Dirigido por
Duração
Depois de terminar uma educação rigorosa e traumatizante em um seminário jesuíta, Roberto é contratado novo professor de Flora e Mikel, que foi expulso da escola. Em suas tentativas de descobrir o porquê Mikel foi expulso, Roberto logo desenterra segredos perturbadores sobre Cristina, sua predecessora falecida e Pedro, um ex-funcionário. Os dois parecem que se escondem dentro dos corredores escuros da mansão. Pode ser que esses dois seres sinistros estejam tentando voltar à vida pelas almas das crianças?
Sem anúncios
Aproveite o melhor do Filmow sem interrupções
Bem-sucedida adaptação da obra de Henry James pelo competente e ousado espanhol Eloy de la Iglesia, mantendo a tensão psicológica ao abordar temas delicados e sensíveis com coragem e intensidade.
Estou impressionado com o que vi aqui, impressionado! Juro que imaginava me deparar com um filme menor, visto que a reconstituição de época perigava atenuar o erotismo absurdamente intenso do cineasta, mas... Ele subverte genialmente o original literário de Henry James, melhorando-o consideravelmente, em minha opinião. Não gosto muito do romance, de modo que as modificações adaptativas do diretor são geniais: transformar o narrador num ex-seminarista com tendências masoquistas de auto-repressão foi um toque de gênio, bem como inserir traços de homoerotismo, masturbação, pedofilia e incesto como correlatos da possessão fantasmagórica que cerca a dupla de irmãos. A condução do suspense (terreno em que o diretor se habituara em seus filmes iniciais) é magistral e, apesar de o garoto que vivifica Mikel não ser tão bom, seu papel é tão audacioso que temos que aplaudir de pé a sua coragem, a sua audácia, a pujança do filme em levar a cabo uma trama tão... interdita! Amei o filme, fiquei escandalizado com a adaptação primorosa: Eloy de la Iglesia é, de fato, um gênio que sabe se reinventar, uau! (WPC>)
Primeiro filme de suspense/terror de Eloy de la Iglesia que assisto e preciso dizer que se não fosse pela constatação de seu nome nos créditos não o reconheceria, não senti a mão dele nesse filme, com uma abordagem muito sutil de suas temáticas e críticas, talvez exatamente por essa sutileza em demasia o prejudique. Uma produção mais caprichada e luxuosa porém sem a veia pulsante(sem trocadilhos)de revolta e de inconformismo desse grande autor.