Apesar de baseada em fatos reais, achei a coisa um pouco romantizada e estereotipada. O roteiro desenhou, através dos diálogos, uns personagens muito caricatos e há uma aura de maniqueísmo no ar. Não sou a favor de séries documentais romantizando a realidade. Um exemplo de séries boas nesse estilo são The Wire e Boadwoark Empire, que fazem um retrato documental frio. Não coloco em xeque os fatos principais da série, mas a liberdade criativa dos roteiristas no que tange aos diálogos e interpretações.
Deus é bom! Com o péssimo final de Game of Thrones embarquei em The Last Kingdom e não conseguia parar de assistir os episódios. Essa temporada foi incrível. Tem alguns clichês, como o Utred ter se lançado como um Rambo no meio do exército inimigo e sair catando uns 5 de uma vez, para mim foi uma péssima ideia do roteirista (ou do Bernard Cornwell, pois não sei se a mesma cena tem no livro), pois no momento em que experimentamos um plot twist não clichê de morte de uma personagem principal, a série vai lá e joga o clichê do herói revoltadinho com super poderes, ou seja, não serviu de nada subverter a narrativa tradicional se era para voltar a apelar para o lugar comum novamente (e na mesma cena!). Mas The Last Kingdom é série de diversão, mesmo com os eventuais erros é uma série empolgante e entrega o que promete.
Como sempre digo, o problema não é o que acontece, mas COMO acontece. Copiar a fórmula do Martin não o transforma no Martin. Os produtores pensaram "não podemos fazer um final feliz, tem que ser agridoce, como o Martin disse". O problema é que, para fazer com que cada fato se encaixe um no outro, é preciso ter um roteiro orgânico. Vejam, até a forma como a Daenerys morre nas mãos do Jon Snow é sem graça, algo que deveria ter sido extremamente chocante ficou um pouco previsível. Acho que o final de GOT serve para muitos começarem a se questionar sobre o que é que faz uma história ser realmente boa, para mim é desenvolvimento, coerência, personagens críveis, atitudes concernentes a cada personagem. Não é o que houve aqui, infelizmente. É isso que faz cada diretor e cada escritor únicos. Não basta ir lá e meramente copiar a fórmula do outro: como nas ciências exatas, de nada adianta saber a fórmula e não saber aplicar. Os showrunners, aos poucos, se viram acuados e sem saber para onde correr, a atitude mais inteligente, ao meu ver, seria ter procurado um roteirista com nome de peso na indústria do cinema e recorrer a essa ajuda externa. Eles continuaram insistindo no erro, infelizmente.
Não gostei da morte do Mindinho. Primeiro porque tava meio óbvia, pelo andar da história. Segundo que, pela magnitude do personagem, ele caiu muito fácil. Nem parecia ele.
Posso estar enganado com relação ao desfecho da trama, mas vi 10 episódios até agora e a série não conseguiu me prender. Eu sei que fazem todo esse bafafá em torno dela, dizem que é melhor que The Sopranos, Breaking Bad e Mad Men, mas acho isso tudo um exagero. Atuações? Muito boas. Diálogos? Alguns são bons. Realismo? Ok. Nada disso para mim é problemático na série. O que é problemático é a forma como a história é contada, pois a história tem um ritmo que não soa muito natural. Ela deixa você com vontade de voltar o vídeo porque não entendeu uma parte, quando o que você deveria ter entendido na verdade era uma banalidade. Se fosse algo realmente importante até valeria a pena dificultar a compreensão da trama. Mas não, é uma série que quer se fazer de difícil para pouca coisa. E digo mais, não é necessariamente por causa do ritmo que The Wire me incomoda, pois um bom diretor sabe acoplar um ritmo veloz a uma trama descomplicada, como é caso do Martin Scorsese, que te apresenta mil situações num espaço de vinte minutos e ainda assim você apreende tudo com perfeição, ou o caso do grande romancista Gabriel Garcia Marquez, que talhou sua obra-prima Cem Anos de Solidão com uma sortidão de personagens de nomes parecidos sem nunca confundir o leitor. A falta de habilidade com a direção ou roteiro torna uma história boa em algo intragável. É difícil imaginar por que só um grupinho restrito de pessoas (que se acham iluminadas) assiste essa série? É difícil imaginar por que ela foi esnobada pelo Emmy e demais premiações? A série pode até contar com bons atores, bons momentos e uma história realista, mas ela perde uma chance de ouro de nos apresentar da maneira correta uma história que, talvez, se não fosse por orgulho de seus produtores, podeira vir a ser tão conhecida quanto The Sopranos, Mad Men e Breaking Bad foram.
Não ficou tão ruim de assistir, assisti vários episódios numa tacada, mas é óbvio que deixou a desejar. A Elektra foi uma das maiores reclamações dos fãs na 2ª temporada de Demolidor, deveriam tê-la deixado de lado. Por outro lado, dá para entender essa fixação do Matt por ela, pois todo mundo tem uma "mina" que desgraça a sua mente, o problema é que a atriz não é tão bonita e em nenhum momento dá trégua para o Matt, ela é sempre piora em personalidade e atitudes. Assim fica difícil o telespectador pegar alguma empatia pela personagem. O Danny Rand é outro abacaxi que a Marvel/Netflix criou, o ator já se mostrou ótimo em Game of Thrones, mas o papel para o qual foi designado fez com que ele ficasse impossibilitado de mostrar seu real valor. O Punho de Ferro é um personagem mimado, enquanto os outros três conseguem chegar a um consenso como adultos ele se faz de cabeça dura e briga com os personagens que estão do mesmo lado que o seu e, na ânsia de querer mostrar importância, sempre persegue caminhos burros que só favorecem o inimigo.
Fora isso, furos de roteiro visíveis, como Jessica Jones perseguir e tirar foto do Murdock a uma curta distância e ele, com sua super-audição, não perceber nada, dentre tantos outros. Além do mais, o enredo foi pontuado por vários momentos de choque desnecessários, dando a impressão de que a história estava sendo contada por dois pirralhos brincando de lutinha de boneco - tipo "veio o Demolidor e fez isso" "ah, mas aí veio a Elektra e fez aquilo, que é MUITO MELHOR do que isso".
Acabei de assistir o primeiro episódio e posso dizer, logo de cara, que quem quer que tenha criado essa série, essa pessoa é muito boa no quesito "suspense eletrizante". A série não dorme em serviço. Ao passo que nos deixa intrigado com uma pergunta, acabam surgindo mais perguntas a cada 5 minutos. Normalmente as séries de suspense pegam uma só coisa e enrolam o episódio inteiro em torno dela, como é o caso de Lost e tantas outras. Orphan Black, na contramão, nos bombardeia de dúvidas logo no primeiro episódio. E o pior é que nenhuma dessas dúvidas é respondida, o que faz aumentar ainda mais a nossa vontade de devorar o resto dos episódios. Essa série é o que Bates Motel deveria ter sido... um suspense de deixar você curioso.
O roteiro tá cheio de furos visíveis, como a JJ perseguir e tirar foto do Demolidor sem ele perceber com sua super-audição, mas tá divertido de assistir, tá parecendo aqueles filmes antigos de super-heróis. Roteiro bosta, mas muita ação e piadinhas = assistível. Tava vendo aqui quem escreveu o episódio, foram as mesmas pessoas que cuidaram da 2ª temporada de Demolidor, que foi bem inferior à primeira mas com muita cena de ação. Quem não gostou muito de Punho de Ferro e Luke Cage, mas gostou da 2ª temporada de Demolidor, talvez goste de Os Defensores, mas, lembrando, só pela diversão, porque a lógica do roteiro tá bem prejudicada.
Acabei de assistir o último episódio, não sei bem como descrever o sentimento, mas acho que foi diferente do sentimento da maioria. Digamos, eu não achei ruim, achei bem coerente, gostei também das metáforas com Shakespeare e a referência da mendiga (Jesus ou Ceifeiro? Eis a questão), mas pelos comentários eu estava esperando algo bem plot twist. Na contramão do que a série apresentou durante suas longas 7 temporadas, o final foi, na verdade, bem calmo e foi criado todo um clima de redenção em torno do Jax (pessoal se abraçando e tal, se despedindo) teve um significado mais simbólico, digamos assim, o que, de certa forma, me fez achá-lo coerente, porém não excepcional. Entretanto, é algo raro na televisão uma série conseguir montar um final digno do que foi toda a série (que o digam os terríveis finais de Dexter e Lost). Melhor fazer um final dentro do destino que todo mundo já esperava para os personagens do que tentar surpreender e o tiro sair pela culatra. Então, na minha opinião, foi um fim louvável sim, embora não da forma como eu esperava. Não foi aquele final do nível de Breaking Bad, mas deixou saudades.
