3. > Por onde anda Makunaíma?

Título Por onde anda Makunaíma? (Original)
Ano produção 2020
18 de Dezembro de 2020 ( Mundial )
Duração

Por onde anda Makunaíma? (de Rodrigo Séllos) entrelaça as figuras de Macunaíma, festejado na literatura, e de Makunaima, mito consolidado entre indígenas, para resgatar a história e denunciar o risco de extinção dos povos originários do Brasil. O documentário é um relato cultural e histórico do personagem mais brasileiro que existe na ficção.
O filme começa com Makunaima, um dos mitos fundadores do povo indígena da fronteira Brasil-Venezuela-Guiana, captado pela primeira vez nos escritos do etnógrafo alemão Koch-Grünberg no início da década de 1910. É ele quem faz a ponte entre a Amazônia e o Brasil não indígena e inspira o escritor Mário de Andrade a escrever o consagrado 'Macunaíma, um herói sem personagem' em 1926. Mais de 40 anos depois, o cineasta Joaquim Pedro de Andrade faz sua versão própria dessa história, que se torna o filme mais censurado do movimento Cinema Novo. Em 1978, é a vez do diretor de teatro Antunes Filho levar Macunaíma aos palcos.
A busca por Macunaíma resgata esse personagem incrível que representa o Brasil de várias maneiras e continua relevante até hoje. Um herói que nasce múltiplo e segue contemporâneo.
Com depoimentos em português, alemão, espanhol, macuxi e taurepang, a obra é uma produção da Platô Filmes com coprodução da Boulevard Filmes.