Dirigido por
Duração
Brasil, 1890. Gumercindo trabalha numa fazenda colonial e tem uma filha, Eulália. Esta é seduzida por Luiz, filho do fazendeiro, e engravida. Nove anos depois, a criança é alvo de chacotas dos colegas por não ter pai. Gumercindo pressiona seu patrão para que exija o casamento de Luiz com Eulália. Mas o fazendeiro é um homem sem escrúpulos, ladrão de gado, e expulsa Gumercindo de suas terras. Este, então, une-se a fazendeiros vizinhos para o ajuste de contas.
Sem anúncios
Aproveite o melhor do Filmow sem interrupções
O filme tem muitos pontos positivos. Pra mim, é um filme grandioso, que se propõe a ser grande, mas no final não alcança o tamanho que poderia ter, se fosse melhor dirigido.
Ele introduz e cria várias subtramas que não são resolvidas. No final, só a trama principal é concluída. Fora que eu achei o filme demasiado longo, poderia ter sido bem mais curto.
Tem frases e tiradas muito boas, dignas do mestre Mazza, como "acho que esse homi, urubu cuspiu nele" e "ninguém solta traque na minha farofa", que me fizeram raxar o bico.
Tem uma cena em que um capanga do coronel chega dando um chute num homem que tava no boteco, e aquele lá, se não matou, aleijou.
Vale pelo passatempo e, claro, pelo contexto histórico.
Assistido em 20/06/2025.
O maior destaque são a atuação, o carisma e a beleza de Patrícia Mayo, uma beleza simples e real.
Começa com uma ótima premissa. É o típico "roteiro vela", começa a derreter e se apaga, se quer resolve os problemas que introduz. Nota 3,0
Boa mescla de comédia com drama, funcionou bem.
Adoro os filmes do Chaplin brasileiro o Mazzaropi, divertido e com atitude mas também muito humilde desta vez
conta uma história de bullying de seu neto, corrupção, crimes que só são desvendados no final do filme,
como esquecer a parte da batalha entre armas que acontece em seu vilarejo