Você está em
  1. > Home
  2. > Artistas
  3. > Sam Taylor-Johnson

Sam Taylor-Johnson

Nomes Alternativos: Samantha Louise Taylor-Wood | Samantha Taylor-Johnson | Sam Taylor-Wood

22Número de Fãs

Nascimento: 4 de Março de 1967 (50 years)

Croydon, Londres - Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte

Sam Taylor-Johnson é uma diretora britânica. Sam nasceu Sam Taylor-Wood em Croydon, Inglaterra. Seu pai, que trabalhava como tesoureiro para a Hell’s Angels, abandonou sua família quando ela tinha 9 anos, e ela viveu em uma comunidade com sua mãe hippie e instrutora de yoga até que ela também abandonou a família quando Sam tinha apenas 15 anos.

Sua carreira como fotógrafa/artista de vídeo começou a decolar no início dos anos 90, e em 1993 ela colaborou com o colega fotógrafo Henry Bond em 26 de outubro de 1993, uma recriação do ícone de 1980 John Lennon-Yoko Ono, um retrato de Annie Leibovitz (com um Lennon nu), com Bond e a Sam como Lennon e Ono. Muito de seu trabalho artístico de vídeo iniciou abordando a loucura, morte, poder e sexualidade. Em 1998 ela foi nomeada para o Turner prize, honrando o melhor artista visual britânica com menos de 50 anos, mas perdeu. Sua obra mais famosa de seu período pré-cinema está em Crying Men, em que Sam fotografou 28 atores famosos chorando, incluindo Ryan Gosling, Robert Downey Jr. e Paul Newman.

Ela se casou com o ministro e negociante de arte Lord Jopling, em 1997, com quem tem duas filhas, Angelica de 16 e Jessie de 7. Em dezembro de 1997, pouco tempo depois de dar à luz a Angelica, Sam foi diagnosticada com câncer de cólon, que ela venceu. Então, em 2000, ela foi diagnosticada com câncer de mama e passou por uma mastectomia, derrotando o câncer de novo. Em 2008, ela se separou amigavelmente de Jopling, após 11 anos de casamento.

Em 2006, ela dirigiu um curta intitulado de “Death Valley“, como parte de uma compilação de um curta-metragem erótico, chamado de Destricted. No ano seguinte, estreou como diretora em seu primeiro filme em O Garoto de Liverpool, que foi lançado no final de 2009 com críticas positivas, centrado na adolescência (1955-1960) de John Lennon, antes do Beatles.

Foi durante as filmagens (O Garoto de Liverpool) que começou um relacionamento com o ator Aaron Johnson. O casal ficou noivo em outubro de 2009 e casou-se em 21 de junho de 2012. Eles têm duas filhas juntos.

Filhas: Wylda Rae Johnson, Angelica Jopling, Romy Hero Johnson, Jessie Phoenix Jopling
Cônjuge: Aaron Johnson (desde 2012), Jay Jopling (de 1997 a 2008)
Filiação: David Taylor, Geraldine Taylor