Que roteiro engenhoso. Pena que se perde um pouco no final, trazendo uma solução simplista e apressada. Mas isso era típico dos filmes dessa época mesmo. Ainda assim vale muito a pena assistir.
No começo do filme conhecemos o caso que assombrou a cidade na década de 40. Um sujeito esquisito raptava crianças e as levava para sua cabana nas montanhas. As crianças geralmente eram raptadas em pares e na cabana, enquanto uma encarava a parede do porão, a outra era assassinada. A brutalidade do caso mexeu com a crença popular e fez com que surgissem explicações sobrenaturais para o mesmo. E dessa forma, o mito foi sendo perpetuado ao longo dos anos. No final nunca sabemos com certeza o que é verdade e o que é mito. O assassino das crianças na década de 40 poderia ser apenas um psicopata? Ou estaria ele realmente possuído pelo espírito da bruxa ou por algo maligno presente na floresta? Se realmente existe algo maligno, teria sido Josh (o primeiro a desaparecer dentre os jovens do documentário) possuído pelo mesmo espírito? Ou teria ele enlouquecido pelo isolamento na floresta? Ou ainda, será que o assassino da década de 40 não estaria ainda vivo e à solta por aí? Enfim, todas essas questões em aberto colaboram para intensificar aquela sensação de aflição passada pelo filme.
Com certeza é uma das melhores adaptações de Stephen King para o cinema. Só não dou nota máxima porque esperava um filme mais sangrento, assim como é o livro. Por exemplo,
foi omitido o momento extremamente perturbador e angustiante em que Annie decepa o pé de Paul com um machado e depois de algum tempo corta o polegar do coitado. Assim como também foi omitida a morte grotesca de um dos policiais com um cortador de grama.
Decidiram focar mais no suspense e na tensão psicológica, o que de maneira nenhuma se torna um defeito.
Pra quem gosta do bom e velho trash anos 80, acho que vale a pena assistir. É um filme divertido, que não é pra ser levado a sério. As mortes aqui estão entre as mais bizarras que já vi em filmes do gênero. As atuações são péssimas e na maior parte o filme é recheado de clichês, mas eu consegui ignorar um pouco esse fato, principalmente porque
Na minha opinião não se enquadra como filme de terror, pois bateu foi uma tristeza ao assistir. É angustiante ver Corky se afundando cada vez mais na loucura ao longo do filme sem ele reconhecer ou perceber que precisa de ajuda, me deu pena de verdade. E a atuação maravilhosa de Anthony Hopkins com certeza contribuiu para que o filme tivesse esse efeito em mim.
Acho que deveriam ter aprofundado mais a condição psicológica de Corky. Quando ele começou a apresentar esse problema? O que o levou a manifestar dupla personalidade? Medo? Insegurança? Será que ele desenvolveu essa personalidade que se estende ao boneco como uma forma de se esconder? Vimos que o boneco é de uma personalidade segura, extrovertida, de humor ácido que fala o que pensa, coisas que Corky não seria capaz de falar. É tanto que sozinho, Corky não fazia sucesso. Enfim, são questões que ficaram em aberto e que necessitavam de uma melhor explicação.
Ah gente, o filme não faz sentido algum, mas AMO essa estética anos 80, é tudo muito lindo de se ver. O filme não deve ser visto pra analisar roteiro, ou toda a parte técnica. É apenas pra desligar o cérebro, relaxar e curtir o momento.
Andrew McCarthy e Kim Cattrall estão ótimos em seus papéis, mas também quero destacar o James Spader, que está bem engraçado interpretando um personagem caricato que me rendeu boas risadas. Ele sempre costuma se destacar, mesmo em papéis coadjuvantes.
O filme é quase uma máquina do tempo. Não se fazem mais comédias românticas assim.
Sempre é bom ver filmes que mostram um pouco toda a sujeira daquela época, com homens inescrupulosos que usavam a religião para justificar torturas, muitas vezes visando até mesmo o lucro. Achei interessante também o filme fugir um pouco do padrão da maioria dos filmes que tratam de bruxaria e não mostrar cenas de rituais. Deixando assim mais escancarado todo o absurdo daquelas perseguições, que não tinham nenhum fundamento. Mas a verdade é que Vincent Price carrega esse filme nas costas com uma brilhante atuação, nos fazendo odiar seu personagem. Em vários momentos o andamento fica bem monótono e sem Vincent Price, o filme seria bem esquecível.
