Minha Maravilhosa Berlim Ocidental

2017

Mein wunderbares West-Berlin

Na Berlin ocidental dos anos 1960, era possível encontrar bares onde os homens eram deixados por sua própria conta e risco – um fato que faria da cidade um imã para jovens homens gays. Os protagonistas deste filme, todos membros ativos da comunidade ainda hoje, relembram estes primeiros anos na cidade. Suas memórias são as mesmas de uma comunidade que lutou de forma constante para sua existência, e de sua mudança até a queda do muro. Encarada com considerável repressão nos anos 1970, a identidade gay coletiva começa a emergir, e a “campanha homossexual da Berlim ocidental” pede a abolição do parágrafo 175 (que criminaliza atos homossexuais) e a derrubada do patriarcado. Prédios arruinados tornam-se locais para novas formas de se viver juntos como comunidades só de homens ou casas queer. Pegações, casos com alemães orientais, bares fetichistas (S&M), performances de drags nas passagens subterrâneas – uma espécie de felicidade anárquica ofusca o sofrimento passado. Uma década depois, a Aids atinge Berlim. Depois do filme Out in East Berlin, Jochen Hick explora os estilos de vida queer na parte ocidental da cidade e as raízes da fascinação que a metrópole ainda carrega como um refúgio – e não só para homens gays. Uma fascinante jornada no tempo apresentando material de arquivo nunca publicado.

Seleção oficial do Festival de Berlim 2017.

11 de Fevereiro de 2017

Elenco de Minha Maravilhosa Berlim Ocidental