Você está em
  1. > Home
  2. > Artistas
  3. > Max Linder (I)

Max Linder (I)

Nomes Alternativos: Gabriel-Maximilien Leuvielle

30Número de Fãs

Nascimento: 16 de Dezembro de 1886 (38 years)

Falecimento: 1 de Novembro de 1925

Saint-Loubès, Gironde - França

Max Linder pode ser considerado o pai da primeira geração de comediantes do cinema norte-americano, especialmente de Chaplin, que o estudou profundamente. Sua linguagem, ainda incipiente, era a câmera parada acompanhando o que acontecia no quadro, o chamado “Teatro filmado”. Uso de poucos cenários, quando não um único. Sua comicidade não se baseava em oscilação de extremos e no buslesco, mas sim pelo movimento e uma fina observação psicológica na criação do personagem.

Depois de desenvolver e estudar diferentes personagens, Linder encontrou seu “alter-ego cinematográfico” no personagem Max, um homem urbano, de chapéu e terno elegantes que constantemente se dava mal por ser um típico bon vivant e correr atrás de belas garotas. Com a criação de um personagem fixo Max Linder se tornou uma figura cômica, ou melhor, a primeira figura reconhecivel ao público da história do cinema.

Cometeu suicídio no auge de sua carreira. Seu verdadeiro nome era Gabriel Leuvielle Maximilien e fez sua primeira aparição no cinema em 1905. Foi o maior sucesso comediante do seu país e na Europa no período anterior à Primeira Guerra Mundial e do aparecimento de Charles Chaplin, que mais tarde reconheceu como um discípulo.

Cônjuge: Heléne "Jean" Peters (de 1923 a 1925)
Filha: Maud Linder
Irmão: Maurice Leuvielle