Você está em
  1. > Home
  2. > Artistas
  3. > Shannon Hoon
6Número de Fãs

Nascimento: 26 de Setembro de 1967 (28 years)

Falecimento: 21 de Outubro de 1995

Lafayette, Indiana, EUA. - Estados Unidos da América

Richard Shannon Hoon foi um cantor, compositor e músico americano. Ele foi o fundador, líder e vocalista da banda Blind Melon.

Hoon nasceu em Lafayette, Indiana, e foi criado com sua meia-irmã, Anna, e meio-irmão, Tim. Ele começou a usar seu nome do meio, Shannon, para evitar ser confudido com seu pai que também se chamava Richard. No ensino médio, Hoon jogava futebol e praticava salto com vara. Suas influências musicais eram Grateful Dead, The Beatles, John Lennon, Bob Dylan e Led Zeppelin. Hoon se formou no ensino médio em 1985. Após a formatura, ele entrou em uma banda chamada Styff Kytten.

Hoon se mudou de Indiana para Los Angeles onde ele conheceu os músicos Brad Smith e Rogers Stevens em uma festa. Eles viram Hoon cantando uma de suas músicas, "Change", e o convidaram para entrarem em sua banda. Eles então conheceram Christopher Thorn e Glen Graham, e resolveram criar uma banda, Blind Melon. Em 1990, eles produziram uma fita e foram contratados pela gravadora Capitol Records.

Em Los Angeles, fez amizade com Axl Rose, que era amigo de sua irmã. Rose o convidou para ser backing vocal em um dos álbuns de sua banda Guns N' Roses.

Em 1992, o Blind Melon lançou seu primeiro álbum, produzido por Rick Parashar, que já havia trabalhado com o Pearl Jam. No mesmo ano, a banda saiu em turnê. No verão de 1993, o vídeo da canção "No Rain" foi lançado como single. O álbum então recebeu um certificado de disco de multi-platina.

Em julho de 1995, Hoon e sua namorada, Lisa Crouse, tiveram uma filha chamada Nico Blue. Antes do nascimento de sua filha, Hoon entrou em uma clínica de reabilitação. Em agosto, o Blind Melon planejava sair em turnê para divulgar o segundo álbum, Soup, então Hoon permitiu que um médico acompanhasse a banda na estrada. No entanto, Hoon continuou usando drogas e o médico foi demitido.

Após um show em Houston, Hoon usou drogas a noite inteira. No dia seguinte, em 21 de outubro de 1995, sua banda iria se apresentar em New Orleans. O técnico de som da banda, Owern Orzack, entrou no ônibus de turnê e tentou acordar Hoon para que a banda ensaiasse, no entanto, ele não acordou. A ambulância foi acionada, e Hoon foi declarado morto, aos 28 anos de idade. Sua causa de morte foi uma overdose de cocaína. Ele foi enterrado em Dayton, Indiana.

Fonte: Wikipédia.