Um filme simples, envolvente e permeado pelas inconstâncias humanas. Xavier Dolan tem uma capacidade incrível de retratar as relações - sejam elas de amizade, familiares ou amorosas - com a realidade e complexidade que são vividas. Os dilemas, laços e conflitos ganham forma em personagens corriqueiros, cativantes e de fácil identificação com quem assiste.
Alternativas que beiram a superficialidade, uma vez que a desigualdade se perpetua através do capitalismo. É complicado apontar caminhos "justos" dentro de um sistema naturalmente desigual e predatório. Utiliza um discurso positivista para tapar o sol com a peneira. Falta um olhar e análise estrutural.
Achei especialmente bonita a forma subjetiva de explicitar a sociedade brasileira da década de 1940; características de um passado muito presente. Patriarcado, machismo e o ser mulher dentro de tantos condicionantes. A relação entre duas irmãs toca lá no fundo do coração.
da trilogia, sem dúvida, esse é o melhor filme. Talvez porque o espectador já tem certa intimidade e expectativas com as personagens, mas também (e sem dúvidas) pelos diálogos. O filme cativa na simplicidade, no rompimento da tela e aproximação com os anseios, angústias e vivências de duas pessoas "reais".
Bacurau é um pássaro, símbolo de liberdade. Um pequeno vilarejo, no interior de Pernambuco, organizado em torno de uma igreja vazia, transformada em depósito. A crença esvaziada, a decadência da religião católica no Brasil. Por entre paisagens brasileiras, circula uma história antropofágica sobre resistência.
A política (o prefeito) investe e patrocina a entrada de americanos (capitalismo) armados (indústria bélica) na calmaria tropical do sertão. O que não espera é que a gente da terra sabe muito sobre ela. E a come (a semente, substância psicotrópica).
Bacurau fala de nós, do Brasil de 2019, onde o outro-diferente deve ser exterminado. É tanto simbolismo que não cabe em um comentário. Bacurau é resistência. É Brasil.
Talvez, utilizar obra de arte para definir o filme seja pouco. A sensibilidade da Petra faz um casamento perfeito entre o discurso áudio e visual. Com imagens majestosas, ultrapassa a simples didática de um dos momentos mais tristes do presente Brasil; analisa semioticamente a cultura, política e sociologia da terra do pau-brasil. "A nossa democracia é um sonho efêmero".
um retrato real. humano. A velocidade e o ritmo das cenas tão em consonância com os anseios do dia a dia de uma ocupação. Os enquadramentos e a montagem são de uma beleza única, assim como todo o desenrolar. É pra tocar a alma e refletir. Esse filme é uma obra de arte.
O filme se desenvolve por entre estantes e livros em um inverno de Montevideo. Tudo isso cria uma charmosa atmosfera que instiga o mistério pela verdadeira identidade da personagem. Talvez, todo esse mistério seja o responsável por desencadear a paixão obsessiva do dono da livraria. É íntimo, delicado e sensível.
pode entrar tranquilamente nas listas de “guilty pleasures”. Tem uma história bonita sobre ser quem se é e não estereotipada (apesar do high school americano). Rende boa emoção no final ❤️
Por vezes a história pareceu acelerar e confundir. Mas ao fim do filme, achei lindo como a poesia da Bishop se mistura à poesia cinematográfica. Além das cenas, a historia é linda. Ao fim do filme, o coração fica apertado. Não conhecia nada sobre a Elizabeth, mas assistir a história dela com a Lota me despertou vontade de ler.
precisei rever esse filme - uns bons anos depois - pra entender quão profundo ele é. Como nos apegamos a relacionamentos ideais, com personas moldadas ao - nosso - “ser ideal”. Através de uma ficção bem elaborada, a temática dos relacionamentos é explorada e nos apresentada de uma forma nunca vista (ao menos por mim). O filme é inteligente em todos os sentidos: produção, estética e roteiro. O que mais me marcou foi a cena final onde, os personagens, finalmente entendem que está tudo bem serem do jeito que são, com erros e acertos/ defeitos e qualidades. Que as memórias fazem de nós o que somos e que são elas que nos fazem vivos.
