3. > O Quarto

O Quarto

1968

Título O Quarto (Original)
Ano produção 1968
1968 ( Brasil )

Um homem comum, ex-funcionário público, solitário e solteirão, vive sem o controle das circunstâncias e sem consciência das pressões que o empurram para o desconhecido. Só sai do seu quarto de celibatário para encontros furtivos com prostitutas, frequência a cabarés íntimos ou uma eventual visita a sua irmã casada, que mora no subúrbio, e cuja vida burguesa o incomoda. Casualmente tem uma aventura com uma bela mulher do "café society" - aventura que toma equivocadamente como amor. Seu comportamento primário diante dela e de seus amigos apressam o final da aventura. E, deixando o emprego - atitude voluntária e impensada que tomou, ao se julgar seguro na vida - retorna o anti-herói erótico para a solidão terrível do seu quarto desconfortável.