Você está em
  1. > Home
  2. > Artistas
  3. > Robert Lowery

Robert Lowery

Nomes Alternativos: Bob Lowery | Bob Lowry | Robert Larkin Hanks

0Número de Fãs

Nascimento: 17 de Outubro de 1913 (58 years)

Falecimento: 26 de Dezembro de 1971

Kansas City, Missouri - Estados Unidos da América

Robert Lowery (17 de outubro de 1913 – 26 de dezembro de 1971) foi um ator de cinema, televisão e teatro estadunidense, que atuou em mais de 180 filmes, entre seriados, séries de televisão e longa-metragens. Tornou-se mais conhecido, porém, por ter interpretado Batman no segundo seriado para o cinema feito sobre o personagem, Batman & Robin, em 1949.

Nascido Robert Larkin Hanks em Kansas City, Missouri, Lowery Lowery cresceu na Avenida Wayne, perto do Electric Park, já demolido. Era filho único de Roscoe Hanks, era um advogado e investidor em óleo, que trabalhou vários anos para a Pullman Corporation como um agente de ferrovia, e de Leah Thompson Hanks, uma pianista.

Ele graduou-se na Paseo High School, em Kansas City, e logo foi convidado para cantar com os Slats Randall Orchestra, na década de 1930. Lowery jogava no time de baseball de Kansas City Blues e era considerado um atleta versátil; sua compleição física e sua força foram adquiridas com uma temporada trabalhando em uma fábrica de papel na adolescência. Após a morte prematura de seu pai aos 43 anos, em 1935, ele viajou para Hollywood com sua mãe e sua governanta, e ingressou na escola de atuação Lila Bliss antes de assinar com a Fox Film, em 1937.

Sua primeira atuação foi no filme Come and Get It, em 1936, num pequeno papel não creditado. Durante sua carreira, Lowery se tornou inicialmente conhecido por papéis de ação, em filmes como The Mark of Zorro (1940), The Mummy's Ghost (1944) e Dangerous Passage (1944). Ele se tornou o segundo ator a interpretar o herói da DC Comics, Batman, sucedendo Lewis Wilson (que estrelara o seriado de 1943 Batman). Lowery estrelou, assim, o segundo seriado sobre o herói, Batman & Robin, em 1949. Lowery também interpretou vários papéis em Westerns, incluindo The Homesteaders (1953), The Parson and the Outlaw (1957), Young Guns of Texas (1962) e Johnny Reno (1966).

Ele também era um ator de teatro, e atuou, ao lado da esposa Jean Parker, em Born Yesterday, por um curto período.

Na televisão, Lowery se tornou mais conhecido pelo papel de Big Tim Champion na série Circus Boy (no Brasil, “O Menino do Circo”) (1956–1957). Em 1956, ele atuou em The Deadly Rock, um episódio de The Adventures of Superman, sendo a primeira vez que um ator de Batman compartilhou o tempo de tela com um ator de Superman, embora Lowery e Reeves tinham aparecido juntos anteriormente em um filme de propaganda, Sex Hygiene.

Lowery também atuou em alguns episódios de Perry Mason (em "The Case of the Roving River"), Playhouse 90 ("The Helen Morgan Story"), Cowboy G-Men, Maverick, Tales of Wells Fargo, Rawhide, 77 Sunset Strip, Hawaiian Eye e Pistols 'n' Petticoats (no Brasil, “As Valentonas do Oeste”). Ele também atuou no western comédia de 1967 The Ballad of Josie, ao lado de Doris Day e Peter Graves, sua última atuação em filmes.

Lowery foi casado três vezes, com as atrizes Jean Parker, Vivan Wilcox e Rusty Farrell. Teve um filho com Jean Parker, Robert Lowery Hanks, que vive em Redondo Beach, Califórnia.
Lowery morreu de insuficiência cardíaca aos 58 anos, em Los Angeles, Califórnia, a 26 de dezembro de 1971. Está sepultado no Valhalla Memorial Park Cemetery.

Filho: Robert Lowery Hanks
Cônjuge: Jean Parker (de 1951 a 1971), Rusty Farrell (de 1947 a 1948), Vivian Wilcox (de 1941 a 1944)
Pais: Louis R Hanks, Leah Thompson Hanks