Você está em
  1. > Home
  2. > Artistas
  3. > Toni Collette

Toni Collette

Nomes Alternativos: Antonia Collette

1297Número de Fãs

Nascimento: 1 de Novembro de 1972 (45 years)

Sydney - Austrália

Primeiros Anos

Toni Collete é filha de Bob Collette, caminhoneiro, e de Judy Collette, trabalhadora de uma empresa de transportadora. É a mais velha de três irmãos. Toni começou sua carreira como atriz no instituto, e apareceu em diversas obras teatrais estudiantis. Posteriormente se matriculou no National Institute of Dramatic Art (NIDA), de Sídney, em onde, depois de estudar dois cursos, abandonou para começar a interpretar representações teatrais.

Carreira

Saltou à fama ao protagonizar "O Casamento de Muriel" (1994), uma historia social em tom de amarga comédia dirigida por P. J. Hogan. Para o papel teve que engordar em poucas semanas mais de 18 quilos. Nessa época tinha 22 anos. Por este filme conseguiu ser nominada ao Globo de Ouro como melhor atriz de comédia.

Mais tarde, a atriz australiana conseguiu se apresentar em Hollywood, atuando como protagonista com Gwyneth Paltrow e David Schwimmer em Desconhecido Amigo (1996), dirigida por Matt Reeves. Depois de aparecer em filmes como Emma (1996), adaptação da serie de Jane Austen que dirigiu Douglas McGrath, ou Velvet Goldmine (1998), filme dirigido por Todd Haynes, Toni interveio em O Sexto Sentido (1999), filme de suspense de M. Night Shyamalan que se converteu na sensação do ano. Por este último título seria indicada ao Oscar à melhor atriz, ainda que a estatueta seria para Angelina Jolie por Garota, Interrompida.

Atualmente participa na série produzida por Steven Spielberg: United states of Tara, onde interpreta a uma mulher de família com transtorno de identidade dissociativo, United States of Tara é uma comédia estadounidense de humor negro criada por Diablo Cody e protagonizada por Toni Collette. A série estreou no canal por cabo Showtime em 18 de janeiro de 2009 e é transmitido nas terças-feiras.

Vida Pessoal

Toni Collete, que é vegetariana, pratica yoga e gosta de realizar viagens espirituais à Índia, casou-se em janeiro de 2003 com Dave Galaffasi. Anteriormente foi namorada do ator Jonathan Rhys-Meyers, seu colega de trabalho em Velvet Goldmine (1998).

Premiações

OSCAR
Indicada
Melhor Atriz Coadjuvante - O Sexto Sentido

GLOBO DE OURO
Indicada
Melhor Atriz - Comédia/Musical - O Casamento de Muriel
Melhor Atriz - Comédia/Musical - Pequena Miss Sunshine
Melhor Atriz Coadjuvante - Série de Tv/Minissérie/Filme para TV - Tsunami: The Aftermath

BAFTA
Indicada
Melhor Atriz Coadjuvante - Um Grande Garoto
Melhor Atriz Coadjuvante - Pequena Miss Sunshine