O filme segue Mona, uma modelo afro-estadunidense moderna, enquanto ela participa de uma sessão de fotos no terreno do Cape Coast Castle, em Gana, na África, local onde os africanos foram presos antes de serem forçados a embarcar em navios negreiros com destino ao Novo Mundo.. Sua personagem é vista brincando nos jardins do castelo e posando de forma divertida e provocativa nas margens, aparentemente ignorante do significado histórico do lugar. Mais tarde, enquanto Mona está explorando o castelo, ela é transportada de volta no tempo, encontrando-se cercada por escravos cativos. Ela tenta correr, apenas para ser recebida por comerciantes de escravos que a forçam a voltar para uma sala de espera e a marcam. Ela chora que e afirma ser dos Estados Unidos, não africana, que houve um engano. Mas ela é levada para uma plantação, em algum lugar do Novo Mundo que parece ser uma mistura do sul americano e das Índias Ocidentais, onde sua vida como escrava doméstica – agora sob o nome de Shola – se torna o foco do filme. É assustador e perigoso porque nem sempre queremos ver as coisas que nós humanos podemos fazer uns aos outros, humanos também. Esta é uma história sobre a experiência variada e traumática da escravidão e a resistência e revolta de um pequeno elenco de personagens escravizados. Por toda parte, esses homens e mulheres procuram manter alguma aparência de humanidade, resistência e identidade. Depois de assistir ao filme, fiz uma longa caminhada para clarear a cabeça. Eu estava tentando processar por que essa história de escravidão parecia tão poderosa para mim. Além da belíssima fotografia – tons dourados que abrangem amplas paisagens que contrastam com o verde dos campos e gramados – fica claro que esta é uma história contada por alguém que investe na política da narrativa. Há uma estética inegavelmente africana no filme. Gerima faz com que suas personagens falem a língua Akan de Gana, mesmo na plantação, e os escravos levados da África Ocidental infundem a horrível realidade da vida no Novo Mundo com tradições e contos de sua terra natal. E não há salvador branco nesse filme. Está centrado na resiliência e resistência do povo escravizado. Mas o que realmente me marcou foi a ideia central do filme. A personagem de Mona teve que voltar ao passado para experimentar uma mudança moral e ideológica que a ajudaria a entender melhor e enfrentar os aspectos pessoais e sociopolíticos de sua existência no mundo moderno. Houve coisas que aconteceram com seus ancestrais, histórias que ela precisava reconhecer e receber antes que pudesse ter um relacionamento mais informado consigo mesma e com as pessoas em seu próprio mundo. Quando ela volta ao tempo presente, vemos que ela é uma pessoa diferente, com um jeito de ser novo, mais auto realizado. Muitas vezes nos dizem que o passado é o passado, e não devemos nos debruçar sobre ele. Ainda hoje há aqueles – políticos, acadêmicos, cidadãos comuns – que preferem não ser lembrados do colonialismo e da escravidão. A sugestão é que essas coisas aconteceram há muito tempo, com pessoas que nem conhecíamos, então tem pouco a ver com nossas próprias escolhas diárias, vidas e realidades. Ou que trazer à tona os desafios (e atrocidades) do passado apenas semeia mais discórdia. E, no entanto, a paisagem de nosso passado coletivo e individual pode conter a chave para a compreensão de nossas vidas presentes. Pode ser assustador e perigoso porque nem sempre queremos ver os tipos de coisas que os humanos podem fazer. O que fazemos aos outros e o que é feito é para nós. “Sankofa” é o nome de um pássaro mítico da África Ocidental. Na arte, o pássaro é representado com os pés voltados para a frente, mas a cabeça virada para trás. Em seu bico está segurando um ovo que pegou atrás dele. Sankofa é uma palavra na língua Akan, e parece ter várias traduções. De “Não é tabu buscar o que corre o risco de ficar para trás” para “Volte ao passado e traga o que é útil”. Como sugere o filme de Gerima, se nos virarmos e encararmos o passado, pegando o que é valioso, nos daremos a melhor chance possível de moldar nosso futuro individual e coletivo. É uma filme muito duro; mas devo supor que nem de longe consegue registrar o que os africanos passaram nesse processo; ser considerado uma mercadoria; não lhes reconhecer o status do humano é talvez a mais cara das tragédias que o mundo já viu...e parecem que muitos há que querem contribuir para a manutenção dessa prática, esse filme caminha do lado contrário e mostra que pode ser possível, ainda hoje, resistir; do jeito que for, da maneira que der...sem contudo criticar os que escolhem outras maneiras de resistir; não há uma receita, e, portanto, não há um só caminho; conhecer parece ser ser um início viável!
Excelente e necessário filme! No contexto atual onde pobres apoiam regimes de direita e negros negam o racismo exista, o filme propõe partindo dos nossos anos atuais um retorno à origem do sofrimento dos povos negros na África para que melhor entendam e respeitem sua história. Nesse movimento de retorno verifica-se o sofrimento das populações negras com a escravidão e todas as mazelas que faziam parte desse regime como estupros, tortura, castigos, tratamento do ser humano como mercadoria.
