Segredos da Tribo

2010

Secrets of the Tribe

Dirigido por José Padilha (Ônibus 174 e Tropa de Elite 1 e 2), Segredos da Tribo é um
longa-metragem documental sobre os estudos antropológicos feitos com os índios Yanomami desde os anos 60, quando foram estabelecidos os primeiros pontos de contato permanente com as tribos da região do baixo Orinoco, na Amazônia venezuelana.
Ao contrapor a opinião dos principais estudiosos sobre a suposta violência inata dos
Yanomami da região, o filme revela sérios problemas com a própria antropologia, tanto
do ponto de vista metodológico quanto do ponto de vista da ética. A falta de confiabilidade, quanto a dados levantados no contexto das “experiências etnográficas”, a falta de
ética no respeito e na interação com culturas tecnologicamente menos avançadas, e os
abusos médicos e sexuais que sempre estiveram presentes na antropologia das tribos
ditas primitivas, se manifestam de forma extrema no caso dos Yanomami, implicando
instituições e antropólogos famosos, tais como Napoleon Chagnon, eminente sociobiólogo americano, e Jacques Lizot, famoso discípulo do estruturalista francês Claude
Lévi-Strauss. O filme, co-produzido pela HBO, BBC e ARTE, foi exibido no festival de
Sundance em 2010, e recebeu o prêmio Maysles Brothers de melhor documentário.

22 de Fevereiro de 2013

Elenco de Segredos da Tribo