O aguardado reboot de "Blade" pela Marvel Studios tem enfrentado uma série de desafios que culminaram na interrupção de seu desenvolvimento. Recentemente, o jornalista Rodrigo Perez, do site The Playlist, divulgou que o projeto foi essencialmente cancelado devido a problemas nos bastidores e indecisões criativas.
Anunciado em 2019, o filme sofreu diversos atrasos e mudanças significativas na equipe de produção, incluindo a saída de diretores e roteiristas. Mahershala Ali, escalado para o papel principal, permaneceu comprometido com o projeto, apesar das dificuldades em aprovar roteiros, mais de uma vez rumores apontaram que o roteiro tinha sido recusado por Mahershala Ali, que alegava ser impossível trabalhar com o material apresentado. Perez mencionou que, embora o filme solo esteja atualmente engavetado, a Marvel pretende introduzir o personagem em outras produções do Universo Cinematográfico Marvel (UCM), como o tão especulado "Midnight Sons" ou como participação especial em "Vingadores: Guerras Secretas".
O desenvolvimento conturbado incluiu a saída de diretores como Bassam Tariq e Yann Demange, além de múltiplas revisões de roteiro por diferentes escritores, junto com isso especulações de que o filme serviria apenas para introduzir a filha do personagem, Brielle Brooks, que surgiu nos quadrinhos em 2023 na série Bloodline: Daughter of Blade. Com tudo isso acontecendo e os constantes atrasos e mudanças no cronograma era natural que a Marvel fosse acabar cancelando o projeto e com a remoção de "Blade" de seu calendário de lançamentos, substituindo-o por "Predador: Badlands" parece corroborado com as informações de Rodrigo Perez. Mas será que esse é o fim do personagem nos cinemas?
Os Filhos da Meia Noite
Os Filhos da Meia-Noite (Midnight Sons) são um grupo de super-heróis da Marvel Comics formado por personagens com forte ligação ao sobrenatural. Criado nos anos 1990, o time geralmente inclui nomes como Blade, Motoqueiro Fantasma, Doutor Estranho, Morbius e outros heróis místicos ou anti-heróis que lidam com ameaças ocultas, demoníacas e vampíricas que os Vingadores tradicionais não costumam enfrentar.
Ao longo dos anos, a formação dos Filhos da Meia-Noite variou bastante, adaptando-se a diferentes ameaças e eventos no universo Marvel. Mais recentemente, a equipe voltou aos holofotes graças a quadrinhos modernos e uma adaptação em videogame chamado Marvel's Midnight Suns com isso os rumores de futuras adaptações para o cinema e TV ganharam força. Muitos insiders já especularam que personagens já introduzidos, como o próprio Blade (que teve apenas a voz de fundo em uma cena pós crédito de Eternos), o Cavaleiro da Lua (que teve série própria), além do Cavaleiro Negro (também levemente insinuado em Eternos), poderão formar a base de uma futura versão live-action dos Filhos da Meia-Noite, trazendo o lado mais sombrio e sobrenatural da Marvel para o centro das atenções.
O momento parecia propicio para o retorno do personagem, afinal ano passado o mega evento do ano nos quadrinhos foi focado no Blade com a saga Caçada Sangrenta e esse ano a primeira temporada do jogo Marvel’s Rivals teve como temática a luta contra o Dracula e colocou o Blade sob os holofotes, porém parece que a Marvel não conseguiu aproveitar o momento e trazer o personagem de volta as telonas, mesmo com todo o sucesso que o breve retorno do personagem interpretado por Wesley Snipes fez em Deadpool e Wolverine.