O comandante de um submarino norte-americano durante a Segunda Guerra Mundial prepara-se para destruir o porta-aviões japones, que lançou o ataque a Pearl Harbour. Sua esposa e filha foram capturados pelos japoneses que estão usando-os e outros prisioneiros de guerra como escudos humanos para o transporte.
Sem anúncios
Aproveite o melhor do Filmow sem interrupções
Bom filme de guerra submarina, com bastante suspense e o par afinado de Ford e Borgnine.
Assisti em 20/09/1978, quarta, no canal 12 (hoje RBS ou Globo), em Sessão Coruja.
Numa dessas madrugadas da TV Aberta, a Rede Brasil de Televisão exibia a Sessão da Madrugada e foi aonde consegui rever este clássico novamente. "Torpedo!", mesmo datado, é um ótimo thriller de cunho psicológico que te prende desde o inicio. O elenco estelar é vigoroso e o roteiro sucinto e objetivo, entrega uma envolvente aventura submarina. Este condensado drama de guerra, dirigido pelo competente Joseph Pevney, merecia ser mais (re)conhecido pelo público cinéfilo saudosista.
Glenn Ford e Esnest Borgnine sempre foram astros dos mais assíduos em dramas, faroestes ou filmes de guerra, geralmente as boas produções de Hollywood nos anos 50 e 60, mas isso não quer dizer que só participavam de filmes bons, muitos eram medianos como esse “Torpedo Run”. Aqui a ação se passa dentro de um submarino americano que está em atividade nos mares do pacífico em plena Segunda Guerra Mundial no ano de 1941. Os dois atores são os líderes da tripulação e o objetivo deles é “derrubar” uma grande embarcação japonesa, mas a qualidade da produção deixa um pouco a desejar com alguns momentos que lembram até algum episódio de “Viagem ao Fundo do Mar”.
A trama é tão mal elaborada, que mesmo sabendo que o navio japonês continha muitos reféns americanos, entre eles a esposa e filha do capitão, mesmo assim eles continuaram com o objetivo de afundar o navio inimigo. Qual é a lógica disso?
Drama de guerra da MGM indicado ao Oscar de melhores efeitos especiais que foi filmado em CinemaScope e Metrocolor. Um thriller psicológico submarino bem elaborado, de um romance de Richard Sale (1911-1993), com boas sequências de ação e cenas submarinas de tirar o folêgo. Epopéia marítima de suspense da Segunda Guerra Mundial, em que um submarino americano persegue um porta-aviões japonês.
Como algumas atrizes conhecidas que preferiam ser fotografadas do lado esquerdo, Glenn Ford (1916-2006) também seguia esse regime, filmado da esquerda, mas iluminado da direita, ao longo do filme, do começo ao fim. O nome do personagem Archer 'Archie' Sloan, feito pelo incansável Ernest Borgnine (1917-2012), é uma provável referência aos Archerfish dos EUA que, em 1944, afundou o superportador japonês Shinano, o maior navio de guerra já afundado por um submarino.