logo nas primeiras cenas do filme fui impactado pela beleza das cores. Pela sutileza da câmera, dos enquadramentos e, principalmente, das atuações. O roteiro é tão original que surpreende do início ao fim. Não sei dizer o que mais gostei, mas o filme me marcou de uma forma MUITO grande. Consegue refletir uma realidade que poderia ser "qualquer lugar"; dizer muito nas "entrelinhas". Talvez incrível seja pouco para descrever.
o filme transita pela subjetividade do início ao fim. Por vezes, se torna um pouco cansativo e o espectador acaba desviando a atenção. A obra por si é linda, sútil e delicada. Vale assistir e pesquisar sobre depois (entrevista com a diretora é uma dica).
Tão sensível quanto o personagem principal, Elio. Achei bonita a forma como o filme e as relações vão amadurecendo junto com os personagens. Um filme harmônico, com uma ótima fotografia e personagens que conquistam. A trilha sonora é igualmente maravilhosa e sensível. Mas concordo que é um pouco longo e poderia ser encurtado (o que não diminui a beleza do filme).
Matthias & Maxime
3.4 132 Assista AgoraUm filme simples, envolvente e permeado pelas inconstâncias humanas. Xavier Dolan tem uma capacidade incrível de retratar as relações - sejam elas de amizade, familiares ou amorosas - com a realidade e complexidade que são vividas. Os dilemas, laços e conflitos ganham forma em personagens corriqueiros, cativantes e de fácil identificação com quem assiste.
Um Novo Capitalismo
3.2 14Alternativas que beiram a superficialidade, uma vez que a desigualdade se perpetua através do capitalismo. É complicado apontar caminhos "justos" dentro de um sistema naturalmente desigual e predatório. Utiliza um discurso positivista para tapar o sol com a peneira. Falta um olhar e análise estrutural.
Retrato de uma Jovem em Chamas
4.4 899 Assista Agoraum filme com tanto a se falar que é melhor contemplar.
A Lavanderia
3.3 247um filme-manifesto didático acerca da estrutura capitalista mundial, mas, principalmente, estadunidense e a sua grande primazia pelo capital privado.
História de um Casamento
4.0 1,9K Assista Agorauma sensibilidade que cativa na simplicidade.
A Vida Invisível
4.3 642Achei especialmente bonita a forma subjetiva de explicitar a sociedade brasileira da década de 1940; características de um passado muito presente. Patriarcado, machismo e o ser mulher dentro de tantos condicionantes. A relação entre duas irmãs toca lá no fundo do coração.
Antes do Pôr-do-Sol
4.2 1,5K Assista Agorada trilogia, sem dúvida, esse é o melhor filme. Talvez porque o espectador já tem certa intimidade e expectativas com as personagens, mas também (e sem dúvidas) pelos diálogos. O filme cativa na simplicidade, no rompimento da tela e aproximação com os anseios, angústias e vivências de duas pessoas "reais".
Elena
4.2 1,3K Assista AgoraO cinema da Petra é delicado, sensível, profundo e triste. Toca na alma.
Bacurau
4.3 2,7K Assista AgoraBacurau é um pássaro, símbolo de liberdade. Um pequeno vilarejo, no interior de Pernambuco, organizado em torno de uma igreja vazia, transformada em depósito. A crença esvaziada, a decadência da religião católica no Brasil. Por entre paisagens brasileiras, circula uma história antropofágica sobre resistência.
A política (o prefeito) investe e patrocina a entrada de americanos (capitalismo) armados (indústria bélica) na calmaria tropical do sertão. O que não espera é que a gente da terra sabe muito sobre ela. E a come (a semente, substância psicotrópica).
