Tom e Jerry é uma série de curtas-metragens, produzida entre 10 de fevereiro de 1940 e 7 de setembro de 1967 para a Metro-Goldwyn-Mayer.

O centro da trama se baseia geralmente em tentativas frustradas de Tom de capturar Jerry, e o caos e a destruição que se segue.

Tom raramente consegue capturar Jerry, principalmente por causa das habilidades do engenhoso ratinho, e também por causa de sua própria estupidez.

As perseguições eram eletrizantes e sempre vinham acompanhados por boa trilha sonora.

Também eram utilizadas diversas armadilhas e truques que no final não davam resultado satisfatório como bombas e ratoeiras, coisas que eram fundamentais na rivalidade entre o gato e o rato.

Alguns personagens também marcam presença na trama como o bulldog Spike e o rival de Tom, o gato Butch.

N.º de episódios: 162

1940