puseram os pés no laboratório em Los Alamos - Novo México.

Em 1945, a Segunda Guerra Mundial chegou a seu fim graças a um invento que liberou o poder da matéria e gerou um debate ético: a bomba atômica. Sua elaboração contou com as mentes mais privilegiadas do mundo científico e o esforço do exército americano numa indústria comparável à automotriz. Conheça a história por trás da ciência, no projeto que mostrou ao mundo o lado destrutivo das idéias de Albert Einstein.

4 de Junho de 2002

Elenco de Projeto Manhattan