Quem andou de skate nessa época, assista o quanto antes! São muitas imagens bacanas, adorei ver o Hosoi e me emocionei com a história do Lincoln Ueda. A montagem do documentário ficou muito boa, as entrevistas, o resgate histórico é muito importante para o esporte em geral!!!
Andrei Dascalescu coletou durante cinco anos mais de 60 horas de filmagens e nos lega esse documentário sobre a vida do casal Vinca no interior da Romênia mais especificamente na vila de Garcina no condado de Neamt. A cumplicidade do casal comove e às vezes me fez rir. Quando o assunto é a Morte, parece que estão se preparando, há um sentimento vago de tristeza, nos alerta sobre a finitude da vida. É fascinante desde os pequenos detalhes e como o casal encara a vida, a natureza e o tempo.
Alguns locais em Brasília me causam estranhamento como as falas de alguns personagens. Parece que estão deslocados da realidade, ausentes, caminhando por locais vazios, sem rumo... O filme é arrastado, lento, a fotografia em minha opinião é o que mais agrada.
Segundo Cesar Cabral o curta é inspirado na canção “Eleanor Rigby”, dos Beatles, e nas pinturas de J.M.W. Turner. A arte em stop-motion é bem feita e detalhada: o barco, as ondas, a tempestade, a iluminação... Penso na trabalheira toda para produzir um curta desses... :)
As Águas de Katrina documenta a devastação de New Orleans ocorrido pela passagem do furacão pelos Estados Unidos em 2005. Cerca de 200 mil casas ficaram debaixo da água e mais de 180 mil pessoas morreram direta ou indiretamente na tragédia.
O Katrina foi um dos maiores e mais caro desastre na história dos Estados Unidos, fazendo com que mais de um milhão de pessoas migrassem dos locais atingidos, isso só nos Estados Unidos.
O documentário venceu o Grande Prêmio do Júri na competição de "docs" do Sundance 2008. Algumas questões são levantadas, como a falta de habilidade do Governo em lidar com a situação, a deficiência na ajuda aos necessitados, a burocracia estatal, as forças armadas e os conflitos no Golfo Pérsico/Iraque...
Com atores escolhidos na região próxima das filmagens, escolhas bem-vindas por sinal, o único ator com experiência em frente às câmeras é o neto pentelho, Sang-woo.
A história é sobre família, amor, amizade, costumes... Em um primeiro momento senti uma certa antipatia pelo neto e os seus modos agressivos para com a avó mas com o decorrer do tempo essa relação se modifica, o moleque resistente vai cedendo aos poucos ao jeito simples e terno da matriarca. É uma experiência muito rica para o neto, com certeza ele não será mais o mesmo depois desta.
Com um orçamento modesto mas muito bem produzido, "Caminho para Casa" é uma bela surpresa.
Nada é o que parece ser ou um jogo de ilusões é esse "O Rosto" de Bergman caracterizado por um cenário do século XIX (1840), na Suécia. O elenco todo fez um trabalho muito bom, tudo ficou tão harmonioso mas o casal Vogler merece todo o destaque do filme, quanta desenvoltura de Ingrid Thulin e presença de espírito de Max von Sydow em seus personagens.
O diretor de fotografia Gunnar Fischer faz um trabalho excepcional, o desenrolar da estória é praticamente todo em um único cenário, a mansão dos Egerman. O figurino casa muito bem com o aspecto sombrio do filme, a montagem e transformação do cenário para as apresentações junto ao jogo de câmeras é sensacional, veja a sequência da perseguição de Albert Vogler ao Dr. Vergerus é de causar arrepios...
Com um final um tanto abrupto, a única coisa que passa pela minha cabeça é de que a trupe do "Teatro de Saúde Magnética de Vogler" tem que prosseguir, apresentando a sua 'arte', de todas as formas possíveis... Esse provocativo filme de Bergman foi o representante da Suécia à edição do Oscar 1959.
