Uma das primeiras produções do Alvoroço Filmes com parceria com a Prefeitura Alvorada e a SMED, em conjunto com várias Escolas do Município de Alvorada.
A mensagem do curta é uma sátira / brincadeira / piada, sobre o Tabu de ninguém imaginar que todos "detonam" no banheiro como o Curta menciona, como Artistas de Cinema e outros. O curta brinca com esta questão, com uma narrativa muito simples com a intenção do expectador se simpatizar com o protagonista, tentando demonstrar algo que todos fazemos, mas de uma forma bem simples em forma de comédia.
A trilha sonora é um dos pontos que mais me chamou a atenção positivamente pois a direção conseguiu colocar em momentos certos da narrativa.
Detalhes como o "Inicio" do filme me incomodaram muito pois a 'brincadeira' sobre títulos de filmes que de certa forma se pareceria com este curta, não funciona em nada na execução final, sendo totalmente desnecessária, mas não chega a atrapalhar o que representa o curta.
Uma Curiosidade interessante deste curta foi que ele ganhou o Prêmio de Melhor Curta na Mostra Independente de Porto Alegre/RS em 2009.
No geral o "Tem Gente!" é muito bom, onde na sua proposta que é fazer rir sobre uma situação que qualquer um já passou, ou até mesmo presenciou outra pessoa tendo que é 'temível' dor de barriga. Um curta despretensioso que vale a conferida, por ser feito com baixo orçamento e sendo totalmente independente, onde incentiva jovens a embarcarem neste mundo do cinema, que não por menos que este curta ganhou o Prêmio de Melhor Curta na Mostra Independente de Porto Alegre/RS em 2009.
Do lado de fora de uma lavanderia, um chinês bate na cabeça de um policial com uma cesta e depois corre para dentro da lavanderia. O policial também corre para dentro, apenas para o outro homem sair do outro lado de uma porta giratória. O policial se recusa a desistir da perseguição, mas o homem chinês é muito esquivo.
Este é provavelmente um exemplo bastante típico dos muitos filmes antigos que foram baseados em atos de vaudeville populares da década de 1890. Honestamente, ele até que é realmente divertido, mas ainda é de algum interesse, na medida em que quanto mais cedo você puder assistir, melhor será a compreensão das técnicas, do assunto e dos padrões dos primeiros filmes produzidos.
"Robetta e Doretto" foram um ato de comédia popular no vaudeville na época em que este filme foi feito, e filma uma de suas rotinas típicas, uma briga entre um trabalhador da lavanderia chinês e um policial irlandês. Os personagens são do tipo vaudeville, e a configuração também é uma representação de uma loja. Até mesmo os nomes dos atores são meros nomes de palco, calculados para fazer os músicos parecerem mais interessantes.
O ato em si provavelmente teria sido um pouco mais agradável se visto ao vivo, tendo a cor e os efeitos sonoros, onde pudessem acompanhar a ação teatral. Mais tarde, na história do cinema, os cineastas aprenderiam a projetar melhor estas cenas "pastelão" que usassem melhor as capacidades da tela silenciosa. Os primeiros recursos, como este, não são tão interessantes em si, mas foram um primeiro passo no desenvolvimento e refinamento da comédia cinematográfica.
Ele tem apenas 15 segundos e está entre os trabalhos mais curtos de Dickson e Heise. Há muita ação nele, muito mais do que em seus filmes que mostram artistas, dançarinos ou atletas. Além disso, é apenas uma boa escolha para entusiastas do cinema mudo.
Um ginasta aparece diante da câmera segurando uma varinha, ou bastão, com as duas mãos. Ele flexiona as pernas e move os braços, sempre segurando a varinha com ambas as mãos, e ocupa várias posições diferentes. Em primeiro plano, um cachorro está descansando e ocasionalmente toma nota das atividades do ginasta.
