Dirigido por
Duração
Garoto é criado num porão, longe de qualquer contato com outro ser humano, até completar 18 anos. Sem saber falar, andar ou sua própria identidade, ele é levado para a cidade, onde é objeto de curiosidade e desprezo da população local.
Sem anúncios
Aproveite o melhor do Filmow sem interrupções
Sou apaixonado por Bad Boy Bubby (1993), que foi claramente inspirado nesse aqui. O primeiro é muito mais melodramático e explora melhor a vida em cativeiro. Esse é mais sensível e busca em um maior grau entender a assimilação de Kaspar na sociedade e vice-versa. Algo que o diretor já havia ensaiado no documentário Terra do Silêncio e da Escuridão (1971). A cena dele chorando com o bebê é muito emocionante.
"O eu só existe com o outro"
Como seria um adulto que mal desenvolveu sua capacidade de se comunicar e que viveu enclausurado durante o desenvolvimento do seu corpo?
Bem, temos uma possível resposta com esse filme sensível e tocante. Kasper, ao longo do filme, tenta assimilar uma enxurrada de normas de uma sociedade que não abre espaço para questionamentos, ao mesmo tempo que descobre as maravilhas do mundo e tenta encontrar seu lugar nele (achei maravilhosa a cena do barril). Sério, esse filme é muito bom, os atores são excelentes, os diálogos são bem escritos e o filme passa uma paz, sabe? Recomendo muito!
Nossa, n~ao sabia que tinham feito filme do caso Kaspar Houser.
O filme é interessante. Já a história real leva a crer que era um mentiroso.
Fiz uma associação com o personagem "selvagem" do romance "Admirável mundo novo" - de Aldous Huxley.
Para além do que se tinha como conhecimento no passado, não pretendo cometer nenhum anacronismo, porém a situação do Kasper poderia ter sido algo relacionado à: Traumas psicológicos, Atrasos no desenvolvimento ou Possíveis transtornos associados à adaptação social. -- mais especificamente TEPT, TDI, TEA.
Ademais alguns 3 trechos me marcaram:
1. Quando chegam a festa chique e rola o seguinte diálogo:
- Conte-nos, como era sua vida no cativeiro?
- Melhor que fora!
2. Quando Kaspar conta um sonho:
Eu vi o mar, e vi uma montanha (...) e havia muita gente subindo a montanha.
Era como uma procissão. Havia muita névoa.
Não podia ver com claridade, mas no topo estava a Morte.
3. E quando conta a história cuja ele só sabe o início:
Há uma coisa, uma história sobre uma caravana e o deserto. Mas só conheço o início.
Vejo uma caravana a atravessar o deserto sobre a areia. E esta caravana é conduzida por um ancião da tribo Bereber.
E este ancião é cego.
De repente a caravana para porque alguns acreditam que se perderam, e porque vêem montanhas diante deles. Olham suas bússolas, mas não lhes servem.
Então o cego pega um punhado de areia e prova, como se fosse comida.
Meus filhos, diz o cego, estão equivocados: "Isso que vêem não são montanhas...é só a sua imaginação. Devemos continuar para o norte."
E seguem o conselho do ancião .... e finalmente chegam à cidade do Norte.
É assim que começa a história. Mas como continua depois que chegam à cidade, não sei.
Obrigado a todos por me ouvirem.
Agora estou cansado.