Se não fosse o SUS…

2022

Se não fosse o SUS...

Produzido e dirigido pelo cineasta Guilherme Castro, o filme destaca a relevância e o protagonismo do Sistema Único de Saúde (SUS) nos anos 2020-21, ao retratar o cotidiano dos serviços de saúde e o dia a dia do Controle Social no enfrentamento à pandemia da Covid-19.
O registro e a análise da crise sanitária a partir de cenas em Unidade Básicas de Saúde (UBS), com vivências de trabalhadores e usuários do SUS em seus territórios, e o olhar dos integrantes de Conselhos de Saúde, contrastam com o negacionismo e a falta de coordenação central no controle e combate à doença, que provocou mais de 625 mil mortes no Brasil.
Realizado pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), em parceria com o Centro de Educação e Assessoramento Popular (Ceap) e com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas/OMS), o filme traz a essência e o sucesso do SUS, responsável por cuidar e salvar centenas de milhares de vidas durante a maior crise sanitária instalada no país, desde a criação do sistema público de saúde brasileiro, em 1988.

27 de Janeiro de 2022

Elenco de Se não fosse o SUS…