Mannix era uma série de detetive criado por Richard Levinson e William Link e desenvolvido pelo produtor executivo Bruce Geller (criador de Missão Impossível) e protagonizado por Mike Connors. Durante a primeira temporada da série, o personagem principal Joe Mannix trabalhava em Los Angeles, para uma agência denominada Intertect. Seu superior era Lew Wickersham, interpretado por Joseph Campanella, que dispunha de vários recursos tecnológicos, como computadores, que era uma novidade na época, em sua agência, para ajudar a revolver os crimes.Mannix pertencia ao arquétipo do detetive clássico norte-americano e assim normalmente ignorava as soluções tecnológicas, vivia desobedecendo às ordens de seu chefe, para fazer tudo a seu modo. Mannix era um sujeito sem muitas pretensões, mas tinha muitos pesadelos por ter lutado pelo exército americano durante a Guerra da Coréia, onde uma quantidade considerável de velhos amigos do exército acabou tendo impulsos homicidas. Outra coisa que chamava bastante atenção dos espectadores era a notável quantidade de castigo físico que o pobre detetive sofria. Durante o curso da série ele é atirado, ferido, espancado uma por uma dúzia de vezes, deixando-o muitas vezes inconsciente.A abertura do espetáculo se caracteriza por uma tela dinâmica dividida em vários quadros, onde apareciam as algumas cenas e a música tema, composta por Lalo Schifrin. A série foi apresentada originalmente nos Estados Unidos, pela rede CBS, entre 16 de setembro de 1967 a 13 de abril de 1975, num total de 194 episódios, de 60 minutos cada, em oito temporadas.. No Brasil foi exibida pela extinta TV Excelsior de São Paulo.

16 de Setembro de 1973