Para quem conhece Lupin sabe que em seu enredo não podem faltar muitos tiros, explosões, enfim, adrenalina do início ao fim e nesse 5º especial temos, sem surpresa, todos esses ingredientes. Então, para os fãs que acompanham a série é uma boa recomendação.
A narrativa da trama contém uma crítica ao tráfico internacional de armas e seus contrabandistas e o financiamento de Guerras por motivos exclusivamente financeiros. Jigen tem um papel relevante nesse episódio e a sua estória é certamente o combustível que envolve toda a trama.
O especial foi parcialmente baseado no episódio "Orders to Destroy the Atomic Submarine Ivanov" em que temos Lupin roubando um submarino nuclear russo que foi ao ar em 25 de dezembro de 1985 sendo este o último episódio da série.
Baseado em situações vividas e compiladas pelo roteirista e poeta Manuel Altolaguirre e sua esposa Maria Luisa Altolaguirre, "Subida ao céu" é uma obra obrigatória para os que acompanham a filmografia de Buñuel.
Filme da sua fase mexicana, enquanto esteve exilado, participou do Festival de Cinema de Cannes em 1952. Em Paris foi agraciado com o "melhor filme de vanguarda" e no México ganhou um "Ariel" (versão mexicana do Oscar) como melhor realizador.
Um 'road Movie' recheado de situações surreais e cômicas que cobre desde um nascimento até uma fatídica morte. O protagonista Olivério (Esteban Márquez) tem uma atuação mediana, no entanto, a personagem interpretada por Lilia Prado, Raquel, essa sim é a potência motriz do filme, determinada a qualquer custo, a testar a fidelidade do protagonista. Sua beleza sensual e abrasadora conduz a narrativa, é a imagem da sedução e do pecado trabalhada de forma excepcional por Buñuel.
A narrativa de costumes também tem o seu viés político. 'Subida ao céu', apesar dos parcos recursos econômicos é sem dúvida um grande filme na obra do cineasta.
Mais um ótimo trabalho de Buñuel. Fotografia, figurino, tudo se encaixa bem. As atuações são consistentes, as atrizes femininas fizeram um trabalho magnífico juntamente com o Ernesto Alonso (Archibaldo de la Cruz).
Os diretores recrutaram os atores na própria comunidade onde toda a história é encenada, San Basilio, um bairro nos arredores do leste de Roma. São artistas circenses que moram em trailers e contêineres próximos uns dos outros.
Com uma história simples mas cheia de humanidade, Adorável Pivellina, foi o escolhido para representar a Áustria no Oscar e premiado na Quinzena dos Realizadores em Cannes (2009).
Um Japão pós-guerra, pobre, frio, derrotado, onde os protagonistas continuam a lutar, agora de uma forma forma diferente mas não menos trágica. Shuichi, o marido, volta ao lar depois de quatro longos anos e a esposa, Tokiko, o aguarda cheia de esperança. A indiferença e o distanciamento de Shuichi já em um primeiro momento precede a sua "obsessão" pela traição da esposa, o marido agora está ferido em seu ego. Diante de um contexto dramático e pobreza excessiva, chego a acreditar que Tokiko fez o que fez pois não tinha outras opções. Um Ozu obrigatório!
A relação do homem com o mar e a luta por sobrevivência de alguns habitantes de Aran, captada de forma singular pelas lentes de Robert J. Flaherty. O filme é belo, com uma fotografia poderosa, veja a sequência dos pescadores tentando capturar um tubarão que é praticamente do tamanho do barco deles, é surpreendente! Obrigatório para todo o cinéfilo!
A primeira metade do filme é interessante e chamou-me mais a atenção. Passamos a conhecer os personagens e a rotina do internato. Quando o flme entra em sua metade final ocorre uma mudança nas atitudes de Qiang. Ele se torna impaciente e rebelde com as outras crianças e funcionários, chegando a agredir aquelas. Dirigir um elenco, composto em sua maioria de crianças, deve dar um baita trabalho, esse é um ponto positivo para Zhang Yuan e este Pequenas Flores Vermelhas.
