A atriz Thainá Duarte dará vida a lendária personagem Geni na adaptação cinematográfica de “Geni e o Zepelim”, clássica canção de Chico Buarque, composta em 1978. O longa homônimo conta a história de uma prostituta que se sacrifica para salvar sua comunidade, mesmo sendo desprezada e marginalizada pela elite local. Com direção e roteiro de Anna Muylaert, o filme também trará no elenco principal Seu Jorge como o Comandante do Zepelim.
Criada há quase 50 anos, a canção sobre uma prostituta que sofre recorrente humilhação pública já ganhou diversas versões no campo das artes, mas inspira pela primeira vez um longa de ficção. Seu nome, Geni, virou adjetivo para se referir a pessoas perseguidas pela sociedade, marginalizadas sem motivo aparente.
“Durante a pandemia, meus filhos escutavam muita MPB. Ouvindo Geni com eles, percebi a música de um outro jeito e vi que ali tinha um filme, e teria que ser um filme da minha amiga Anna Muylaert. É impressionante como a Geni é uma personagem muito forte no imaginário popular, mesmo depois de décadas. E segue nos provocando a reflexão sobre a violência e marginalização da mulher”, conta Iafa Britz.
As filmagens serão realizadas na Cidade de Cruzeiro do Sul, no Acre. “Quando a Iafa me chamou para dirigir esta fábula de Chico, me veio claramente a ideia de rodar na Amazônia”, conta a diretora Anna Muylaert. “Vejo um paralelo entre a desvalorização do corpo feminino e da floresta, ambos são desrespeitados e explorados, sem pudor”.
Imagem: Migdal Filmes/Divulgação