Democracia em Vertigem
4.1 1,3KTalvez, utilizar obra de arte para definir o filme seja pouco. A sensibilidade da Petra faz um casamento perfeito entre o discurso áudio e visual. Com imagens majestosas, ultrapassa a simples didática de um dos momentos mais tristes do presente Brasil; analisa semioticamente a cultura, política e sociologia da terra do pau-brasil. "A nossa democracia é um sonho efêmero".
Benzinho
3.9 348 Assista Agorao filme é sensível, bonito e nítido ao retratar uma família, seus laços e fases.
Sonata de Outono
4.5 491o filme acabou e eu fiquei em silêncio, digerindo o mar de sentimentos trazidos por essa obra de arte do cinema
Era o Hotel Cambridge
4.2 99um retrato real. humano. A velocidade e o ritmo das cenas tão em consonância com os anseios do dia a dia de uma ocupação. Os enquadramentos e a montagem são de uma beleza única, assim como todo o desenrolar. É pra tocar a alma e refletir. Esse filme é uma obra de arte.
Severina
3.4 52 Assista AgoraO filme se desenvolve por entre estantes e livros em um inverno de Montevideo. Tudo isso cria uma charmosa atmosfera que instiga o mistério pela verdadeira identidade da personagem. Talvez, todo esse mistério seja o responsável por desencadear a paixão obsessiva do dono da livraria. É íntimo, delicado e sensível.
Com Amor, Simon
4.0 1,2K Assista Agorapode entrar tranquilamente nas listas de “guilty pleasures”. Tem uma história bonita sobre ser quem se é e não estereotipada (apesar do high school americano). Rende boa emoção no final ❤️
Flores Raras
3.8 567 Assista AgoraPor vezes a história pareceu acelerar e confundir. Mas ao fim do filme, achei lindo como a poesia da Bishop se mistura à poesia cinematográfica. Além das cenas, a historia é linda. Ao fim do filme, o coração fica apertado. Não conhecia nada sobre a Elizabeth, mas assistir a história dela com a Lota me despertou vontade de ler.
Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças
4.3 4,7K Assista Agoraprecisei rever esse filme - uns bons anos depois - pra entender quão profundo ele é. Como nos apegamos a relacionamentos ideais, com personas moldadas ao - nosso - “ser ideal”. Através de uma ficção bem elaborada, a temática dos relacionamentos é explorada e nos apresentada de uma forma nunca vista (ao menos por mim). O filme é inteligente em todos os sentidos: produção, estética e roteiro. O que mais me marcou foi a cena final onde, os personagens, finalmente entendem que está tudo bem serem do jeito que são, com erros e acertos/ defeitos e qualidades. Que as memórias fazem de nós o que somos e que são elas que nos fazem vivos.
Projeto Flórida
4.1 1,0Klogo nas primeiras cenas do filme fui impactado pela beleza das cores. Pela sutileza da câmera, dos enquadramentos e, principalmente, das atuações. O roteiro é tão original que surpreende do início ao fim. Não sei dizer o que mais gostei, mas o filme me marcou de uma forma MUITO grande. Consegue refletir uma realidade que poderia ser "qualquer lugar"; dizer muito nas "entrelinhas". Talvez incrível seja pouco para descrever.
Pendular
3.6 54o filme transita pela subjetividade do início ao fim. Por vezes, se torna um pouco cansativo e o espectador acaba desviando a atenção. A obra por si é linda, sútil e delicada. Vale assistir e pesquisar sobre depois (entrevista com a diretora é uma dica).
Me Chame Pelo Seu Nome
4.1 2,6K Assista AgoraTão sensível quanto o personagem principal, Elio. Achei bonita a forma como o filme e as relações vão amadurecendo junto com os personagens. Um filme harmônico, com uma ótima fotografia e personagens que conquistam. A trilha sonora é igualmente maravilhosa e sensível. Mas concordo que é um pouco longo e poderia ser encurtado (o que não diminui a beleza do filme).
Extraordinário
4.3 2,1K Assista Agoraextraordinário! Um reflexo sensível e bonito sobre as relações familiares, sociais e as nossas diferenças