3. > Notas Para Uma Oréstia Africana

Título Appunti Per Un´Orestiade Africana (Original)
Ano produção 1970
1970 ( Brasil )

“Eu deveria rodar esse filme em vários países do Terceiro Mundo. Seria uma espécie de documentário, de ensaio... Mas dessa forma, a quem interessaria senão às poucas elites politizadas atentas aos problemas do Terceiro Mundo?”, disse Pasolini sobre esta produção. O filme nunca foi realizado, mas o cineasta o adaptou a um documentário para a TV. “É um dos mais belos filmes de Pasolini. Nada convencional, nada pitoresco, o documentário nos mostra uma África autêntica, de forma alguma exótica e, por isso, mais misteriosa que o próprio mistério da existência”, afirmou o poeta italiano Alberto Moravia.

[Sinopse retirada do site da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo]

Ps: O produtor deste filme, e de outros, de Pasolini, é Gian Vittorio Baldi, outro ótimo diretor italiano! Rara oportunidade de assistir este filme, talvez eu e uns poucos assistimos...