As crianças estão enfadadas, será que é pela repetição maquinal da aula de música ou porquê estão na escola? Começa então uma grande aventura que culmina com a travessia para outro país, no caso a França, passeando de barco pelo Canal da Mancha.
Essa história engenhosa é baseada em fatos reais, e aconteceu com algumas crianças britânicas. A medida que a aventura se desenrola, ganha contornos fantasiosos e inacreditáveis.
Com enredo de Gilles Perrault e uma ótima trilha sonora de Edgar Cosma, La Petite Bande é um filme para a família. Mas não crie muitas expectativas.
O filme aborda um assunto sério que é a morte de uma forma cômica e até certo ponto divertida. E digo que um musical gravado tendo como locação principal um cemitério é algo bastante curioso! O filme foi selecionado através de um edital e recebeu R$ 600 mil da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo. Foi produzido pela TV Cultura dentro do projeto "A Música na Cidade".
Neddy Merrill percorre no período de um dia um 'rio' de piscinas até chegar em sua 'casa' no condado de Columbia. Essa odisseia causa uma certa estranheza para quem assiste, pois alguns mistérios ficam sem explicação. O primeiro é relacionado a aparição de Neddy que surge do nada com uma sunga de natação. O passado de Neddy é uma incógnita, são poucas as referências durante o filme, alguns fragmentos contados por outros personagens. Da metade para o fim surgem situações conflituosas para Neddy e o tempo parece acompanhar essa mudança, o sol já não 'aquece' como no início, o tempo agora fecha e ganha aspectos sombrios.
Sydney Pollack dirigiu o filme após Frank Perry abandonar a direção. A fotografia é maravilhosa. Um filme que me surpreendeu positivamente. Cult!
Uma produção Toei Animation (a franquia resultou em 11 filmes), adaptado da série de mangás Dr. Slump de Akira Toriyama. Ótima animação, fluida, com cores vibrantes. Os personagens são engraçados e as situações são pra lá de incomuns. Se você conhece os outros filmes da série, sabe que tudo na Vila do Pinguim é fantástico e surreal.
A professora (Nade) encenada por Margita Gosheva vive uma via-crucis durante todo o filme. A atuação de Margita é excelente, ela consegue nos transmitir a sua amargura e desespero diante de todas as situações em que é confrontada, é um personagem feminino forte e com muita coragem. O desenrolar da história tem contornos dramáticos e um final, a meu ver, improvável, não me pareceu crível. Enfim, gostei bastante do filme e sei que os diretores fizeram muito com um roteiro simples e pouco ou nenhum incentivo financeiro.
A história de "Denpa Teki na Kanojo" tem origem na 'Light Novel' escrita por Kentaro Katayama e ilustrada por Yamato Yamamoto publicadas entre 2004 e 2005, são apenas três volumes. A roteirização do anime ficou a cargo de Hiroyuki Yoshino e a animação ficou a cargo do estúdio Brain's Base.
A animação dos personagens não é tão fluida, parece que há um descompasso entre a dublagem e o character design dos mesmos mas o que me chamou a atenção foi a arte do cenário, muito bem desenhado.
Um anime curto, composto apenas por 2 OVA's. Um episódio a mais concluiria melhor o enredo, e a história deixou margem para isso.
Como explicar a telepatia entre os dois Protagonistas, seria algo realmente de uma vida passada? Por que Juuzawa Juu mora sozinho, onde estão os seus pais?
talvez essas questões tenham uma explicação na light novel visto que o anime é baseado apenas nos volumes 1 e 3.
A violência, seja ela física e/ou psicológica é abundante nos dois episódios, não é um anime fácil de digerir, garotas são abusadas, atos de bullying, assassinato, e alguns personagens possuem uma percepção distorcida da realidade. O anime não tem um fechamento, são duas histórias independentes, mas consegue ser um bom entretenimento.
