Você está em
  1. > Home
  2. > Artistas
  3. > Paulo José (I)

Paulo José (I)

Nomes Alternativos: Paulo José Gómez de Sousa

350Número de Fãs

Nascimento: 20 de Março de 1937 (80 years)

Lavras do Sul, Rio Grande do Sul - Brasil

Foi casado com Dina Sfat, com quem teve três filhas, as atrizes Bel Kutner, Ana Kutner e Clara; com a atriz Beth Caruso, com quem teve um filho, Paulo Caruso; e com Zezé Polessa, com quem não teve filhos.

Começou a fazer teatro em 1955 em Porto Alegre, onde ajudou a criar o Teatro de Equipe, juntamente com Paulo César Pereio, Lilian Lemmertz, Ítala Nandi, Fernando Peixoto e outros.

Já no Rio de Janeiro, Paulo José formou, junto com Gianfrancesco Guarnieri, Augusto Boal, Juca de Oliveira, Paulo Cotrim e Flávio Império, o grupo que adquiriu o Teatro de Arena criado por José Renato, em 1962. No Arena, Paulo José atuou como ator em Os Fuzis da Senhora Carrar, de Brecht; A Mandrágora, de Maquiavel ; O Filho do Cão, de Guarnieri, e do qual foi também diretor; e Tartufo de Molière. Dirigiu e atuou na montagem carioca de Arena Conta Zumbi.

No cinema protagonizou o filme Todas as Mulheres do Mundo, dirigido por Domingos de Oliveira, contracenando com Leila Diniz.

Além de ser um dos mais ativos e talentosos atores brasileiros dos últimos 50 anos, com presença destacada no cinema, teatro e televisão, e de ter dirigido vários espetáculos de teatro, também é diretor de televisão, com trabalhos marcantes como as minisséries O Tempo e o Vento, de 1985; Agosto, de 1993; e Incidente em Antares, de 1994.

Pais: Armínio Ferreira de Souza
Filhos: Bel Kutner, Ana Kutner, Paulo Caruso, Clara Kutner
Cônjuges: Zezé Polessa (de 1989 a 1997), Dina Sfat (de 1963 a 1981), Kika Lopes, Beth Caruso, Carla Camurati