Pode ser interpretado pela ótica do sobrenatural, afinal todo aquele tema egípcio não foi jogado no filme por acaso. Então ele leva você a pensar em reencarnação e até mesmo em um loop temporal. Vi que no Egito Antigo havia a crença de que o tempo era visto como uma série de ciclos repetitivos, ao invés de algo linear. O final do filme sugere essa ideia.
O filme também pode ser interpretado pela abordagem do convívio em sociedade. Temos aqui uma demonstração de como a sociedade pode ser cruel com aqueles considerados "diferentes". Acho que essa é a principal mensagem do filme na verdade. O protagonista é um estrangeiro e em vários momentos vemos o preconceito dos vizinhos em relação a essa característica. Vemos os vizinhos (sociedade) a todo momento impondo suas regras e pressionando o protagonista a se adequar àquele padrão e ao estilo de vida daquele conjunto de apartamentos. Eles pressionam o personagem de uma forma que o leva até mesmo a perder sua identidade, sua individualidade. Isso provavelmente foi o que aconteceu também com a inquilina anterior. Em algum momento do filme, é sugerido que Simone era lésbica. Ou seja, não pertencia àquele padrão e portanto deve ter sofrido também nesse sentido. Podemos até abordar esse fato pelo lado sobrenatural também. Provavelmente Stella era um interesse amoroso de Simone. Dessa forma, Simone pode ter imaginado que se fosse um homem, não sofreria esse preconceito, seria mais aceito por todos e poderia assim expressar seu amor por Stella mais livremente. Daí entra o suposto ritual de reencarnação envolvendo o dente na parede do apartamento e os hieróglifos egípcios no banheiro.
Enfim, poderia ficar horas falando sobre esse filme. Se tornou um dos meus favoritos.
Que filme maravilhoso! Achei interessante não ser focado apenas na guerra, mas também na transformação do personagem. Ao longo do filme, vemos como Lawrence estava sendo afetado psicologicamente por tudo aquilo. Apesar de sempre ter um boa intenção e respeitar a causa árabe, em vários momentos vemos ele se perder no poder e influência que tinha conquistado sobre os árabes. Vemos também, infelizmente, ele cedendo a certos interesses imperialistas dos Britânicos, afinal era seu país e ele, como um oficial, não podia trair sua pátria. Então é interessante ver esse conflito interno do personagem, magistralmente interpretado por Peter O' Toole.
Toda a execução desse filme é de cair o queixo. Somos completamente imersos naquele mundo. O maior exemplo disso são as cenas das miragens, uma das coisas mais incríveis que ja vi. Junto com os personagens observamos algo surgindo no horizonte e juntos sentimos aquela apreensão de não saber se o que vemos é real ou apenas miragem e ficamos naquela espera angustiante. E pensar que conseguiram tudo isso sem efeitos especiais... genial! Recomendo a todos os fãs de cinema. É um daqueles que deve ser assistido pelo menos uma vez na vida.
O que fez ela voltar pro lugar que tanto odiava. Porque ela não continuou com o homem que aparentemente amava para juntos poderem enfrentar sua doença? Cheguei a conclusão de que ela voltou pela zona de conforto que a casa de Don Lope proporciona ou, como ela mesmo diz, porque ela achava que ia morrer e assim nada mais importava. Ela também desenvolveu um ódio tão intenso que fez ela dá as costas pra todas as coisas que ela um dia amou.
Interessante ver essa inversão que ocorre ao longo do filme. Começamos simpatizando com Tristana e no final há essa mudança drástica. Observamos aos poucos ela alimentando esse ódio por Don Lope, manifestado até em seus sonhos. Don Lope morto em seu sonho sugere que a vontade está escondida em seu subconsciente. E a doença só vem pra completar isso. Ela odeia o fato que a doença fez ela voltar pra aquele lugar detestável. Se torna um ódio cego, que nem a mudança de atitude de Don Lope faz ela reavaliar sua posição.
Assisti quando criança e obviamente as cenas da possessão foram as que ficaram marcadas na memória. Não me lembrava muito do resto. Agora já adulta, resolvi rever após ter realizado a leitura do livro. E agora posso dizer com mais propriedade, que filme! Acho que é a adaptação de livro mais fiel que vi até hoje. Difícil hoje em dia encontrar um filme de terror com esse nível de qualidade. A tensão vai sendo construída aos poucos, nada é apressado. Dificilmente sinto medo com o gênero terror, mas aqui, a todo o momento, o filme apresenta uma atmosfera ameaçadora, como se algo oculto estivesse à espreita e fosse se manifestar a qualquer instante. O diretor foi muito competente em transmitir essa sensação de ameaça ao espectador. Outro ponto de destaque são as atuações, que não costumam ser boas nos filmes do gênero, mas aqui todos fizeram um ótimo trabalho. Enfim, foi um filme revolucionário, muitos bebem dessa fonte até hoje.