Shirase, o personagem principal é um hacker apático a tudo, a não ser quando o assunto é peças de computadores e dispositivos eletrônicos. A história é um pouco repetitiva durante os 5 episódios a que assisti. Um pouco de ação, romance e muito fanservice. Mas a série em si é bastante divertida.
Em relação a história, a relação de Shirase e sua sobrinha, Misao, pode parecer imprópria para quem não é acostumado a esse aspecto social da cultura japonesa (lolicon - complexo de lolita) mas a medida que os episódios vão progredindo outros personagens aparecem e de certa forma essa má impressão é um pouco atenuada.
O final da série sugere uma possível continuação, nesse caso seria interessante pois fica em suspenso um certo romance de Shirase para com outras personagens, apesar de seu comportamento, na maioria das vezes, insensível, indiferente. Assista sem muitas expectativas, talvez o agrade e, o anime é bem curto.
Das memórias de Fania Fénelon e roteirizado por Arthur Miller, o longa narra a história de um grupo de mulheres que tentam sobreviver aos horrores da guerra no campo de concentração em Auschwitz, na Polônia, onde passaram e morreram mais de um milhão de pessoas.
Em relação ao filme, a escolha do elenco é de elogiar, excelente, fiquei admirado com as performances de Vanessa Redgrave e Melanie Mayron. Nas imagens existem algumas mudanças de cores, uma hora azul e em outra o sépia, parece que foi devido a tentativa de intercalar o material com imagens reais da batalha.
Continuar vivendo e a qualquer custo nem que para isso você abandone os seus princípios morais e éticos; a Amarga Sinfonia de Auschwitz é um filme pungente e aterrador.
Docudrama experimental, o filme de estreia de Samira Makhmalbaf provocou variados debates no Irã. O roteiro, um relato de eventos reais foi escrito por Samira com a ajuda de seu pai, Mohsen Makhmalbaf também cineasta, e foi inspirado em uma reportagem de TV que repercutiu o caso.
Toda a família Naderi está na tela e isso por si só é aterrador, Makhmalbaf passou um tempo com a família antes de filmar e acredite, o filme foi produzido em 11 dias. Pense em como essas pessoas lidaram tendo que interpretar um acontecimento desses depois de tanta exposição na mídia? penso em uma intensa terapia de choque. A maçã, símbolo do filme, me faz pensar em Eva e a sua expulsão do paraíso, no caso em questão, as irmãs são libertas e a partir daí passam a explorar além dos limites de sua casa. Uma crítica à sociedade patriarcal iraniana.
Com produção modesta o filme estreou no Festival de Cinema de Cannes e competiu nas categorias "Un Certain Regard" e "Camera d'Or". Mais uma rica experiência vinda do cinema iraniano!
Dragon Half é uma adaptação do mangá criado por Ryuuke Mita e publicado entre 1988 a 1994 na Monthly Dragon Magazine. Para um mangá com uma publicação de seis anos (sete volumes), dois episódios parecem que ficou muito aquém daquilo que poderia ser transportado para o anime. Eu, particularmente, gostaria de mais episódios mas parece que a receptividade no Japão acabou interrompendo os planos para a produção de mais alguns.
O enredo é simples e o desenrolar da história é alucinante com situações cômicas a maior parte do tempo. Esteja preparado para dar boas risadas e não leve nada muito a sério, apenas divirta-se.
Vida Sobre Rodas
4.4 51Quem andou de skate nessa época, assista o quanto antes! São muitas imagens bacanas, adorei ver o Hosoi e me emocionei com a história do Lincoln Ueda.
A montagem do documentário ficou muito boa, as entrevistas, o resgate histórico é muito importante para o esporte em geral!!!
Constantin e Elena
3.4 1Andrei Dascalescu coletou durante cinco anos mais de 60 horas de filmagens e nos lega esse documentário sobre a vida do casal Vinca no interior da Romênia mais especificamente na vila de Garcina no condado de Neamt.