O filme segue Mona, uma modelo afro-estadunidense moderna, enquanto ela participa de uma sessão de fotos no terreno do Cape Coast Castle, em Gana, na África, local onde os africanos foram presos antes de serem forçados a embarcar em navios negreiros com destino ao Novo Mundo.. Sua personagem é vista brincando nos jardins do castelo e posando de forma divertida e provocativa nas margens, aparentemente ignorante do significado histórico do lugar. Mais tarde, enquanto Mona está explorando o castelo, ela é transportada de volta no tempo, encontrando-se cercada por escravos cativos. Ela tenta correr, apenas para ser recebida por comerciantes de escravos que a forçam a voltar para uma sala de espera e a marcam. Ela chora que e afirma ser dos Estados Unidos, não africana, que houve um engano. Mas ela é levada para uma plantação, em algum lugar do Novo Mundo que parece ser uma mistura do sul americano e das Índias Ocidentais, onde sua vida como escrava doméstica – agora sob o nome de Shola – se torna o foco do filme.
É assustador e perigoso porque nem sempre queremos ver as coisas que nós humanos podemos fazer uns aos outros, humanos também. Esta é uma história sobre a experiência variada e traumática da escravidão e a resistência e revolta de um pequeno elenco de personagens escravizados. Por toda parte, esses homens e mulheres procuram manter alguma aparência de humanidade, resistência e identidade. Depois de assistir ao filme, fiz uma longa caminhada para clarear a cabeça. Eu estava tentando processar por que essa história de escravidão parecia tão poderosa para mim. Além da belíssima fotografia – tons dourados que abrangem amplas paisagens que contrastam com o verde dos campos e gramados – fica claro que esta é uma história contada por alguém que investe na política da narrativa. Há uma estética inegavelmente africana no filme. Gerima faz com que suas personagens falem a língua Akan de Gana, mesmo na plantação, e os escravos levados da África Ocidental infundem a horrível realidade da vida no Novo Mundo com tradições e contos de sua terra natal. E não há salvador branco nesse filme. Está centrado na resiliência e resistência do povo escravizado. Mas o que realmente me marcou foi a ideia central do filme. A personagem de Mona teve que voltar ao passado para experimentar uma mudança moral e ideológica que a ajudaria a entender melhor e enfrentar os aspectos pessoais e sociopolíticos de sua existência no mundo moderno. Houve coisas que aconteceram com seus ancestrais, histórias que ela precisava reconhecer e receber antes que pudesse ter um relacionamento mais informado consigo mesma e com as pessoas em seu próprio mundo. Quando ela volta ao tempo presente, vemos que ela é uma pessoa diferente, com um jeito de ser novo, mais auto realizado. Muitas vezes nos dizem que o passado é o passado, e não devemos nos debruçar sobre ele. Ainda hoje há aqueles – políticos, acadêmicos, cidadãos comuns – que preferem não ser lembrados do colonialismo e da escravidão. A sugestão é que essas coisas aconteceram há muito tempo, com pessoas que nem conhecíamos, então tem pouco a ver com nossas próprias escolhas diárias, vidas e realidades. Ou que trazer à tona os desafios (e atrocidades) do passado apenas semeia mais discórdia. E, no entanto, a paisagem de nosso passado coletivo e individual pode conter a chave para a compreensão de nossas vidas presentes. Pode ser assustador e perigoso porque nem sempre queremos ver os tipos de coisas que os humanos podem fazer. O que fazemos aos outros e o que é feito é para nós. “Sankofa” é o nome de um pássaro mítico da África Ocidental. Na arte, o pássaro é representado com os pés voltados para a frente, mas a cabeça virada para trás. Em seu bico está segurando um ovo que pegou atrás dele. Sankofa é uma palavra na língua Akan, e parece ter várias traduções. De “Não é tabu buscar o que corre o risco de ficar para trás” para “Volte ao passado e traga o que é útil”. Como sugere o filme de Gerima, se nos virarmos e encararmos o passado, pegando o que é valioso, nos daremos a melhor chance possível de moldar nosso futuro individual e coletivo. É uma filme muito duro; mas devo supor que nem de longe consegue registrar o que os africanos passaram nesse processo; ser considerado uma mercadoria; não lhes reconhecer o status do humano é talvez a mais cara das tragédias que o mundo já viu...e parecem que muitos há que querem contribuir para a manutenção dessa prática, esse filme caminha do lado contrário e mostra que pode ser possível, ainda hoje, resistir; do jeito que for, da maneira que der...sem contudo criticar os que escolhem outras maneiras de resistir; não há uma receita, e, portanto, não há um só caminho; conhecer parece ser ser um início viável!
Documentário maravilhoso!
Excelente e necessário filme!
No contexto atual onde pobres apoiam regimes de direita e negros negam o racismo exista, o filme propõe partindo dos nossos anos atuais um retorno à origem do sofrimento dos povos negros na África para que melhor entendam e respeitem sua história. Nesse movimento de retorno verifica-se o sofrimento das populações negras com a escravidão e todas as mazelas que faziam parte desse regime como estupros, tortura, castigos, tratamento do ser humano como mercadoria.