3. > O Coração no Mar

Título Cuori sul mare (Original)
Ano produção 1950
1950 ( Mundial )

Paolo Silvestri, neto de um almirante aposentado e Massimo Falchetti, filho de um rico magnata, estão estudando na Academia de Livorno. Os dois amigos amam o mar, mas enquanto Paolo tem a Marinha em seu sangue, Massimo odeia disciplina militar. Por acaso, Massimo encontra Doris, uma atriz de cinema. Paolo também passa a conhecer a Doris, e embora ele é noivo de Fioretta, uma menina boa e honesta, ele também se apaixona pela estrela de cinema. No entanto, ela aconselha-o a retornar para Livorno onde ele embarca para cruzeiro anual da família. Massimo deixa seu curso universitário e decide abandonar a carreira militar. Banido por seu pai, ele obtém um emprego como atendente em um navio cargueiro espanhol. Durante o cruzeiro na Vespucci a tripulação parar no porto de Argel, onde a embarcação do Massimo também está ancorada. Paolo vai para procurar seu amigo, mas pobre Massimo, tendo descoberto que a tripulação espanhola é de contrabandistas. A patrulha vem para o resgate e depois de uma luta violenta, Massimo é libertado e os contrabandistas presos. Massimo tenta reentrar na Leghorn Academy, e Paolo retorna ao seu avô e tenta uma reconciliação com Fioretta. A maior dupla do cinema europeu e uma das maiores de todo cinema Sophia Loren e Marcello Mastroianni em começo de carreira, no primeiro filme juntos, num total fizeram treze filmes juntos, a maioria um sucesso.