A cumplicidade do casal comove e às vezes me fez rir. Quando o assunto é a Morte, parece que estão se preparando, há um sentimento vago de tristeza, nos alerta sobre a finitude da vida.
É fascinante desde os pequenos detalhes e como o casal encara a vida, a natureza e o tempo.
Insolação
3.3 115Alguns locais em Brasília me causam estranhamento como as falas de alguns personagens. Parece que estão deslocados da realidade, ausentes, caminhando por locais vazios, sem rumo...
O filme é arrastado, lento, a fotografia em minha opinião é o que mais agrada.
Tempestade
3.1 5Segundo Cesar Cabral o curta é inspirado na canção “Eleanor Rigby”, dos Beatles, e nas pinturas de J.M.W. Turner.
A arte em stop-motion é bem feita e detalhada: o barco, as ondas, a tempestade, a iluminação...
Penso na trabalheira toda para produzir um curta desses... :)
As Águas de Katrina
3.2 1As Águas de Katrina documenta a devastação de New Orleans ocorrido pela passagem do furacão pelos Estados Unidos em 2005. Cerca de 200 mil casas ficaram debaixo da água e mais de 180 mil pessoas morreram direta ou indiretamente na tragédia.
O Katrina foi um dos maiores e mais caro desastre na história dos Estados Unidos, fazendo com que mais de um milhão de pessoas migrassem dos locais atingidos, isso só nos Estados Unidos.
O documentário venceu o Grande Prêmio do Júri na competição de "docs" do Sundance 2008. Algumas questões são levantadas, como a falta de habilidade do Governo em lidar com a situação, a deficiência na ajuda aos necessitados, a burocracia estatal, as forças armadas e os conflitos no Golfo Pérsico/Iraque...
Caminho para Casa
4.1 11Com atores escolhidos na região próxima das filmagens, escolhas bem-vindas por sinal, o único ator com experiência em frente às câmeras é o neto pentelho, Sang-woo.
A história é sobre família, amor, amizade, costumes... Em um primeiro momento senti uma certa antipatia pelo neto e os seus modos agressivos para com a avó mas com o decorrer do tempo essa relação se modifica, o moleque resistente vai cedendo aos poucos ao jeito simples e terno da matriarca. É uma experiência muito rica para o neto, com certeza ele não será mais o mesmo depois desta.
Com um orçamento modesto mas muito bem produzido, "Caminho para Casa" é uma bela surpresa.
O Rosto
3.9 46 Assista AgoraNada é o que parece ser ou um jogo de ilusões é esse "O Rosto" de Bergman caracterizado por um cenário do século XIX (1840), na Suécia.
O elenco todo fez um trabalho muito bom, tudo ficou tão harmonioso mas o casal Vogler merece todo o destaque do filme, quanta desenvoltura de Ingrid Thulin e presença de espírito de Max von Sydow em seus personagens.
O diretor de fotografia Gunnar Fischer faz um trabalho excepcional, o desenrolar da estória é praticamente todo em um único cenário, a mansão dos Egerman. O figurino casa muito bem com o aspecto sombrio do filme, a montagem e transformação do cenário para as apresentações junto ao jogo de câmeras é sensacional, veja a sequência da perseguição de Albert Vogler ao Dr. Vergerus é de causar arrepios...
Com um final um tanto abrupto, a única coisa que passa pela minha cabeça é de que a trupe do "Teatro de Saúde Magnética de Vogler" tem que prosseguir, apresentando a sua 'arte', de todas as formas possíveis...
Esse provocativo filme de Bergman foi o representante da Suécia à edição do Oscar 1959.
Lupin III: Voyage to Danger
3.9 2Para quem conhece Lupin sabe que em seu enredo não podem faltar muitos tiros, explosões, enfim, adrenalina do início ao fim e nesse 5º especial temos, sem surpresa, todos esses ingredientes. Então, para os fãs que acompanham a série é uma boa recomendação.
