Últimas opiniões enviadas
Resident Evil retorna aos cinemas sob a direção de Zach Cregger, que decide recomeçar a franquia a partir de uma base radicalmente diferente. Em vez de repetir o caminho das adaptações anteriores, o filme aposta em uma experiência de sobrevivência tensa e sórdida, centrada em um personagem comum brutalmente jogado no coração de um mundo em colapso. O problema real é que esse filme poderia se chamar qualquer outra coisa. As referências aos jogos são, no fim das contas, escassas, limitadas basicamente a alguns elementos de cenário ou a algumas criaturas. É difícil encontrar ali a identidade e a alma da franquia. Um bom filme de terror, talvez, mas por que Resident Evil?
Zach Cregger ainda não é um diretor que eu aprecio, e saber que o próximo Resident Evil tinha sido entregue a ele já me deixou em guarda: cheguei a pensar em nem assistir ao filme. Acabei indo mesmo assim, e o que eu temia aconteceu, em parte. O filme não é tão nocivo quanto Barbarian (2022), nem tão efêmero quanto A Hora do Mal (2025); esquecendo o título e o desfecho, ele até funciona razoavelmente bem. Para mim, o problema principal é que o universo de Resident Evil simplesmente não está ali. Uma ameaça bioterrorista genérica poderia ser o pano de fundo de qualquer filme; Resident Evil é mais específico que isso, é o vírus T, C ou G, são zumbis, Crimson Heads, Hunters, Lickers. Aqui, temos apenas criaturas humanoides. Fora isso, a premissa também é boba, mandarem um entregador para levar algo tão crucial. Ao menos o filme não se estende demais, o que é ótimo.
O filme tem o mérito de contar com bons efeitos especiais, além de uma atmosfera de terror às vezes bem construída, com cenas de luz bonita reforçadas por uma colorimetria escura. O problema é que essa atmosfera é constantemente desarmada por piadas ou pelo comportamento cômico do protagonista, a quem eu nunca consegui me apegar. O final é sinceramente grotesco, e a cena dos técnicos de laboratório me deu a impressão de que o diretor queria nos fazer rir, algo que, na minha opinião, não tem espaço nenhum no universo de Resident Evil. Não me lembro de rir jogando algum título da série, então por que tentar incorporar humor no filme? Esse é, para mim, o grande ponto negativo. Logo vou esquecer esse filme.
Eli Roth, mais conhecido por sua atuação em Bastardos Inglórios, claramente cresceu como fã de cinema, e suas influências permeiam toda a sua carreira. Seu estilo transborda uma energia cruel e típica de futuros clássicos cult, e isso fica mais evidente do que nunca em seu filme mais recente, uma abordagem fascinante do subgênero de "crianças assassinas", repleta de maldade e níveis criativos de violência. Infelizmente, a obra sofre com um roteiro carente de desenvolvimento de personagens e de confiança no próprio material.
A trama, agradavelmente simples, acaba perdendo um pouco o ritmo na metade do filme com uma exposição cômica excessiva, feita sob medida para conduzir a história em direção ao desfecho. Mas, mesmo nesse momento, os realizadores parecem estar totalmente cientes da brincadeira, e o roteiro se deleita com o ridículo, reservando uma grande parte da duração do filme para uma explosão caótica e exagerada de violência gráfica, ambientada na escola de ensino fundamental da cidade. A premissa já traz o absurdo em sua essência, e Roth resgata suas próprias referências, na forma como o humor distorcido se mistura a uma violência caricata, abraçando conscientemente os elementos que o público certamente vai adorar, em vez de tentar construir uma narrativa profunda.
Transformar crianças em lunáticos zumbificados, cobertos de granulado e calda, dá a O Sorveteiro uma vantagem sobre outros filmes de terror lançados em 2026. Sempre há espaço para um entretenimento que pede apenas para você desligar o cérebro (ou arrancá-lo com uma colher de sorvete) por uma hora e meia e curtir a experiência. A brutalidade excessiva certamente não é para todos, mas o filme pende mais para a comédia de terror do que para o terror puro, mesmo em meio a corpos destroçados e cabeças decepadas. Muitos personagens não passam de caricaturas, e seu protagonista não demonstra a esperteza necessária para se firmar como um arquétipo convincente de "final boy". O estilo de direção de Roth sempre encontra formas de elevar o material: seus planos demoram-se em uma casquinha de sorvete com um sorriso bizarro no topo do caminhão, e até mesmo no próprio Sorveteiro, à medida que ele se transforma em uma espécie de versão distorcida do Flautista de Hamelin. Uma decapitação na reta final resulta também em uma reviravolta surpreendentemente perfeita e bastante inspirada.
