Redenção

1959

Redenção

Redenção é um thriller, policial amadorístico, com acentos melodramáticos, que gira em torno de um maníaco, que atende pelo nome de Homem X (Fred Junior), estrangulador de mulheres. De repente, ele chega à casa de dois irmãos, Newton (Geraldo D'El Rey) e Raul (Braga Neto). Raul está em liberdade condicional. Estabelece-se, com a chegada do Homem X, um clima de tensão entre os três personagens que vem a aumentar quando ele tenta matar a namorada de Newton, Magnólia (Maria Caldas), e, por causa dessa tentativa de assassinato, acaba sendo morto por Raul. Desconhecendo a verdadeira identidade do Homem X, os dois irmãos decidem fazer desaparecer o seu corpo defunto, principalmente para não comprometer a liberdade condicional de Raul.

Foi primeiro longa-metragem feito na Bahia, um marco para o cinema baiano. "Se o cinema na Bahia não existisse, Roberto Pires o teria inventado", escreveu Glauber Rocha em Revisão Crítica do Cinema Brasileiro (Civilização Brasileira, 1963).

6 de Março de 1959

Elenco de Redenção