Memória do Carnaval

1976

Memória do Carnaval

Através de de cinejornais da época e trechos de "A voz do carnaval" (1933), de Adhemar Gonzaga e Humberto Mauro, vemos o carnaval carioca dos anos 30: banhos de mar à fantasia, concursos de maiôs, blocos, Baile das Vozes do Rádio, etc.

"Anos 30, Rio de Janeiro, capital da República, todos queriam ver o carnaval do Rio: multidão desfilando na Cinelândia, Avenida Rio Branco, cantando sambas e marchinhas; bondes apinhados de gente fantasiada. Carros com capotas arriadas participavam das guerras de serpentinas, confete e lança-perfumes; banhos de mar à fantasia, meninotas acorriam às praias e desfilavam seus maiôs, escandalizando e provocando censura das moralistas... Ranchos eram grande atração na segunda-feria; blocos, muitos... No subúrbio também era muito animado com caprichosas alegorias. O desfile dos grandes clubes era uma competição disputada e nomes famosos participavam. Baile das Vozes do Rádio, outro grande acontecimento, onde o pessoal do rádio participava. O mestre-sala garboso, conduzindo a porta-estandarte dos ranchos, porta-bandeira, a torcida..."

1976

Elenco de Memória do Carnaval