O objetivo do filme não era a rotina de ginástica, o que em si não é difícil e nem interessante. Em vez disso, essa filmagem permitiu que W.K.L Dickson e os outros cineastas de Edison ganhassem experiência no estúdio antes de filmar o forte homem Sandow (o que eles fizeram logo depois de fazer esse) e outros atos populares. Filmar um artista em movimento ajudou-os a avaliar quanto movimento o sujeito poderia fazer sem sair do campo da câmera, e também a outras considerações semelhantes que não se aplicavam à fotografia.
Além do seu propósito principal, ele tem um detalhe bem-humorado, no cão descansando no canto do primeiro plano. É bem possível que o cão tenha sido colocado lá apenas como uma medida prática, para ver como a câmera capturava todos os movimentos nas bordas do campo da câmera. Mas também é divertido ver o cachorro e ver a reação dele nas atividades do ginasta e da equipe de filmagem. Intencionalmente ou não, acrescenta um toque de humor a um filme que já possui algum interesse histórico.
Para um filme antigo da Edison Manufacturing Company, é bastante longo. Tem mais de 30 segundos de duração. E tudo mostra que Edison e Cia estavam progredindo no momento. Um dos detalhes interessantes sobre este filme é que o pobre atleta nem sequer recebeu o seu nome nos créditos como muitos outros atletas ou dançarinos dos filmes Dickson do final do século XIX.
Em um quintal cercado com a casa vizinha visível ao longe, uma câmera estacionária filma Juan Caicedo de perfil em uma corda. Segurando um mastro enquanto salta, Juan faz vários mortais e alguns passos caminhando. Ele pousa cada salto sobre a corda e depois salta para o próximo truque.
"Rei do fio frouxo. Seus feitos ousados de se equilibrar enquanto ele realiza seus feitos emocionantes no ar mostram que ele está perfeitamente em casa." (da Edison Films)
Este pequeno curta de Edison faz um bom trabalho filmando esta atividade, que neste caso é o especialista na corda Juan Caicedo. É um dos muitos filmes muito antigos que, além de seu valor como exemplo histórico no desenvolvimento do cinema, também preserva para as gerações posteriores a memória de alguns artistas populares da época que, de outra forma, haviam sido esquecidos há muito tempo.
Este é notável porque foi o primeiro dos filmes de Edison a ser filmado ao ar livre, uma vez com sentido (sem dúvida) que filmar o ato no estúdio de 'Black Maria' de Edison não teria funcionado tão bem. Portanto, você começa a ver Caicedo usar seu bastão de equilíbrio para executar uma série de ações em um ambiente mais natural. Uma característica interessante e (presumivelmente) não intencional é que sempre que o fio está reto, ele é alinhado com um muro no fundo, fazendo com que o fio pareça temporariamente invisível.
Provavelmente, Caicedo teve que fazer algumas mudanças em sua rotina para manter toda a ação dentro do campo da câmera fixa. Mas ele e a equipe de filmagem de Edison parecem ter trabalhado muito bem juntos, já que quase tudo fica à vista. Entre isso e a fotografia ao ar livre, este filme faz um bom trabalho no que se propõe a fazer.
Você se pergunta quantas tentativas ele levou para finalmente obter o resultado certo e desejado. Você também pode concluir que este filme foi bem encenado e montado pelo diretor. O mais provável é que fosse apenas William Heise e não William K.L. Dickson, isso porque o operador de câmera também desempenhava as funções da direção que este filme exigia.
No fundo, poucos homens olham para o ringue. O árbitro está à esquerda, Assim como os espectadores ele mal se move enquanto os dois lutadores golpeiam um ao outro. Mike Leonard, em um calção branco, é o que mais ataca. De preto, Jack Cushing fica perto da borda do ringue, cautelosamente golpeando o ar conforme Leonard se aproxima.
