3. > Padre Cícero

Título Padre Cícero (Original)
Ano produção 1984
9 de Abril de 1984 ( Brasil )
Duração

Padre Cícero foi uma minissérie brasileira exibida pela Rede Globo entre 9 de abril e 4 de maio de 1984, escrita por Aguinaldo Silva e Doc Comparato, e dirigida por Paulo Afonso Grisolli e José Carlos Pieri.

A trama traçava uma biografia do lendário Padre Cícero, vivido por Stênio Garcia. Iniciando-se a partir do suposto milagre ocorrido quando a hóstia ministrada pelo Padre Cícero à beata Maria de Araújo se transformou em sangue, a minissérie aborda a devoção criada em torno do sacerdote, bem como sua carreira política.

Exibida entre 9 de abril e 4 de maio de 1984 em 20 capítulos. Seria a segunda parte de uma trilogia nordestina iniciada com Lampião e Maria Bonita, dois anos antes, em 1982. No entanto, o fracasso da minissérie abortou sua continuação, que abordaria a história de Delmiro Gouveia.

A minissérie não fez grande sucesso, provando o perigo de se mexer com mitos. A emissora chegou a sofrer até ameaças de boicote de religiosos nordestinos, por supostas deturpações na história.

Incrivelmente, em Portugal houve mais sucesso, quando a série foi reapresentada no final dos anos 90, no canal a cabo GNT.