A série em termos de drama e atuações é muito boa. Ao contrário de muita gente não achei tão arrastada, até porque sou daqueles que sempre gosta de mais explicações e detalhes numa série ou livro, então pra mim foi de boa a forma como não tentaram apressar nada e a forma como construíram o suspense, eles vão adicionando as informações aos poucos, deixando você na expectativa, a série dá muita curiosidade e é fácil de ser maratonada, eu e muitas pessoas a assistimos em um dia e meio.
Talvez o único ponto em que a série deixou a desejar foi o clima muito politicamente correto e educativo, seria mais interessante eles apenas mostrarem as cenas ocorrendo, sem necessariamente ter alguém para dizer como aquilo é horrível, tal como acontece na série Mad Men, onde as mulheres passam por situações humilhantes e não tem ninguém para dizer "gente, isso é errado". Em "Os 13 porquês" às vezes é incômodo a forma como personagens secundários aparecem para quebrar a naturalidade dos acontecimentos com as suas "lições".
Como um todo foi melhor que a primeira temporada, mas a 1ª foi mais redondinha. A segunda pecou em alguns momentos pelo excesso, mas nada que me faça dizer "nooossa, que temporada ruim". Pelo contrário, devorei tudo em dois dias.
Para quem tá dizendo que há semelhanças com Arrow, sinto muito, mas as histórias desenvolvidas em Daredevil estão no quadrinho para quem quiser ver, já as histórias de Arrow não, são copiadas do Batman.
Se há uma semelhança entre Demolidor e outro super-herói é entre Demolidor de Batman, mas essas semelhanças já são antigas. Fora isso, todos sabemos que Frank Miller trabalhou com Batman e Demolidor da década de 90, dando uma cara mais sombria às duas HQs.
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Olhos que Condenam
4.7 680 Assista AgoraApesar de baseada em fatos reais, achei a coisa um pouco romantizada e estereotipada. O roteiro desenhou, através dos diálogos, uns personagens muito caricatos e há uma aura de maniqueísmo no ar. Não sou a favor de séries documentais romantizando a realidade. Um exemplo de séries boas nesse estilo são The Wire e Boadwoark Empire, que fazem um retrato documental frio. Não coloco em xeque os fatos principais da série, mas a liberdade criativa dos roteiristas no que tange aos diálogos e interpretações.
O Último Reino (1ª Temporada)
4.1 224 Assista AgoraDeus é bom! Com o péssimo final de Game of Thrones embarquei em The Last Kingdom e não conseguia parar de assistir os episódios. Essa temporada foi incrível. Tem alguns clichês, como o Utred ter se lançado como um Rambo no meio do exército inimigo e sair catando uns 5 de uma vez, para mim foi uma péssima ideia do roteirista (ou do Bernard Cornwell, pois não sei se a mesma cena tem no livro), pois no momento em que experimentamos um plot twist não clichê de morte de uma personagem principal, a série vai lá e joga o clichê do herói revoltadinho com super poderes, ou seja, não serviu de nada subverter a narrativa tradicional se era para voltar a apelar para o lugar comum novamente (e na mesma cena!). Mas The Last Kingdom é série de diversão, mesmo com os eventuais erros é uma série empolgante e entrega o que promete.
Game of Thrones (8ª Temporada)
3.0 2,2K Assista AgoraComo sempre digo, o problema não é o que acontece, mas COMO acontece. Copiar a fórmula do Martin não o transforma no Martin. Os produtores pensaram "não podemos fazer um final feliz, tem que ser agridoce, como o Martin disse". O problema é que, para fazer com que cada fato se encaixe um no outro, é preciso ter um roteiro orgânico. Vejam, até a forma como a Daenerys morre nas mãos do Jon Snow é sem graça, algo que deveria ter sido extremamente chocante ficou um pouco previsível. Acho que o final de GOT serve para muitos começarem a se questionar sobre o que é que faz uma história ser realmente boa, para mim é desenvolvimento, coerência, personagens críveis, atitudes concernentes a cada personagem. Não é o que houve aqui, infelizmente. É isso que faz cada diretor e cada escritor únicos. Não basta ir lá e meramente copiar a fórmula do outro: como nas ciências exatas, de nada adianta saber a fórmula e não saber aplicar. Os showrunners, aos poucos, se viram acuados e sem saber para onde correr, a atitude mais inteligente, ao meu ver, seria ter procurado um roteirista com nome de peso na indústria do cinema e recorrer a essa ajuda externa. Eles continuaram insistindo no erro, infelizmente.
Breaking Bad (1ª Temporada)
4.5 1,4K Assista Agorasempre dizem que é a temporada mais fraca, mas até que foi uma temporada legal, acima das temporadas de outras séries
Better Call Saul (3ª Temporada)
4.4 313A série está esquentando mais a cada temporada, está seguindo o padrão de Breaking Bad de melhorar conforme a história se desenrola.
Game of Thrones (7ª Temporada)
4.1 1,2K Assista AgoraNão gostei da morte do Mindinho. Primeiro porque tava meio óbvia, pelo andar da história. Segundo que, pela magnitude do personagem, ele caiu muito fácil. Nem parecia ele.
The Wire (1ª Temporada)
4.6 170 Assista AgoraPosso estar enganado com relação ao desfecho da trama, mas vi 10 episódios até agora e a série não conseguiu me prender. Eu sei que fazem todo esse bafafá em torno dela, dizem que é melhor que The Sopranos, Breaking Bad e Mad Men, mas acho isso tudo um exagero. Atuações? Muito boas. Diálogos? Alguns são bons. Realismo? Ok. Nada disso para mim é problemático na série. O que é problemático é a forma como a história é contada, pois a história tem um ritmo que não soa muito natural. Ela deixa você com vontade de voltar o vídeo porque não entendeu uma parte, quando o que você deveria ter entendido na verdade era uma banalidade. Se fosse algo realmente importante até valeria a pena dificultar a compreensão da trama. Mas não, é uma série que quer se fazer de difícil para pouca coisa. E digo mais, não é necessariamente por causa do ritmo que The Wire me incomoda, pois um bom diretor sabe acoplar um ritmo veloz a uma trama descomplicada, como é caso do Martin Scorsese, que te apresenta mil situações num espaço de vinte minutos e ainda assim você apreende tudo com perfeição, ou o caso do grande romancista Gabriel Garcia Marquez, que talhou sua obra-prima Cem Anos de Solidão com uma sortidão de personagens de nomes parecidos sem nunca confundir o leitor. A falta de habilidade com a direção ou roteiro torna uma história boa em algo intragável. É difícil imaginar por que só um grupinho restrito de pessoas (que se acham iluminadas) assiste essa série? É difícil imaginar por que ela foi esnobada pelo Emmy e demais premiações? A série pode até contar com bons atores, bons momentos e uma história realista, mas ela perde uma chance de ouro de nos apresentar da maneira correta uma história que, talvez, se não fosse por orgulho de seus produtores, podeira vir a ser tão conhecida quanto The Sopranos, Mad Men e Breaking Bad foram.
Bates Motel (2ª Temporada)
4.2 645única coisa boa da temporada foi a Coby
Os Defensores
3.5 500Não ficou tão ruim de assistir, assisti vários episódios numa tacada, mas é óbvio que deixou a desejar. A Elektra foi uma das maiores reclamações dos fãs na 2ª temporada de Demolidor, deveriam tê-la deixado de lado. Por outro lado, dá para entender essa fixação do Matt por ela, pois todo mundo tem uma "mina" que desgraça a sua mente, o problema é que a atriz não é tão bonita e em nenhum momento dá trégua para o Matt, ela é sempre piora em personalidade e atitudes. Assim fica difícil o telespectador pegar alguma empatia pela personagem. O Danny Rand é outro abacaxi que a Marvel/Netflix criou, o ator já se mostrou ótimo em Game of Thrones, mas o papel para o qual foi designado fez com que ele ficasse impossibilitado de mostrar seu real valor. O Punho de Ferro é um personagem mimado, enquanto os outros três conseguem chegar a um consenso como adultos ele se faz de cabeça dura e briga com os personagens que estão do mesmo lado que o seu e, na ânsia de querer mostrar importância, sempre persegue caminhos burros que só favorecem o inimigo.
Fora isso, furos de roteiro visíveis, como Jessica Jones perseguir e tirar foto do Murdock a uma curta distância e ele, com sua super-audição, não perceber nada, dentre tantos outros. Além do mais, o enredo foi pontuado por vários momentos de choque desnecessários, dando a impressão de que a história estava sendo contada por dois pirralhos brincando de lutinha de boneco - tipo "veio o Demolidor e fez isso" "ah, mas aí veio a Elektra e fez aquilo, que é MUITO MELHOR do que isso".
Orphan Black (1ª Temporada)
4.5 923 Assista AgoraAcabei de assistir o primeiro episódio e posso dizer, logo de cara, que quem quer que tenha criado essa série, essa pessoa é muito boa no quesito "suspense eletrizante". A série não dorme em serviço. Ao passo que nos deixa intrigado com uma pergunta, acabam surgindo mais perguntas a cada 5 minutos. Normalmente as séries de suspense pegam uma só coisa e enrolam o episódio inteiro em torno dela, como é o caso de Lost e tantas outras. Orphan Black, na contramão, nos bombardeia de dúvidas logo no primeiro episódio. E o pior é que nenhuma dessas dúvidas é respondida, o que faz aumentar ainda mais a nossa vontade de devorar o resto dos episódios. Essa série é o que Bates Motel deveria ter sido... um suspense de deixar você curioso.