Edison já tinha experimentado em um curta de luta em 1891 ("Men Boxing"), os filmes de boxe eram bastante comuns como escolhas para serem filmadas durante os primeiros anos de cinema, mas esta foi a primeira tentativa real de mostrar uma partida de boxe (em 37 segundos) e, aparentemente, era popular o suficiente na época. No breve clipe, vemos Jack Cushing e Mike Leonard cada um lançando alguns golpes um no outro, enquanto o árbitro está em volta, assim como quatro outros homens que estão sentados atrás das cordas.Em apenas 37 segundos, você não vai conseguir ver toda a partida completa ou mesmo um terço de uma rodada, mas esse filme ainda vale a pena ver apenas por quem quer conhecer a história do boxe nos cinemas. Os nomes deles provavelmente são esquecidos pela maioria nos dias de hoje, mas é interessante ver os estilos que eles estão lutando, bem como os figurinos que eles estão vestindo. Leonard está usando um "short" branco que parece ser muito pequeno e muito apertado para ele, então essa não é exatamente uma imagem que você vai querer ficar olhando. Também vale a pena notar que parece que alguns dos homens em segundo plano estão extremamente aborrecidos ou que não gostariam de estar ali.
Não há nenhuma sugestão de arte ou criatividade aqui - este é um evento esportivo que foi filmado e vendido como publicidade.
Não vale a pena olhar para curta em seus próprios méritos, mas como um pedaço da história e como interesse de ver uma como era uma luta de boxe antigamente.
Imperial Japanese Dance (ou em tradução livre Dança Imperial Japonesa) Três mulheres realizam uma dança japonesa, sugerida por "The Mikado". Vestidos com trajes elaborados, as três aparecem lado a lado enquanto dançam. As duas dançarinas em cada lado sacodem suas "bandeiras", enquanto a mulher do meio gira seu leque enquanto dança.
O Estúdio geralmente é tão pequeno que nem uma pessoa poderia fazer uma dança ali direito. Eu acho que isso torna essas três mulheres ainda mais impressionantes, pois conseguiram lidar com o pequeno cenário que lhe foram proporcionadas.
Não há muita coisa aqui, não recomendo mais do que qualquer outro curta produzido pelo estúdio de Edison em 1894. Basicamente, qualquer apresentação ou artista de teatro de Nova York conseguiu ter uma chance na frente da câmera. Edison e a empresa precisavam de curtas para preencher seu negócio com o Cinetoscópio. Heise e Dickson apenas montaram a câmera e deixaram os artistas fazerem o que eles sabiam. No final do ano, eles mudariam para filmar cenas reais.
Infelizmente, muito do impacto que a "Imperial Japanese Dance" teve se perdeu quando o filme é visto sem o tingimento, já que o filme parece muito escuro em preto e branco, com alguns elementos ficando visivelmente visíveis devido às suas cores originais não sendo capturadas no filme. Embora não seja realmente um filme incrível, é de grande importância histórica, pois foi o primeiro filme com pessoas reais (ou seja, um filme animado) que foi colorido à mão. O processo de filmes para colorir a mão seria a única maneira de produzir filmes coloridos em um longo período de tempo, embora devido à sua dificuldade em fazê-lo não seria tão amplamente utilizado como muitos gostariam. De grande interesse para aqueles que estudam cultura japonesa, "Imperial Japanese Dance" foi outro passo para a invenção do cinema como a conhecemos.
Interior de uma barbearia. Um homem entra, tira o casaco e senta-se fumando. É entregue a esse homem pelo atendente um jornal, que deve fazer alguma piada sobre algum artigo por que ambos riem. Enquanto isso, o homem na cadeira tem sua barba feita e tem o cabelo cortado.
Algumas fontes datam da Barber Shop até meados de 1893 ou anterior, e algumas fontes consideram que é o "pré-comercial" (ou seja, antes de uma intenção para o filme ser exibido comercialmente no cinetoscópio). Embora isso possa ser o caso, é incomum que The Barber Shop seja claramente uma cena encenada; um dos mais complexo curtas comerciais de Edison Company, como Sandow (1894) e The Cock Fight (1894).
