Você está em
  1. > Home
  2. > Artistas
  3. > Rutger Hauer

Rutger Hauer

Nomes Alternativos: Rutger Oelsen Hauer

308Número de Fãs

Nascimento: 23 de Janeiro de 1944 (73 years)

Breukelen, Utrecht - Países Baixos (Holanda)

Hauer entrou para uma trupe experimental de atores em sua adolescência, permanecendo com eles por cinco anos até entrar em 1969 para a série de TV Floris. Sua carreira mudou de rumo quando o diretor Paul Verhoeven deu-lhe o papel principal no filme neerlandês Turkish Delight (1973), um grande sucesso de público. Dois anos depois, Hauer foi convidado a estrear nas telas norte-americanas com The Wilby Conspiracy em um papel que, apesar de secundário, tornou-o conhecido em Hollywood. Mas retornaria à Europa, trabalhando ali por anos seguidos até voltar ao cinema americano com Nighthawks, em 1981.

Rutger tornou-se um astro de filmes de aventura e ação de Hollywood nos anos 80 após a sua atuação no papel "Roy Batty", o violento líder dos replicantes do filme clássico de ficção científica Blade Runner. A este filme seguiriam-se Ladyhawke, The Hitcher, Flesh & Blood e Wanted: Dead or Alive. Mas começou a perder rapidamente o aspecto vigoroso e saudável, o que mais chamava a atenção em seus papéis de sucesso, e isto levou a que sua carreira estagnasse nos anos 90, fazendo-o voltar aos papéis secundários.

Nos últimos anos ele parece ter melhorado seu aspecto e retornou à velha trilha de êxitos com participações em longa-metragens de sucesso como Confessions of a Dangerous Mind (2003), Sin City e Batman Begins (2005).

Cônjuge: Ineke ten Kate (desde 1985), Heidi Merz
Filha: Ayesha Hauer
Pais: Arend Hauer, Teunke Hauer