Tibete : O Grito do Leão da Neve

2002

Tibet : Cry of the Snow Lion

Documentário realizado durante 10 anos em 9 viagens ao Tibete, Índia e Nepal, que relata a história da ocupação Chinesa do Tibete, desde os anos 50, quando Mao Tsé-tung subiu ao poder, até hoje. Através de entrevistas, filmagens ocultas e imagens de arquivo, testemunhamos a opressão sofrida pelos Tibetanos e as formas de resistência que praticam, desde a resistência pacífica até revoltas e autoimolações. As imagens e fatos descritos falam por si mesmos, nos fazendo perceber a verdadeira extensão da destruição, violência e limpeza étnica praticadas pelo governo Chinês no Tibete nos últimos 60 anos, que continuam até hoje. Vemos então uma face geralmente oculta da China, uma das maiores potências mundiais, assim como a cumplicidade e descaso dos governos ocidentais, que nada fazem para ajudar a parar esse genocídio. No fim, o ocidente chega até mesmo a financiar a repressão, dadas as parcerias comerciais e o grande consumo de mercadorias chinesas pelo mesmo. O filme também nos apresenta um retrato da ancestral cultura Tibetana em sua pluralidade, com suas danças e festas tradicionais, rituais e ensinamentos. Uma filosofia de paz, respeito e autoconhecimento que inspira admiração. A narração do filme foi feita pelo ator Martin Sheen. Tim Robbins, Ed Harris, Susan Sarandon, entre outros, fizeram a dublagem das vozes dos Tibetanos para o Inglês.

13 de Setembro de 2002

Elenco de Tibete : O Grito do Leão da Neve