Este é um dos curtas mais bem sucedidos da época. Enquanto apresenta uma cena que ostensivamente pode ser uma realidade (a realidade que me refiro é algo como um registro cinematográfico das cenas diárias), um exame mais aprofundado revela que o cenário é extremamente artificial e dirigido. Por exemplo, existem adereços dispostos em pontos exatos para criar o máximo efeito no quadro da câmera. Mais notavelmente, cada movimento dos "atores" parecem ser precisamente planejado e direcionado; eles são quase coreografados. As ações fornecem uma fascinante encenação - cada artista está constantemente em movimento, e mesmo o movimento inanimado é incorporado pela fumaça do cachimbo.
Os dois homens que estão no primeiro plano levantam em um ponto e se deslocam para o meio do quadro, bloqueando a visão do barbeiro e do cliente. Todo esse movimento complicado permite uma repetição que a maioria das pessoas não percebem em uma primeira exibição (me levou algumas visualizações para perceber - não consegui até mudar para um modo mais analítico), apesar do fato de que o homem à esquerda é, obviamente, tirando o casaco e o chapéu e sentando-se novamente. Você não percebeu porque seu olho está ocupado a correr atrás do quadro, tentando tomar tudo de uma só vez.
Os inovadores W.K.L. Dickson e William Heise de Edison fizeram um curta excelente mostrando uma pedaço da vida do século XIX.
Este curta de Edison provavelmente foi muito divertido no momento do lançamento, em vez de uma performance simples de um dançarino ou atleta, ele realiza uma cena bastante engraçada mostrando um rapaz se barbeando. Embora não seja de todo impressionante hoje é interessante, pois é uma forma de publicidade precoce.
Este é o primeiro filme de publicidade verdadeira, acredito que este é realmente o primeiro. Flo isso porque um corte de cabelo era muito popular e era a moda mais recente naquela época. As pessoas poderiam obter os dois por um níquel. Então Edison deve ter ganhado dinheiro comercialmente
Embora seja fácil ver que foi feito em um estúdio, a idéia ainda está lá. Esse curta é bem mais interessante pelo fato de que é um filme publicitário não reconhecido - e talvez o primeiro.
Esta simples filmagem de "The Barbershop" é agradável de assistir e, como muitas outras características de seu tempo, preserva para sempre uma visão de uma cena já familiar. Por si só, a ação não é nada excitante, mas a câmera está bem posicionada, e por um curto tempo de funcionamento ele captura muitos detalhes. Como uma imagem estática cuidadosamente composta, apresenta todos os aspectos da cena, enquanto, neste caso, mostra-lhe a ação completa das ações que retrata.
Originalmente, os cineastas se propuseram a capturar uma cena que seus públicos teriam observado todos os dias. Mas, como uma série de filmes de sua época, agora nos permite obter uma visão mais íntima dos modos de vida que já não são comuns à nossa experiência? neste caso, sentir o que era visitar um barbeiro da época. A filmagem faz bem em transmitir essa sensação, capturando não só o homem se barbeando, mas também as interações de lazer em primeiro plano? um filme eficiente e bem concebido de cinematografia.
A dupla imagem pode parecer uma ideia estranha, mas seria interessante saber quantos visualizadores originais a notaram. E, além disso, somos bastante afortunados de que os primeiros cineastas tivessem um espírito de experimentação e que eles estavam tão dispostos a tentar idéias novas até pouco frequentes. Primeiros esforços como este, tão simples como agora podem parecer a alguns espectadores estranhamento mas fizeram mais do que sua parte em fazer avançar a história do cinema.
Uma série de imagens de Eadweard Muybridge, com uma modelo nua caminhando e virando no andar de cima e outra ela descendo as escadas em direção ao espectador.
Para estudar a locomoção humana mais fácil, Eadweard Muybridge insistiu em que todos os seus modelos deveriam ser fotografados nus, o que é o caso aqui e em outros filmes que ele fez.
Não tem muito sobre o que comentar, apenas em um nível histórico essa é a primeira mulher nua a aparecer nos filmes, tirando isso as imagens estão bem claras e você consegue ver muito bem a proposta do diretor de ver a locomoção da mulher.
Boys Playing Leapfrog: Side View (em tradução literal Rapazes Brincando de Pular: Vista Lateral)
Uma breve fotografia em série do fotógrafo britânico Eadweard Muybridge com dois meninos saltando por cima do outro nus.