Ainda assim, sinto que O Sorveteiro tem potencial para ser o próximo grande filme cult de sessões da madrugada. Afinal, a maior parte da atenção recai sobre os efeitos de gore, que são excelentes. Tive a sensação de ter descoberto o filme em algum canal de madrugada quando eu era criança, aquele tipo de filme que não é necessariamente bom, mas que também não me fazia querer mudar de canal. O humor é grosseiro, mas às vezes bastante engraçado, e o vilão que dá título ao filme é assustador, silencioso e constantemente perturbador.
No fim das contas, gostar ou não de O Sorveteiro é uma questão de gosto pessoal. O filme de Roth não se preocupa com o chamado "terror elevado", com slashers metalinguísticos de mistério ou com suspenses cerebrais subversivos. Em vez disso, constrói uma história insana em torno de efeitos práticos, talvez criando um ícone do terror para a próxima geração. Roth criou um filme de madrugada razoável, mas que tinha potencial para ser um clássico absoluto.
Últimos recados
O novo app do Filmow é oficial!
Olá, cinéfilo!
Depois de 2 meses em beta, o novo app do Filmow agora é oficial e 100% funcional.
Baixe aqui:
Android: https://filmow.s.gy/vIEnVo
iPhone: https://filmow.s.gy/esyxMU
Queremos ouvir você: gostou? O que falta? Como melhoramos?
Chama no WhatsApp +55 11 97103-8686 ou avalia direto na loja.
Bons filmes!
Equipe Filmow
Dica de serie de TV que é Fantástico: HOMELAND (2011-2020). Assista que você vai viciar.
Tudo certo Diego?
Escrevendo pra saber se você teria interesse de participar de um grupo de whatsapp sobre cinema.
Se sim, me dá um toque e a gente conversa.
O eu de 29 anos que viu "Vingadores: Ultimato" na estreia ainda tem estrelas nos olhos. Foi o evento do ano, uma sessão inesquecível, com aplausos e gritos de choque. Os anos passaram e eu continuo arrepiando em certas cenas. Não é uma obra-prima, mas segue sendo uma das melhores sessões da minha vida.
Agora, mais de sete anos depois, voltei à sala para rever o filme com as cenas extras, no embalo de "Doomsday", que chega em dezembro. Rever hoje é uma experiência diferente. O melodrama que antes me pegava de jeito às vezes me arranca um sorriso, e boa parte do humor que envelheceu bem. O espetáculo está lá, e eu me divirto como da primeira vez.
O que mais me impressiona é o tamanho da dívida que o filme tinha. Dos 14.000.605 futuros vistos pelo Doutor Estranho, só um podia cumprir a promessa feita a milhões de espectadores depois do estalo mais genocida da história do cinema. "Ultimato" precisava fechar a saga de 21 filmes, responder à altura do sucesso de "Guerra Infinita" e entregar na tela grande o que nem os fãs de quadrinhos ousavam sonhar. Na época eu estava apreensivo, ainda mais depois de "Capitã Marvel", lançado no início de 2019, e que me pareceu sintoma de uma fórmula repetida. Mesmo assim, o filme surpreende.
O roteiro tem furos, e o miolo pede que a gente não pense demais nos eventos nem na sua qualidade irregular. Mas isso pesa pouco diante do que o filme representa para quem acompanhou essa jornada por mais de uma década. Para mim, "Ultimato" é uma homenagem a todo o MCU, aos filmes fundadores e aos grandes personagens, e uma declaração de amor aos fãs. Ele usa padrões que conhecemos bem, mas surpreende ao reinterpretar a mitologia e a ameaça de Thanos com um tom bem diferente do filme anterior.
A emoção, algo raro no MCU, está em toda parte. O filme encara as consequências humanas das perdas de "Guerra Infinita" e dá a cada herói seu momento de brilhar. O humor raramente funcionou tão bem, e consegue arrancar risadas sem esvaziar a gravidade da história. O ato final continua me fazendo vibrar como se fosse a primeira vez, e a sala cheia aplaudindo ajuda muito. Os Russo também fazem mais do que o serviço mínimo na direção, apesar dos velhos problemas de montagem. Basta comparar o impacto da Capitã Marvel aqui com o do filme solo dela.
É um ponto final quase perfeito para uma era, um último adeus com muito espetáculo, emoção e vingança. Agora fica a torcida para que "Doomsday" tente igualar essa qualidade em vez de se acomodar na fórmula. Com ingresso garantido para a pré-estreia de 16 de dezembro, já estou com um pé na fila.