Satoyama - Jardins Secretos Japoneses

2004

Satoyama: Japan's Secret Water Garden

A BBC decidiu adquirir a série de documentários da NHK "Satoyama". Eles adquiriram os programas Satoyama: Japan's Secret Garden (1999) e Satoyama: Japan's Secret Garden (2004) e os combinou em um programa para a transmissão na TV, narrado por Sir David Attenborough.

A série Satoyama, que ganhou o Grand Prix no 28º International Wildlife Film Festival 2005, é produzida pela NHK e distribuída pela MICO. Ela retrata poeticamente a relação estreita entre as pessoas e a natureza em ambientes rurais tradicionais no Japão. O primeiro programa, que incide sobre o ciclo agrícola de plantações de arroz em encostas, no Japão, foi distribuído para mais de 80 países do mundo. O segundo programa lança um olhar sobre um tradicional sistema de abastecimento de água chamado "Kabata", que não só fornece água para as famílias da aldeia, mas também nutre uma grande diversidade de peixes, insetos, pássaros e outras criaturas. Ambos os programas oferecem insights de vida ambientalmente sustentável.

Shin Murata, o criador e produtor executivo dos dois programas, comentou:
"Estou encantado que Satoyama irá ao ar na programação da BBC: "Natural World". Isso é particularmente gratificante porque uma das minhas maiores inspirações para os programas foi uma produção da BBC intitulada "Restless Year" que se seguiu as estações em uma das zonas rurais da Inglaterra".

Neil Nightingale, chefe da Unidade da BBC Natural History, comentou: "Nós decidimos adquirir Satoyama porque é um retrato único e belo do Japão rural e da relação entre as pessoas e a natureza. Ela revela um aspecto do Japão, que estou certo, que será completamente novo para os telespectadores, e o faz com um estilo maravilhosamente lírico que estou certo que vai ser popular no resto do mundo.

2006

Elenco de Satoyama - Jardins Secretos Japoneses