Este não é um filme, mas uma série de experiências com filmes fotográficos. É uma das duas experiências de fotografia da série que apresentam o mesmo assunto que são ambos pela mesma pessoa. Esta é uma visão lateral. Sendo uma série de fotografias de Eadweard Muybridge, os modelos aqui são inteiramente nu; Muybridge insistiu que ter os modelos nus tornava a locomoção humana mais fácil de se estudar.
Em nível histórico do cinema, só fica a menção que é o primeiro filme a apresentar dois homens nus e também apresentar uma brincadeira de criança de saltar um por cima do outro.
Child Bringing Bouquet to Woman (ou em tradução literal Criança Trazendo um Buquê par Mulher)
Uma Criança nua caminha em direção a mulher que está com seios expostos para lhe entregar um buquê e após entregar a mulher lhe agradece beijando sua bochecha.
Em questão histórico é a primeira criança aparecer nua e uma mulher estar com seios expostos em um curta. Isso pode parecer um tanto inapropriado para nós nos tempos de hoje, porém ao certo naquela época poderia ver como um tipo de arte, esse tipo de arte ainda ocorre nos dias de hoje, mas não tanto com frequência.
Além da imagem ser bem nítida e está bem conservada você consegue ver e entender perfeitamente o que está acontecendo. Realmente esse curta está muito melhor que o anterior de Eadweard Muybridge onde ele mesmo se grava nu. Vemos que houve uma melhora significativa na visualidade do filme entre esse o anterior, ele melhora muito.
Buffalo Dance (ou em tradução literal a Dança do Búfalo) Dois índios estão sentados tocando tambor no fundo do filme e três guerreiros em trajes completos mais ao lado. À medida que os músicos tocam e cantam, os três homens no centro dançam, sempre se movendo com os pés, num círculo anti-horário. Eles muitas vezes olham para a câmera, parecendo se mostrar. Cada um usa penas em sua cabeça e dois usam caudas decorativas.
Outro pedaço de história interessante, este curta de Edison corre em apenas quinze segundos, mas é muito divertido de se olhar. Vemos três índios fazendo uma "dança do búfalo", que era um ritual que eles fariam como parte do "Show do Velhos Oeste de Buffalo Bill". Tenho certeza de que o público da época devem ter dado muitas risadas devida a estranheza da cultura dos índios, mas o filme continua interessante hoje, apenas como parte da história.
Provavelmente era interessante para seus espectadores originais como uma chance de ver uma "dança indiana" mais ou menos autêntica. Como é frequentemente o caso dos primeiros filmes, é de interesse agora principalmente por outros motivos.
É ótima ver um show verdadeiro que as pessoas se voltavam a ver naquela época e com isso em mente, essa é a principal razão pela qual eu adoro assistir a esses filmes mais antigos. Aqueles que esperam alguma ação inovadora vão ficar desapontados mas os cinéfilos como gostarão de ver como tudo teve inicio.
A coisa que eu não gostei neste curta foi que ele começou direto com os nativos no meio de sua dança já quando a câmera ligada, sem vermos o inicio. Os índios nela também parecem estar muito conscientes da câmera, pois estão constantemente olhando para ela. Todo esse curta mostra que eles não estão agindo de um modo muito natural ou interessante. Esses olhares frequentes para a câmera, além do cenário um pouco artificial do estúdio 'Black Maria' de Edison, dificultam a determinação até que ponto o filme retrata a dança e como seria feito por conta própria.
Eles novamente usaram alguns nativos verdadeiros da época, que faziam parte do show do do Velho Oeste de Buffalo Bill, como já mecnionado. Ao contrário de "Sioux Ghost Dance", os nomes dos artistas são realmente conhecidos pelos nomes nativos Last Horse, Parts His Hair e Hair Coat. Talvez todos os nomes legais já tinham sido tomados quando nasceram.
Não é tão interessante especialmente quando você compara isso com "Sioux Ghost Dance", do mesmo ano e até mesmo gravado no mesmo dia.