Acho que a ideia do filme é mostrar que durante uma guerra, soldados enfrentam ao mesmo tempo uma guerra em suas mentes, onde os inimigos são o medo, a angustia, a dúvida. Mas tudo é feito de uma maneira muito superficial. É um tema que o Kubrick desenvolveria de forma mais competente em obras futuras. Mas o filme não chega a ser um lixo total.
Amo a atmosfera desse filme. Tem tudo que eu gosto aqui, naves, espaço, Egito Antigo. É uma vibe meio Arquivo X, meio Jornada nas Estrelas. Claro que pra assistir deve-se ter em mente que é um filme da década de 90, mas acho bem interessante a ideia de Rá como um ser alienígena.
Halloween III: A Noite das Bruxas
2.3 482 Assista AgoraLembra filmes de ficção cientifica dos anos 50, com aquele clima de conspiração e paranoia. O erro é ter "Halloween" no título.
Hausu
3.7 241Sam Raimi bebeu dessa fonte.
Aliança do Crime
3.4 408 Assista AgoraFaltou mais emoção. Teria sido épico se fosse dirigido pelo Scorsese.
Vestida Para Matar
3.8 252 Assista AgoraÉ uma mistura de Alfred Hitchcock e Dario Argento, com aquele toque único do Brian de Palma. Muito bom.
Uma Sepultura para a Eternidade
3.6 19Que roteiro engenhoso. Pena que se perde um pouco no final, trazendo uma solução simplista e apressada. Mas isso era típico dos filmes dessa época mesmo. Ainda assim vale muito a pena assistir.
A Bruxa de Blair
3.1 1,6KO bom desse filme é que ele deixa em aberto diversas possibilidades, pois tudo fica na sugestão.
No começo do filme conhecemos o caso que assombrou a cidade na década de 40. Um sujeito esquisito raptava crianças e as levava para sua cabana nas montanhas. As crianças geralmente eram raptadas em pares e na cabana, enquanto uma encarava a parede do porão, a outra era assassinada. A brutalidade do caso mexeu com a crença popular e fez com que surgissem explicações sobrenaturais para o mesmo. E dessa forma, o mito foi sendo perpetuado ao longo dos anos. No final nunca sabemos com certeza o que é verdade e o que é mito. O assassino das crianças na década de 40 poderia ser apenas um psicopata? Ou estaria ele realmente possuído pelo espírito da bruxa ou por algo maligno presente na floresta? Se realmente existe algo maligno, teria sido Josh (o primeiro a desaparecer dentre os jovens do documentário) possuído pelo mesmo espírito? Ou teria ele enlouquecido pelo isolamento na floresta? Ou ainda, será que o assassino da década de 40 não estaria ainda vivo e à solta por aí? Enfim, todas essas questões em aberto colaboram para intensificar aquela sensação de aflição passada pelo filme.
Louca Obsessão
4.1 1,3K Assista AgoraCom certeza é uma das melhores adaptações de Stephen King para o cinema. Só não dou nota máxima porque esperava um filme mais sangrento, assim como é o livro. Por exemplo,
foi omitido o momento extremamente perturbador e angustiante em que Annie decepa o pé de Paul com um machado e depois de algum tempo corta o polegar do coitado. Assim como também foi omitida a morte grotesca de um dos policiais com um cortador de grama.
Superstição
3.1 32Pra quem gosta do bom e velho trash anos 80, acho que vale a pena assistir. É um filme divertido, que não é pra ser levado a sério. As mortes aqui estão entre as mais bizarras que já vi em filmes do gênero. As atuações são péssimas e na maior parte o filme é recheado de clichês, mas eu consegui ignorar um pouco esse fato, principalmente porque
eles conseguem fugir um pouco disso com aquele final totalmente sem esperança, sem nenhum sobrevivente, diferente da maioria dos filmes de terror.
O Portão
3.1 149Filme bem divertido, com cara de sessão da tarde. Meio que um Steven Spielberg com baixo orçamento. Também é um deleite pra quem gosta de heavy metal.
Magia Negra
3.6 94Na minha opinião não se enquadra como filme de terror, pois bateu foi uma tristeza ao assistir. É angustiante ver Corky se afundando cada vez mais na loucura ao longo do filme sem ele reconhecer ou perceber que precisa de ajuda, me deu pena de verdade. E a atuação maravilhosa de Anthony Hopkins com certeza contribuiu para que o filme tivesse esse efeito em mim.
Só tenho uma coisa a reclamar sobre o filme.
Acho que deveriam ter aprofundado mais a condição psicológica de Corky. Quando ele começou a apresentar esse problema? O que o levou a manifestar dupla personalidade? Medo? Insegurança? Será que ele desenvolveu essa personalidade que se estende ao boneco como uma forma de se esconder? Vimos que o boneco é de uma personalidade segura, extrovertida, de humor ácido que fala o que pensa, coisas que Corky não seria capaz de falar. É tanto que sozinho, Corky não fazia sucesso. Enfim, são questões que ficaram em aberto e que necessitavam de uma melhor explicação.
Colectiv
4.0 99Absurdo atrás de absurdo. E o mais revoltante é ver que no final
após as novas eleições, tudo meio que continua na mesma. Não há uma mudança no governo.
Manequim
3.1 127 Assista AgoraAh gente, o filme não faz sentido algum, mas AMO essa estética anos 80, é tudo muito lindo de se ver. O filme não deve ser visto pra analisar roteiro, ou toda a parte técnica. É apenas pra desligar o cérebro, relaxar e curtir o momento.
Andrew McCarthy e Kim Cattrall estão ótimos em seus papéis, mas também quero destacar o James Spader, que está bem engraçado interpretando um personagem caricato que me rendeu boas risadas. Ele sempre costuma se destacar, mesmo em papéis coadjuvantes.
O filme é quase uma máquina do tempo. Não se fazem mais comédias românticas assim.
O Caçador de Bruxas
3.3 41Sempre é bom ver filmes que mostram um pouco toda a sujeira daquela época, com homens inescrupulosos que usavam a religião para justificar torturas, muitas vezes visando até mesmo o lucro. Achei interessante também o filme fugir um pouco do padrão da maioria dos filmes que tratam de bruxaria e não mostrar cenas de rituais. Deixando assim mais escancarado todo o absurdo daquelas perseguições, que não tinham nenhum fundamento. Mas a verdade é que Vincent Price carrega esse filme nas costas com uma brilhante atuação, nos fazendo odiar seu personagem. Em vários momentos o andamento fica bem monótono e sem Vincent Price, o filme seria bem esquecível.
O Inquilino
4.0 292Esse filme é sensacional. Me deixou pensando por dias. Amo o fato dele poder ter várias interpretações:
Pode ser interpretado pela ótica do sobrenatural, afinal todo aquele tema egípcio não foi jogado no filme por acaso. Então ele leva você a pensar em reencarnação e até mesmo em um loop temporal. Vi que no Egito Antigo havia a crença de que o tempo era visto como uma série de ciclos repetitivos, ao invés de algo linear. O final do filme sugere essa ideia.
O filme também pode ser interpretado pela abordagem do convívio em sociedade. Temos aqui uma demonstração de como a sociedade pode ser cruel com aqueles considerados "diferentes". Acho que essa é a principal mensagem do filme na verdade. O protagonista é um estrangeiro e em vários momentos vemos o preconceito dos vizinhos em relação a essa característica. Vemos os vizinhos (sociedade) a todo momento impondo suas regras e pressionando o protagonista a se adequar àquele padrão e ao estilo de vida daquele conjunto de apartamentos. Eles pressionam o personagem de uma forma que o leva até mesmo a perder sua identidade, sua individualidade. Isso provavelmente foi o que aconteceu também com a inquilina anterior. Em algum momento do filme, é sugerido que Simone era lésbica. Ou seja, não pertencia àquele padrão e portanto deve ter sofrido também nesse sentido. Podemos até abordar esse fato pelo lado sobrenatural também. Provavelmente Stella era um interesse amoroso de Simone. Dessa forma, Simone pode ter imaginado que se fosse um homem, não sofreria esse preconceito, seria mais aceito por todos e poderia assim expressar seu amor por Stella mais livremente. Daí entra o suposto ritual de reencarnação envolvendo o dente na parede do apartamento e os hieróglifos egípcios no banheiro.
Enfim, poderia ficar horas falando sobre esse filme. Se tornou um dos meus favoritos.
Lawrence da Arábia
4.2 416 Assista AgoraQue filme maravilhoso! Achei interessante não ser focado apenas na guerra, mas também na transformação do personagem. Ao longo do filme, vemos como Lawrence estava sendo afetado psicologicamente por tudo aquilo. Apesar de sempre ter um boa intenção e respeitar a causa árabe, em vários momentos vemos ele se perder no poder e influência que tinha conquistado sobre os árabes. Vemos também, infelizmente, ele cedendo a certos interesses imperialistas dos Britânicos, afinal era seu país e ele, como um oficial, não podia trair sua pátria. Então é interessante ver esse conflito interno do personagem, magistralmente interpretado por Peter O' Toole.
Toda a execução desse filme é de cair o queixo. Somos completamente imersos naquele mundo. O maior exemplo disso são as cenas das miragens, uma das coisas mais incríveis que ja vi. Junto com os personagens observamos algo surgindo no horizonte e juntos sentimos aquela apreensão de não saber se o que vemos é real ou apenas miragem e ficamos naquela espera angustiante. E pensar que conseguiram tudo isso sem efeitos especiais... genial! Recomendo a todos os fãs de cinema. É um daqueles que deve ser assistido pelo menos uma vez na vida.
Assassinatos na Fraternidade Secreta
3.2 72Uma bela combinação de slasher e suspense com aquele charme único dos anos 80. Merecia mais reconhecimento.
Tristana, Uma Paixão Mórbida
3.8 60Fiquei me pergutando...
O que fez ela voltar pro lugar que tanto odiava. Porque ela não continuou com o homem que aparentemente amava para juntos poderem enfrentar sua doença? Cheguei a conclusão de que ela voltou pela zona de conforto que a casa de Don Lope proporciona ou, como ela mesmo diz, porque ela achava que ia morrer e assim nada mais importava. Ela também desenvolveu um ódio tão intenso que fez ela dá as costas pra todas as coisas que ela um dia amou.
Interessante ver essa inversão que ocorre ao longo do filme. Começamos simpatizando com Tristana e no final há essa mudança drástica. Observamos aos poucos ela alimentando esse ódio por Don Lope, manifestado até em seus sonhos. Don Lope morto em seu sonho sugere que a vontade está escondida em seu subconsciente. E a doença só vem pra completar isso. Ela odeia o fato que a doença fez ela voltar pra aquele lugar detestável. Se torna um ódio cego, que nem a mudança de atitude de Don Lope faz ela reavaliar sua posição.
Forrest Gump: O Contador de Histórias
4.5 3,8K Assista AgoraAh se cada um tivesse uma porcentagem de Forrest Gump, o mundo seria outro. <3
Perfume de Mulher
4.3 1,3K Assista AgoraA atuação do Al Pacino aqui dá gosto de ver. É pura arte em movimento.
O Exorcista
4.1 2,3K Assista AgoraAssisti quando criança e obviamente as cenas da possessão foram as que ficaram marcadas na memória. Não me lembrava muito do resto. Agora já adulta, resolvi rever após ter realizado a leitura do livro. E agora posso dizer com mais propriedade, que filme! Acho que é a adaptação de livro mais fiel que vi até hoje. Difícil hoje em dia encontrar um filme de terror com esse nível de qualidade. A tensão vai sendo construída aos poucos, nada é apressado. Dificilmente sinto medo com o gênero terror, mas aqui, a todo o momento, o filme apresenta uma atmosfera ameaçadora, como se algo oculto estivesse à espreita e fosse se manifestar a qualquer instante. O diretor foi muito competente em transmitir essa sensação de ameaça ao espectador. Outro ponto de destaque são as atuações, que não costumam ser boas nos filmes do gênero, mas aqui todos fizeram um ótimo trabalho. Enfim, foi um filme revolucionário, muitos bebem dessa fonte até hoje.
Louca Escapada
3.4 78Divertido. Bom ver um Spielberg em seus primórdios.
Medo e Desejo
2.9 93 Assista AgoraAcho que a ideia do filme é mostrar que durante uma guerra, soldados enfrentam ao mesmo tempo uma guerra em suas mentes, onde os inimigos são o medo, a angustia, a dúvida. Mas tudo é feito de uma maneira muito superficial. É um tema que o Kubrick desenvolveria de forma mais competente em obras futuras. Mas o filme não chega a ser um lixo total.
Stargate: A Chave para o Futuro da Humanidade
3.5 225 Assista AgoraAmo a atmosfera desse filme. Tem tudo que eu gosto aqui, naves, espaço, Egito Antigo. É uma vibe meio Arquivo X, meio Jornada nas Estrelas. Claro que pra assistir deve-se ter em mente que é um filme da década de 90, mas acho bem interessante a ideia de Rá como um ser alienígena.
Serpico
4.1 275 Assista AgoraAl Pacino mais uma vez esnobado pelo Oscar em uma atuação maravilhosa.