Me sinto suspeito a falar desta obra, por ser um dos meus favoritos, por ser baiano e ter me identificado, por saber todas as falas desde a época em que foi lançado, por até hoje usar no meu cotidiano as expressões, essas que porventura são de uma representação de rara felicidade de um dos vocabulários mais emblemáticos de um Brasil multifacetado. É difícil ser imparcial quando se gosta tanto da obra, mas vou tentar nesse breve comentário. Antes de mais nada, preciso falar que não se trata de uma obra-prima, porque esta expressão obra-prima em sua origem significa ''obra que eleva o artesão ao status de mestre''. E ''Ó paí Ó'' e o filme em nenhum momento nega suas influências como as obras ''O cortiço'' de Aluísio de Azevedo, ''O país do Carnaval'' de Jorge Amado e sobretudo, os filmes ''O pagador de promessas'' que em alguns momentos é lembrado. Mas a maior influência fica por conta do filme de Spike Lee, ''Faça a coisa Certa, semelhante na narrativa e no contexto. É um filme que tenta criar através das músicas uma representação do cotidiano de um grupo específico de pessoas num bairro e suas diferenças. A expressão que dá nome ao filme é encaixada em dois momentos distintos do filme: a alegria e a tristeza, o que nos traz de volta ao enredo que visa retratar o último dia de carnaval na vida das mais diversas pessoas. Carnaval que é a tentativa de uma sociedade onde a miséria, o preconceito, a corrupção, as traições, a intolerância religiosa, tão presente no cotidiano destas pessoas, desse passagem a alegria. Mas aí é que a pontada do drama entra no filme: nem mesmo neste dia de festejo, esses temas deixam de ser abordados, protagonizando assim momentos memoráveis com diálogos capazes de divertir sem deixar de expressar a dor. E traz a tona a velha máxima do projeto do carnaval ser ''somente o suficiente para gerar felicidade: mantém todo mundo pobre, coloca o som pra tocar e pronto'' (Cronicamente Inviável). Enfim, compreendo que algumas pessoas não consigam enxergar o que eu enxerguei nesta obra, mas para mim, trata-se de uma análise antropológica grandiosa travestida de comédia / musical que se revelou num drama pesadíssimo. E se feche vu negão.
''Olha pra mim, se tesourar meu barato com a mina, eu vou buscar seja lá quem for, aquele que tiver dedo de gesso de me apontar eu estouro o crânio que nem eu fiz com os dois putos, da cadela eu trouxe o ouro e as jóias, do pilantra eu trouxe a grana, agora, do cagueta eu vou trazer a alma ''
Contato
4.1 804 Assista AgoraGoku já viaja entre os planetas a anos e não tem esse alarde todo
O Duplo
3.5 518 Assista AgoraO homem duplicado que deu certo
Edifício Master
4.3 372 Assista Agoramy way
Laranja Mecânica
4.3 3,8K Assista AgoraHorrorshow.
Ó Paí, Ó
3.2 474Me sinto suspeito a falar desta obra, por ser um dos meus favoritos, por ser baiano e ter me identificado, por saber todas as falas desde a época em que foi lançado, por até hoje usar no meu cotidiano as expressões, essas que porventura são de uma representação de rara felicidade de um dos vocabulários mais emblemáticos de um Brasil multifacetado. É difícil ser imparcial quando se gosta tanto da obra, mas vou tentar nesse breve comentário. Antes de mais nada, preciso falar que não se trata de uma obra-prima, porque esta expressão obra-prima em sua origem significa ''obra que eleva o artesão ao status de mestre''. E ''Ó paí Ó'' e o filme em nenhum momento nega suas influências como as obras ''O cortiço'' de Aluísio de Azevedo, ''O país do Carnaval'' de Jorge Amado e sobretudo, os filmes ''O pagador de promessas'' que em alguns momentos é lembrado. Mas a maior influência fica por conta do filme de Spike Lee, ''Faça a coisa Certa, semelhante na narrativa e no contexto. É um filme que tenta criar através das músicas uma representação do cotidiano de um grupo específico de pessoas num bairro e suas diferenças. A expressão que dá nome ao filme é encaixada em dois momentos distintos do filme: a alegria e a tristeza, o que nos traz de volta ao enredo que visa retratar o último dia de carnaval na vida das mais diversas pessoas. Carnaval que é a tentativa de uma sociedade onde a miséria, o preconceito, a corrupção, as traições, a intolerância religiosa, tão presente no cotidiano destas pessoas, desse passagem a alegria. Mas aí é que a pontada do drama entra no filme: nem mesmo neste dia de festejo, esses temas deixam de ser abordados, protagonizando assim momentos memoráveis com diálogos capazes de divertir sem deixar de expressar a dor. E traz a tona a velha máxima do projeto do carnaval ser ''somente o suficiente para gerar felicidade: mantém todo mundo pobre, coloca o som pra tocar e pronto'' (Cronicamente Inviável). Enfim, compreendo que algumas pessoas não consigam enxergar o que eu enxerguei nesta obra, mas para mim, trata-se de uma análise antropológica grandiosa travestida de comédia / musical que se revelou num drama pesadíssimo. E se feche vu negão.
Os Reis de Dogtown
4.0 294 Assista AgoraE o detalhe é o tony hawk fazendo um astronauta e caindo do skate
O Invasor
3.6 171''Olha pra mim,
se tesourar meu barato com a mina, eu vou buscar seja lá quem for, aquele que tiver dedo de gesso de me apontar eu estouro o crânio que nem eu fiz com os dois putos, da cadela eu trouxe o ouro e as jóias, do pilantra eu trouxe a grana, agora, do cagueta eu vou trazer a alma ''
Depois de Horas
4.0 453 Assista Agorabom filme, pra mim o ponto alto é quando
ele consegue chegar ao seu habitat natural e faz aquela cara de ''foi pra isso que eu lutei a noite toda?''
Revolver
3.5 229 Assista Agora“Em cada jogo ou golpe, tem sempre um oponente, tem sempre uma vítima, o truque é saber se a vítima vai ser você, assim, você se torna o oponente”
Psicopata Americano
3.7 1,9K Assista Agoraeu ia comentar esse filme, mas tenho que devolver algumas fitas