A narrativa da trama contém uma crítica ao tráfico internacional de armas e seus contrabandistas e o financiamento de Guerras por motivos exclusivamente financeiros.
Jigen tem um papel relevante nesse episódio e a sua estória é certamente o combustível que envolve toda a trama.
O especial foi parcialmente baseado no episódio "Orders to Destroy the Atomic Submarine Ivanov" em que temos Lupin roubando um submarino nuclear russo que foi ao ar em 25 de dezembro de 1985 sendo este o último episódio da série.
Subida ao céu
3.5 6 Assista AgoraBaseado em situações vividas e compiladas pelo roteirista e poeta Manuel Altolaguirre e sua esposa Maria Luisa Altolaguirre, "Subida ao céu" é uma obra obrigatória para os que acompanham a filmografia de Buñuel.
Filme da sua fase mexicana, enquanto esteve exilado, participou do Festival de Cinema de Cannes em 1952. Em Paris foi agraciado com o "melhor filme de vanguarda" e no México ganhou um "Ariel" (versão mexicana do Oscar) como melhor realizador.
Um 'road Movie' recheado de situações surreais e cômicas que cobre desde um nascimento até uma fatídica morte. O protagonista Olivério (Esteban Márquez) tem uma atuação mediana, no entanto, a personagem interpretada por Lilia Prado, Raquel, essa sim é a potência motriz do filme, determinada a qualquer custo, a testar a fidelidade do protagonista. Sua beleza sensual e abrasadora conduz a narrativa, é a imagem da sedução e do pecado trabalhada de forma excepcional por Buñuel.
A narrativa de costumes também tem o seu viés político. 'Subida ao céu', apesar dos parcos recursos econômicos é sem dúvida um grande filme na obra do cineasta.
Ensaio de um Crime
4.0 34 Assista AgoraMais um ótimo trabalho de Buñuel. Fotografia, figurino, tudo se encaixa bem. As atuações são consistentes, as atrizes femininas fizeram um trabalho magnífico juntamente com o Ernesto Alonso (Archibaldo de la Cruz).
Adorável Pivellina
3.5 7Os diretores recrutaram os atores na própria comunidade onde toda a história é encenada, San Basilio, um bairro nos arredores do leste de Roma. São artistas circenses que moram em trailers e contêineres próximos uns dos outros.
Com uma história simples mas cheia de humanidade, Adorável Pivellina, foi o escolhido para representar a Áustria no Oscar e premiado na Quinzena dos Realizadores em Cannes (2009).
Uma Galinha No Vento
4.1 12 Assista AgoraUm Japão pós-guerra, pobre, frio, derrotado, onde os protagonistas continuam a lutar, agora de uma forma forma diferente mas não menos trágica.
Shuichi, o marido, volta ao lar depois de quatro longos anos e a esposa, Tokiko, o aguarda cheia de esperança. A indiferença e o distanciamento de Shuichi já em um primeiro momento precede a sua "obsessão" pela traição da esposa, o marido agora está ferido em seu ego.
Diante de um contexto dramático e pobreza excessiva, chego a acreditar que Tokiko fez o que fez pois não tinha outras opções. Um Ozu obrigatório!
O Homem de Aran
3.9 7A relação do homem com o mar e a luta por sobrevivência de alguns habitantes de Aran, captada de forma singular pelas lentes de Robert J. Flaherty.
O filme é belo, com uma fotografia poderosa, veja a sequência dos pescadores tentando capturar um tubarão que é praticamente do tamanho do barco deles, é surpreendente!
Obrigatório para todo o cinéfilo!
Pequenas Flores Vermelhas
3.8 27A primeira metade do filme é interessante e chamou-me mais a atenção.
Passamos a conhecer os personagens e a rotina do internato.
Quando o flme entra em sua metade final ocorre uma mudança nas atitudes de Qiang.