Os Defensores
3.5 500O roteiro tá cheio de furos visíveis, como a JJ perseguir e tirar foto do Demolidor sem ele perceber com sua super-audição, mas tá divertido de assistir, tá parecendo aqueles filmes antigos de super-heróis. Roteiro bosta, mas muita ação e piadinhas = assistível. Tava vendo aqui quem escreveu o episódio, foram as mesmas pessoas que cuidaram da 2ª temporada de Demolidor, que foi bem inferior à primeira mas com muita cena de ação. Quem não gostou muito de Punho de Ferro e Luke Cage, mas gostou da 2ª temporada de Demolidor, talvez goste de Os Defensores, mas, lembrando, só pela diversão, porque a lógica do roteiro tá bem prejudicada.
Sons of Anarchy (7ª Temporada)
4.6 575 Assista AgoraAcabei de assistir o último episódio, não sei bem como descrever o sentimento, mas acho que foi diferente do sentimento da maioria. Digamos, eu não achei ruim, achei bem coerente, gostei também das metáforas com Shakespeare e a referência da mendiga (Jesus ou Ceifeiro? Eis a questão), mas pelos comentários eu estava esperando algo bem plot twist. Na contramão do que a série apresentou durante suas longas 7 temporadas, o final foi, na verdade, bem calmo e foi criado todo um clima de redenção em torno do Jax (pessoal se abraçando e tal, se despedindo) teve um significado mais simbólico, digamos assim, o que, de certa forma, me fez achá-lo coerente, porém não excepcional. Entretanto, é algo raro na televisão uma série conseguir montar um final digno do que foi toda a série (que o digam os terríveis finais de Dexter e Lost). Melhor fazer um final dentro do destino que todo mundo já esperava para os personagens do que tentar surpreender e o tiro sair pela culatra. Então, na minha opinião, foi um fim louvável sim, embora não da forma como eu esperava. Não foi aquele final do nível de Breaking Bad, mas deixou saudades.
13 Reasons Why (1ª Temporada)
3.8 1,5K Assista AgoraA série em termos de drama e atuações é muito boa. Ao contrário de muita gente não achei tão arrastada, até porque sou daqueles que sempre gosta de mais explicações e detalhes numa série ou livro, então pra mim foi de boa a forma como não tentaram apressar nada e a forma como construíram o suspense, eles vão adicionando as informações aos poucos, deixando você na expectativa, a série dá muita curiosidade e é fácil de ser maratonada, eu e muitas pessoas a assistimos em um dia e meio.
Talvez o único ponto em que a série deixou a desejar foi o clima muito politicamente correto e educativo, seria mais interessante eles apenas mostrarem as cenas ocorrendo, sem necessariamente ter alguém para dizer como aquilo é horrível, tal como acontece na série Mad Men, onde as mulheres passam por situações humilhantes e não tem ninguém para dizer "gente, isso é errado". Em "Os 13 porquês" às vezes é incômodo a forma como personagens secundários aparecem para quebrar a naturalidade dos acontecimentos com as suas "lições".
Monster
4.6 131Anime genial em todos os aspectos, mas o que mais me intrigou foi o final.
Mr. Robot (2ª Temporada)
4.4 518Essa série é igual a Donnie Darko, você não entende porra nenhuma, mas não consegue parar de assistir.
Demolidor (2ª Temporada)
4.3 967 Assista AgoraComo um todo foi melhor que a primeira temporada, mas a 1ª foi mais redondinha. A segunda pecou em alguns momentos pelo excesso, mas nada que me faça dizer "nooossa, que temporada ruim". Pelo contrário, devorei tudo em dois dias.
Para quem tá dizendo que há semelhanças com Arrow, sinto muito, mas as histórias desenvolvidas em Daredevil estão no quadrinho para quem quiser ver, já as histórias de Arrow não, são copiadas do Batman.
Se há uma semelhança entre Demolidor e outro super-herói é entre Demolidor de Batman, mas essas semelhanças já são antigas. Fora isso, todos sabemos que Frank Miller trabalhou com Batman e Demolidor da década de 90, dando uma cara mais sombria às duas HQs.