Dirigido por
Duração
Em Nova York, verão de 1977, quando o futebol ainda não é tão popular e concorre com esportes como o basquete e o futebol americano, o empresário Steve Ross decide transformar o Cosmos em um grande time da cidade. Mestre do marketing, Ross começa contratando Pelé, o Atleta do Século, além de craques como Beckenbauer, Carlos Alberto Torres e Chinaglia. O futebol vira uma febre, atraindo mais de 70 mil pessoas aos estádios norte-americanos.
Sem anúncios
Aproveite o melhor do Filmow sem interrupções
Documentário bem interessante, não fala só sobre o Cosmos, dá um panorama do início do futebol nos EUA. Não sabia que alguém tão forte ligado à Warner foi o pioneiro disso por lá.
Ao meu ver, os caras nunca aceitaram bem o fato de que eles não conseguem ser uma potência no maior esporte do mundo, mas também eles sempre se preocuparam mais com fatores midiáticos do que com esportivos.
Veja que já tem quase 50 anos desde que Pelé foi pra lá, e por mais que a MLS atual seja muito mais consolidada e rentável do que era o futebol na época do Cosmos, o conceito lá continua de ''vamos pegar jogadores badalados mundialmente e que estão com um pé na aposentadoria''. Foi assim na época do Pelé, Beckenbeuer, décadas depois aconteceu a bombástica contratação do Beckhman, depois a do Messi etc. De tempos em tempos eles fazem isso.
A copa de 1994 foi lendária, mas não mudou muito o patamar deles, e a copa de 2026 também não fará isso. Entretanto, a seleção dos EUA teve uma melhora, muitos jogadores atuando na Europa e tal, então quem sabe em breve pode surgir um fenômeno world class por lá. (e não, Pulisic não é essa pessoa kkkkkk)
Só faltou o depoimento do Pelé, não entendi por que ele recusou, e o Chinaglia parecia ser insuportável, com uma marra desproporcional ao futebol por ele apresentado.
Fui ver esse documentário sem muito interesse mas achei o resultado bem acima da média. Conta a história do Cosmos desde a fundação dos anos 60, formado por semiprofissionais (um deles até posou pelado para tentar promover o time) até a entrada em cena do magnata da Warner Steve Ross, que não mediu esforços para contratar estrelas de diversos países para o clube, começando, claro, por Pelé. Mesmo quem não gosta do esporte pode se divertir com o clima de intrigas que acompanhou a história do time.
Gostei dos arquivos de imagens da época, só. De resto felizmente futebol não é algo que me atrai. Prefiro assistir mil vezes "Driblando o Destino" com a Keira Knightley correndo no campo ou "Kung Fu Futebol Club" do chinês supercool Stephen Chow que sofrer com mais um documentário do tipo, mesmo sabendo que daqui a pouco algum infeliz me obrigará a fazer resenha sobre qualquer novo "projeto" envolvendo a vida desinteressante e desmotivadora de algum jogador estúpido.
Serve meio que pra ver a origem do futebol em um país que nunca sequer o conheceu. É bacana ver os esforços e idealizações, mas mesmo assim não passa de interessantinho.
E Pelé sempre sendo Pelé. O melhor jogador de todos os tempos, mas um otário de primeiríssima linha como pessoa que sempre acha que é muito superior a qualquer ser humano para dar as caras ou se posicionar. E verdade seja dita, o cara pegou uma boiada na reta final da carreira. Podem até tentar enaltecer esse proto-futebol, mas era puro amadorismo com jogadores profissionais em ação. Aquelas cenas de shoot-outs me fizeram rachar o bico.
Por fim, o lado bom foi que de fato essa tentativa fez germinar um futebol profissional nos EUA.
só faltou o Pelé falando