Você está em
  1. > Home
  2. > Artistas
  3. > Tony Scott

Tony Scott

Nomes Alternativos: Anthony D. L. Scott

241Número de Fãs

Nascimento: 21 de Junho de 1944 (68 years)

Falecimento: 19 de Agosto de 2012

Stockton-on-Tees - Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte

O diretor Tony Scott nasceu na Inglaterra, em 1944, e começou a carreira dirigindo uma centena de filmes publicitários, mas foi o irmão famoso, Ridley Scott, quem lhe abriu as portas de Hollywood. Em 1983, Tony roda o inesperado "Fome de Viver" com Catherine Deneuve e David Bowie, mas é com "Top Gun - Ases Indomáveis" (1986) que consegue reconhecimento mundial. O filme estabelece Tom Cruise como astro de primeira grandeza e possibilita ao diretor acesso a roteiros melhores e a orçamentos maiores. A década de 80 termina com outro sucesso: "Um Tira da Pesada II" com Eddie Murphy.

Os anos 90 são promissores e Tony emenda uma série de bons filmes como: "Vingança" (1990) com Kevin Costner e Anthony Quinn e uma nova parceria com Tom Cruise em "Dias de Trovão" (1990). O primeiro revés da carreira vem com o fraco "O Último Boy Scout" (1991), mesmo contando com o astro Bruce Willis no papel principal. Em 1993, Tony Scott filma "Amor à queima-roupa", primeiro roteiro de Quentin Tarantino a ser vendido para a indústria, com Christian Slater e Patrícia Arquette. O filme tem uma recepção fria nos cinemas, mas estoura nas locadoras de vídeo. Tony Scott celebra a primeira década de carreira colecionando vários sucessos, mas sem conseguir imprimir uma assinatura como diretor cinematográfico. Tony é visto como um diretor de estúdio, um diretor contratado.

Agora estabelecido na indústria do cinema e trabalhando com grandes atores como Gene Hackman, Denzel Washington, Robert De Niro, Will Smith, Robert Redford e Brad Pitt, era de se esperar que Tony Scott procurasse formatar seu estilo como cineasta. O primeiro passo vem com "Chamas da Vingança", de 2004, e a consolidação com "Domino" (2005). Seus filmes mais recentes são Déjà Vu (2006) e O Sequestro do Metrô 1 2 3 (2009).

Em 19 de agosto de 2012, por volta das 12:30 (UTC-8), Tony cometeu suicídio ao pular da Ponte Vincent Thomas em Los Angeles, Estados Unidos. Um pedestre que testemunhou o ato e chamou a polícia, relatou que o viu se aproximar e pular sem hesitar. Tony deixou uma nota de suicídio em seu escritório.

Premiações

1986 - Top Gun - Vencedor do Óscar de Melhor Canção Original
1990 - Days of Thunder - Indicado ao Óscar