Ozualdo Candeias e o Cinema

2013

Ozualdo Candeias e o Cinema

Dirigido por:
Média geral 3.8
baseado em 19 votos
Sua avaliação:
salvando
100 minutos

A partir de depoimentos em áudio do cineasta e de vasto material audiovisual, o longa-metragem "Ozualdo Candeias e o Cinema" remonta a trajetória do caminhoneiro que se tornou um dos mais importantes cineastas do Brasil. Quem narra a história é o próprio Candeias, que, aos poucos, vai revelando seu estilo e genialidade, tendo como pano de fundo as diversas fases do cinema nacional e a Boca do Lixo, principal polo de produção cinematográfica durante os anos 1970 e 1980.
O filme foi estruturado inicialmente em uma timeline de som, a partir de cerca de 60 horas de depoimentos do cineasta, além de vasto material audiovisual e fotográfico, caracterizando-se como um filme de montagem, que percorre quase 50 anos de carreira do diretor e da história do cinema nacional.
O filme é resultado de mais de dez anos de pesquisa coordenada pela Heco Produções, que realizou em 2002, a Retrospectiva Ozualdo Candeias em São Paulo e em 2008 no Rio de Janeiro, publicou um livro com a biografia, textos críticos e informações sobre o diretor, e que atualmente é responsável pela conservação do Acervo Ozualdo Candeias. O projeto coordenado por Eugenio Puppo, diretor e montador do filme, apresenta diversos materiais inéditos como seus primeiros filmes amadores dos anos 1950, entre outros.
Falecido em 2007, aos 89 anos, Candeias deixou uma obra de 35 filmes e 12 telefilmes, além de importante acervo fotográfico. O documentário pretende ampliar o acesso a esta obra ímpar, transitando por diferentes linguagens, suportes e momentos históricos: o cinejornal, o cinema marginal, a pornochanchada e o cinema de sexo explícito.

Estreia Brasil:
2013
Outras datas

Elenco de Ozualdo Candeias e o Cinema

Denunciar algo errado
Em DVD
Trailers
  • Nenhum trailer cadastrado.
Fotos
  • Nenhuma foto cadastrada.

Comentar: