Você está em
  1. > Home
  2. > Artistas
  3. > Sion Sono

Sion Sono

Nomes Alternativos: Sono Shion | 園 子温

248Número de Fãs

Nascimento: 18 de Dezembro de 1961 (55 years)

Toyokawa, Aichi - Japão

Poeta e cineasta japonês. Nascido em Toyokama, realizou seu primeiro longa metragem em 16mm (Jitensha Toiki, 1990) após receber uma bolsa de estudos. Sono escreveu, dirigiu e protagonizou o filme, que mostra o amadurecimento de dois fracassados num país conhecido pelo perfeccionismo. Em 1992 é lançado seu segundo longa, Heya, que acompanha um serial killer num distrito sombrio em Tóquio. Heya paticipou do Tokyo Sundance Film Festival, onde recebeu o prêmio do júri, e esteve em mais 49 festivais em todo o mundo, incluindo o Festival de Berlim e o de Roterdã.

Dentre as obras posteriores mais conhecidas de Sono estão a Trilogia do Ódio, composta por Ai no Mukidashi (Love Exposure, 2008), Tsumetai Nettaigyo (Cold Fish, 2010) e Koi no Tsumi (Guilty of Romance, 2011). O filme mais famoso do diretor é Jisatsu Sākuru (Suicide Club, 2002); Sono também dirigiu um prequel para Suicide Club: Noriko no Shokutaku (Noriko's Dinner Table, 2006).

Chanto Tsutaeru (Be Sure to Share, 2009), Himizu (2011) e Kibō no Kuni (The Land of Hope, 2012) mostram menos violência gráfica e bizarrices que seus filmes mais conhecidos, obtendo uma atmosfera mais poética porém não menos pesada. Himizu estreou no Festival de Veneza com ótima recepção e os atores principais receberam o prêmio Marcello Mastroianni para novos atores. Seu último projeto, Jigoku de Naze Warui (Why Don't You Play in Hell?, 2013) foi filmado a partir de um roteiro escrito por Sono aos 15 anos e influenciado pelos filmes de Bruce Lee. O filme estreou no festival de Toronto e recebeu o People's Choice Award.