Ele se torna impaciente e rebelde com as outras crianças e funcionários, chegando a agredir aquelas.
Dirigir um elenco, composto em sua maioria de crianças, deve dar um baita trabalho, esse é um ponto positivo para Zhang Yuan e este Pequenas Flores Vermelhas.
La Petite Bande
4.3 2As crianças estão enfadadas, será que é pela repetição maquinal da aula de música ou porquê estão na escola? Começa então uma grande aventura que culmina com a travessia para outro país, no caso a França, passeando de barco pelo Canal da Mancha.
Essa história engenhosa é baseada em fatos reais, e aconteceu com algumas crianças britânicas. A medida que a aventura se desenrola, ganha contornos fantasiosos e inacreditáveis.
Com enredo de Gilles Perrault e uma ótima trilha sonora de Edgar Cosma, La Petite Bande é um filme para a família. Mas não crie muitas expectativas.
A Ópera do Cemitério
2.8 1O filme aborda um assunto sério que é a morte de uma forma cômica e até certo ponto divertida. E digo que um musical gravado tendo como locação principal um cemitério é algo bastante curioso!
O filme foi selecionado através de um edital e recebeu R$ 600 mil da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo. Foi produzido pela TV Cultura dentro do projeto "A Música na Cidade".
Enigma de uma Vida
3.7 34Neddy Merrill percorre no período de um dia um 'rio' de piscinas até chegar em sua 'casa' no condado de Columbia. Essa odisseia causa uma certa estranheza para quem assiste, pois alguns mistérios ficam sem explicação. O primeiro é relacionado a aparição de Neddy que surge do nada com uma sunga de natação. O passado de Neddy é uma incógnita, são poucas as referências durante o filme, alguns fragmentos contados por outros personagens.
Da metade para o fim surgem situações conflituosas para Neddy e o tempo parece acompanhar essa mudança, o sol já não 'aquece' como no início, o tempo agora fecha e ganha aspectos sombrios.
Sydney Pollack dirigiu o filme após Frank Perry abandonar a direção. A fotografia é maravilhosa. Um filme que me surpreendeu positivamente. Cult!
Dr. Slump 06: N-cha! Clear Skies Over Penguin Village
3.8 1Uma produção Toei Animation (a franquia resultou em 11 filmes), adaptado da série de mangás Dr. Slump de Akira Toriyama.
Ótima animação, fluida, com cores vibrantes. Os personagens são engraçados e as situações são pra lá de incomuns.
Se você conhece os outros filmes da série, sabe que tudo na Vila do Pinguim é fantástico e surreal.
A Lição
3.9 26 Assista AgoraA professora (Nade) encenada por Margita Gosheva vive uma via-crucis durante todo o filme. A atuação de Margita é excelente, ela consegue nos transmitir a sua amargura e desespero diante de todas as situações em que é confrontada, é um personagem feminino forte e com muita coragem. O desenrolar da história tem contornos dramáticos e um final, a meu ver, improvável, não me pareceu crível.
Enfim, gostei bastante do filme e sei que os diretores fizeram muito com um roteiro simples e pouco ou nenhum incentivo financeiro.
Denpa Teki na Kanojo
3.7 10A história de "Denpa Teki na Kanojo" tem origem na 'Light Novel' escrita por Kentaro Katayama e ilustrada por Yamato Yamamoto publicadas entre 2004 e 2005, são apenas três volumes. A roteirização do anime ficou a cargo de Hiroyuki Yoshino e a animação ficou a cargo do estúdio Brain's Base.
A animação dos personagens não é tão fluida, parece que há um descompasso entre a dublagem e o character design dos mesmos mas o que me chamou a atenção foi a arte do cenário, muito bem desenhado.
Um anime curto, composto apenas por 2 OVA's. Um episódio a mais concluiria melhor o enredo, e a história deixou margem para isso.
Como explicar a telepatia entre os dois Protagonistas, seria algo realmente de uma vida passada? Por que Juuzawa Juu mora sozinho, onde estão os seus pais?
