Dirigido por
Data de lançamento
26 Jan. 2020Duração
Em 1991, oito homens e mulheres foram selados na Biosfera 2, um terrário hermético no deserto do Arizona, contendo uma réplica em miniatura do ambiente da Terra. Financiada por um magnata do petróleo do Texas que esperava adquirir tecnologias licenciáveis para a colonização espacial, a missão da Biosfera 2 era manter um ambiente isolado e sustentável por dois anos. Foi uma missão que se tornou uma simulação distópica da crise ecológica, após a qual um consultor corporativo assumiu o empreendimento, desaparecendo com os dados coletados no projeto.
Sem anúncios
Aproveite o melhor do Filmow sem interrupções
Que experimento interessante, mesmo que falho. Tanto que até debateram se era ciência de verdade ou apenas entretenimento midiático. Só conhecia o caso por um artigo da BBC, mas não fazia ideia (ou não lembrava) da parada de "seita" e afins kk Bom doc. Se quisessem rendia fácil um doc só sobre a Biosfera 2 em si, mas o doc preferiu ir além e contextualizar o lado humano dos responsáveis pra entender todo o processo. No começo até estranhei estar vendo algo sobre companhia de teatro. Dava um filme, hein.
Me lembrava vagamente desse experimento, mas nunca cheguei a fazer uma pesquisa mais aprofundada sobre ele. Foi interessante assistir o documentário, além da nostalgia da época.
A história de “Missão Planeta Terra” soa como a premissa de um filme de ficção científica, mas de uma maneira mais estranha que a ficção.
De que outra forma você explicaria como uma trupe de teatro de São Francisco iria, décadas depois do fato, tentar um experimento ecológico em larga escala para provar que os humanos poderiam criar habitats sustentáveis para a vida no espaço sideral?
"Missão Planeta Terra' é sobre cooperação positiva, fusão de arte e ciência, sobre “aprender fazendo” e reconhecer que “pequenos grupos de pessoas são os motores da mudança”.
É tornar o impossível possível, “a jornada de mil milhas começa com um único passo”, descobrir habilidades que você não sabia que tinha, sobre tropeçar, levantar e voltar atrás.
O documentário, rico em imagens de arquivo e relatos em primeira mão de pessoas que fizeram parte deste julgamento interestelar terrestre, o registro audiovisual compartilha muitos contos que seriam quase inacreditáveis se não fosse pelas imagens antigas.
As façanhas descritas no documentário são impressionantes, sem dúvida, e é fácil ver onde os anos de aventuras, empresários e empreendedores da tripulação seriam úteis mais tarde na vida, mas o documentário leva algum tempo antes de retornar ao momento da verdade, em 1991. Talvez o tesouro de opções de arquivo fosse bom demais para deixar passar, ou que a narrativa que levou ao projeto Biosfera 2 fosse tão bizarra que precisava ser contada em sua totalidade. Alguns desses tópicos parecem relacionados apenas tangencialmente, quando a história do projeto em si era estranha o suficiente por seu próprio mérito.
Nesta história de hippies contra senhores corporativos e ativistas bem-intencionados contra cientistas, há uma clara conexão com as preocupações e medos sobre a mudança climática. O que preocupava os benfeitores e cientistas nos anos 80 agora é uma crise total, entre temporadas intermináveis de incêndios florestais, furacões mais fortes e aumento das temperaturas. “Missão Planeta Terra” não é uma mera curiosidade do século 20; é uma prova do grupo de estranhos que tentou chamar a atenção do mundo sobre a mudança climática por meio de teatro e fazer algo substancial a respeito.
Um documentário redondinho: ponderado, com farta documentação, entrevistas fluidas e sobre um tema pouco conhecido. Minha única crítica é o tamanho e o andamento, já que, das duas longas horas de filme, só metade foram dedicadas ao tema propriamente dito..
a diversa classe média branca descobrindo os perigos de aceitar presentes de amigos ricos, assim como qualquer nativo americano