O Roteirista

2012

O Roteirista

Dirigido por:
Média geral 4.3
baseado em 56 votos
Sua avaliação:
salvando
51 minutos

“Muitas pessoas se sentam para assistir um filme e não sabem quantas pessoas estão envolvidas naquilo que assistem... não sabem o trabalho que deu...” é dessa forma que Lucas Paraízo coloca uma das questões abordadas em seu documentário “O Roteirista”. Em seu filme, um dos entrevistados, também roteirista, se relaciona com a função de uma forma bastante interessante e bem pertinente: “O roteirista é o primeiro espectador daquele filme”, e não é que faz sentido!? Quando sentamos para escrever, reproduzimos dúzias de sentimentos, tudo o que se comporta dentro do peito ou na memória é colocado no papel, o ciclo começa aí, até que ele atinja o peito e a memória daquele que observa ou que assiste numa tela, numa televisão ou celular.
Muitas vezes é debruçado sobre um papel, computador ou até mesmo um rascunho velho e desbotado, que aquele que escreve chora, lembrando e gargalha, inventando. Ter uma estória para contar, todos temos, a questão é como transpor e emocionar o outro em apenas uma leitura. Todo ser humano divaga, mas o roteirista pernoita misturado ao seu caos. Dentro dele o próprio caos se transforma em criatividade. Alguns diriam ócio criativo, mas não, não é ócio, é um eterno exercício de visitação de si mesmo, de observação da alma, das atitudes, da garantia de salvar o mundo do que ele insiste em esconder.
As palavras caem em cachos, os antônimos se encontram, os fins viram os meios e se você não se equilibrar e escolher a próxima passada, digo, palavra, poderá aterrar. E mesmo que nada faça sentido para um que leia, o roteiro encontrará sua compreensão em outro. Somos muitos, vivemos momentos diferentes e o contador de estórias é paciente, e como o tempo, esculpe da melhor forma os rastros de seus personagens, as falas em seus melhores estados e os silêncios quase que cronometrados.
Ouso apelidar “ser um pouco Deus”, pois se uma vírgula ou um ponto mudam o sentido da frase, o homem que as escreve, pontua como quer desenhar a situação colocada aos olhos do público. Mesmo que ele escreva como uma espécie de catarse, como que para expurgar uma dor ou um buraco que ficou na alma. Ser supremo nesses breves minutos pode ser arriscado, mas há a certeza de querer tocar o outro ou apenas se reinventar para o outro, mas há sempre o outro. Mas a verdade é que não queremos ser deuses e sim acreditar num que prove que nada é por acaso.

Estreia Brasil:
2012
Outras datas

Elenco de O Roteirista

Nenhum.
Denunciar algo errado
Em DVD
Trailers
Fotos
  • Nenhuma foto cadastrada.

Comentar: