Nomes Alternativos: Tomasz Bagiński | Tomek Baginski
Nascimento: 10 de Janeiro de 1976 (49 years)
Bialystok, Podlaskie - Polônia
É um ilustrador, animador, produtor e diretor polonês. Ele é um artista autodidata.
Educação
Bagiński estudou arquitetura na Universidade Técnica de Varsóvia.
Obras
Seu primeiro filme, Rain, ganhou diversos prêmios locais e se tornou o passaporte para a empresa Platige Image, da qual é diretor criativo. Entre 1999 e 2002 trabalhou em seu curta de estreia, The Cathedral , que em 2002 ganhou o primeiro prêmio no SIGGRAPH, o maior festival de animação e efeitos especiais, e um ano depois foi indicado ao Oscar de Melhor Curta-Metragem de Animação.
Em 2004, realizou seu segundo curta-metragem, Fallen Art. Em 2005, recebeu mais um prêmio no festival SIGGRAPH, tornando-se o único artista da história a conquistar dois prêmios principais. Fallen Art também recebeu um prêmio BAFTA de Melhor Curta de Animação e um Grande Prêmio de Curtas Digitais no Golden Horse Film Festival 2005 (compartilhado com Jarek Sawko e Piotr Sikora), bem como o Prix Ars Electronica .
Ele é o autor de todas as capas dos livros de Jacek Dukaj, incluindo o romance intitulado Ice .
Em 2009, dirigiu outro curta-metragem, The Kinematograph, baseado em uma história em quadrinhos de Mateusz Skutnik do álbum Revolutions: Monochrome. Além de seus próprios projetos, Bagiński trabalha como diretor de comerciais e espetáculos teatrais. Ele publicou em muitas revistas especializadas, dos Estados Unidos à China e ao Japão.
Bagiński também criou cinemáticas para o jogo de computador The Witcher baseado nos livros de Andrzej Sapkowski e co-produz a série Witcher da Netflix .
Ele é representado pela UTA.