Sioux Ghost Dance (em tradução literal Dança Fantasma dos Sioux) Um grupo de índios Sioux expõe o Velho Oeste de Buffalo Bill demonstrando uma dança chamada "dança fantasma". O grupo inclui adultos e jovens. Todos começam por enfrentar a câmera, mas cada um deles assume a posição apropriada para a dança, terminando com eles dançando.
Bem, não há muito a dizer sobre esse filme realmente, uma vez que não é nada notável ou inovador, além do fato de que esta foi a primeira vez que os nativos americanos foram capturados pela câmera de um filme de Thomas A. Edison.
Aparentemente os nativos americanos neste filme faziam parte do show do Velho Oeste de Buffalo Bill, mas de fato eram verdadeiros índios Sioux.
Esse filme foi filmado no estúdio Black Maria, com William Heise atrás da câmera, no dia 24 de setembro de 1894. No mesmo dia, outros tipos similares de filmes foram filmados, apresentando nativos.
Eles provavelmente se interessaram em capturar os movimentos complicados de várias pessoas ao mesmo tempo e distribuir para as pessoas que quisessem ver os índios atuais naquela época fazendo suas atividades comuns. É uma qualidade bastante bem razoável para época que foi gravado, todos os movimentos parecem suaves e naturais. No lado oposto, no entanto, a imagem é bastante contrastada e se torna um pouco difícil assistir a dança.
Porém esse filme ele é realmente relevante ou interessante se você estiver em busca da história do cinema ou da primeira aparição dos índios nativos americanos no cinema, mas pode-se quase dizer que com isso surgiu um milhão de clichês de filmes, na posterioridade.
Por assim dizer é uma animação pré-cinematográfica de cores de uma mulher e homem na praia. Ela é muito parecida visualmente com a animação de 1892 o Pauvre Pierrot.
Émile Reynaud é autor dos primeiros filmes animados. Seus primeiros filmes de animação são Pauvre Pierrot e este filme que veio após Pauvre Pierrot, mas não vi progresso na animação, além disso, esse filme está muito atrás de Pauvre Pierrot por vários motivos. Primeiro, a história não é interessante, em segundo lugar, é difícil seguir personagens neste filme. Eu assisti 2 vezes e não descobri se essas são as mesmas pessoas em todas as cenas. Eu concluí que estes são personagens diferentes. Pauvre Pierrot tem uma história interessante com poucos momentos, mas esse filme não tem nada assim. Mas vale a pena ver porque é um dos primeiros filmes de animação, e dura apenas 2 minutos, e qualquer um tem 2 minutos para assistir isso.
A animação obviamente ainda é muito antiga e nada refinada, mas no contexto histórico certamente vale a pena assistir principalmente para os amantes da animação como eu e os interessados nos primeiros anos do cinema.
James J. Corbett e Peter Courtney se encontram em uma exposição de boxe, com condições especiais que permitirão a Thomas Edison Company filmar a partida e mostrá-la em seu Cinetoscópio. A partida consiste em seis rounds de um minuto. O popular James J. Corbett já havia derrotado o grande John L. Sullivan e deve ser considerado um grande favorito aqui, mas, pelo menos por um tempo, Peter Courtney parece estar segurando esse peso pesado.
Todos os seis rounds da luta de boxe foram filmadas e distribuídas para exibição ao público. Apenas parte do primeiro round foi preservado; os últimos cinco aparentemente foram perdidos.
Pelo menos uma parte deste filme da Edison Company sobreviveu, e constitui uma parte bastante interessante da história inicial do cinema. A própria ideia é de interesse como uma das muitas tentativas iniciais de tornar os filmes mais rentáveis, e o status quase legal do filme em seu tempo é de interesse considerável como parte da história dos filmes e também como parte da vida do próprio Thomas Edison.
Notamos que Thomas Edison, inventor do Cinetoscópio e da Cinematografia gostava de filmar pessoas em um ring de boxe, sem dúvida. Na verdade, esse assunto era tão popular quanto os filmes de dança na época. Este filme pode ser considerado uns dos primeiros filme de boxe verdadeiro de todos os tempos.