A violência, seja ela física e/ou psicológica é abundante nos dois episódios, não é um anime fácil de digerir, garotas são abusadas, atos de bullying, assassinato, e alguns personagens possuem uma percepção distorcida da realidade. O anime não tem um fechamento, são duas histórias independentes, mas consegue ser um bom entretenimento.
Battle Programmer Shirase
3.1 2Shirase, o personagem principal é um hacker apático a tudo, a não ser quando o assunto é peças de computadores e dispositivos eletrônicos.
A história é um pouco repetitiva durante os 5 episódios a que assisti. Um pouco de ação, romance e muito fanservice. Mas a série em si é bastante divertida.
Em relação a história, a relação de Shirase e sua sobrinha, Misao, pode parecer imprópria para quem não é acostumado a esse aspecto social da cultura japonesa (lolicon - complexo de lolita) mas a medida que os episódios vão progredindo outros personagens aparecem e de certa forma essa má impressão é um pouco atenuada.
O final da série sugere uma possível continuação, nesse caso seria interessante pois fica em suspenso um certo romance de Shirase para com outras personagens, apesar de seu comportamento, na maioria das vezes, insensível, indiferente.
Assista sem muitas expectativas, talvez o agrade e, o anime é bem curto.
Amarga Sinfonia de Auschwitz
4.0 46Das memórias de Fania Fénelon e roteirizado por Arthur Miller, o longa narra a história de um grupo de mulheres que tentam sobreviver aos horrores da guerra no campo de concentração em Auschwitz, na Polônia, onde passaram e morreram mais de um milhão de pessoas.
Em relação ao filme, a escolha do elenco é de elogiar, excelente, fiquei admirado com as performances de Vanessa Redgrave e Melanie Mayron.
Nas imagens existem algumas mudanças de cores, uma hora azul e em outra o sépia, parece que foi devido a tentativa de intercalar o material com imagens reais da batalha.
Continuar vivendo e a qualquer custo nem que para isso você abandone os seus princípios morais e éticos; a Amarga Sinfonia de Auschwitz é um filme pungente e aterrador.
A Maçã
3.9 101Docudrama experimental, o filme de estreia de Samira Makhmalbaf provocou variados debates no Irã. O roteiro, um relato de eventos reais foi escrito por Samira com a ajuda de seu pai, Mohsen Makhmalbaf também cineasta, e foi inspirado em uma reportagem de TV que repercutiu o caso.
Toda a família Naderi está na tela e isso por si só é aterrador, Makhmalbaf passou um tempo com a família antes de filmar e acredite, o filme foi produzido em 11 dias. Pense em como essas pessoas lidaram tendo que interpretar um acontecimento desses depois de tanta exposição na mídia? penso em uma intensa terapia de choque. A maçã, símbolo do filme, me faz pensar em Eva e a sua expulsão do paraíso, no caso em questão, as irmãs são libertas e a partir daí passam a explorar além dos limites de sua casa. Uma crítica à sociedade patriarcal iraniana.
Com produção modesta o filme estreou no Festival de Cinema de Cannes e competiu nas categorias "Un Certain Regard" e "Camera d'Or". Mais uma rica experiência vinda do cinema iraniano!
Dragon Half
3.4 3Dragon Half é uma adaptação do mangá criado por Ryuuke Mita e publicado entre 1988 a 1994 na Monthly Dragon Magazine.
Para um mangá com uma publicação de seis anos (sete volumes), dois episódios parecem que ficou muito aquém daquilo que poderia ser transportado para o anime. Eu, particularmente, gostaria de mais episódios mas parece que a receptividade no Japão acabou interrompendo os planos para a produção de mais alguns.
O enredo é simples e o desenrolar da história é alucinante com situações cômicas a maior parte do tempo. Esteja preparado para dar boas risadas e não leve nada muito a sério, apenas divirta-se.