A razão pela qual eu digo "verdadiroe" é porque, em 1891, um dos primeiros experimentos de filmes de Edison foi intitulado "Men Boxing" (confira nossa crítica aqui) - consistiu em uma breve cena de dois homens em um ringue trocando um par de socos em cada um. Mas enquanto esse filme é de fato o primeiro filme do gênero, é óbvio que os boxeadores não são profissionais - simplesmente são dois homens fingindo boxear.
E na verdade não posso atribuir totalmente este filme como o primeiro filme de boxe de Edison; No mesmo ano, outro filme de Edison chamado "Boxing" foi feito - este eu não vi devido ele estar perdido. Então, mesmo que este não seja o primeiro filme de boxe de Edison, talvez seja o primeiro a sobreviver anos.
Quanto à própria filmagem, há algum interesse aqui. Você realmente não pode julgar este filme como os filmes de hoje; É simplesmente um artefato histórico que vale a pena ver por causa de seu valor histórico. Não é nada inovador para o seu tempo, mas mostra o que público da época achava muito divertido. E se você é novo para filmes antigos* e * um fã de boxe, então é ótimo ser observado.
Embora eu geralmente não seja muito fã de filmes esportivos iniciais de Dickson, esse é certamente um dos melhores. O estilo de boxe é interessante e, obviamente, tão diferente para hoje. Enquanto ambos os participantes tem um visual muito diferente um do outro, suas calças diferem muito. Um tem muito longo, o outro usa algo que expõe sua bunda praticamente e se parece com uma dessas calças de luta de sumo. Também é divertido, pois eles realmente estão indo um ao outro e não é tão chato quanto o "Leonard-Cushing Fight" de Dickson deste mesmo ano. O árbitro ainda tem que ter cuidado para que ele não perca os dois porque eles estão lutando implacavelmente um contra o outro. O público em segundo plano certamente está curtindo a ação também. Eu acho que talvez teria pago para assistir isso em 1894.
Eugen Sandow, afirmava ser o homem mais forte do mundo na época de 1894, apareceu no estúdio de cinema de Edison Company. Eugen Sandow, que aparece sem adereços ou equipamentos, flexiona seus músculos e assume uma variedade de poses que são projetadas para destacar seu físico.
Este é o primeiro filme de Edison que apresenta uma "celebração", o que torna isso um pouco mais do que apenas um outro típico filme habitual da Edison Manufacturing Company, de William K.L. Dickson.
O homem do filme era Eugen Sandow (nome verdadeiro Friederich Wilhelm Mueller). Ele afirmou ter sido a pessoa mais forte viva na época e quem sabe, talvez ele fosse. Quero dizer, não era como o fisiculturismo era uma coisa extremamente popular ou comum em 1894. Ele era uma grande celebridade em seu tempo e tinha amigos na alta sociedade, das quais Thomas Edison também parecia ser um deles. Ele também parecia ser uma pessoa generosa, que também contribuiu muito para o mundo da musculação. Algumas das suas influências e idéias ainda são notáveis hoje.
Ele leva muitas posições diferentes dentro deste curta, exibindo seu físico musculoso. Às vezes, ele fica um pouco fora do quadro com os braços, o que, obviamente, não foi pretendido e tipo fica a pergunta se o Edison e a sua empresa também estavam satisfeitas com esse resultado.
Embora o fisiculturista ter 27 anos na época, ele parecia muito mais velho. Ele também morreu em uma idade bastante jovem com 58 anos. Mas quem sabe, talvez ele pareça velho nisso porque a qualidade da imagem, claro, também não é a das melhores.
Estes seis curtas de Edison, ainda no começo do jogo no quesito filmes, são bastante interessantes por causa do fator de auto-promoção neles. É claro que algumas pessoas famosas pensaram que aparecer em filmes poderiam trazer mais pessoas para seus shows na época e, nesse nível, esses curtas continuam sendo muito interessantes hoje. Isso é especialmente verdadeiro quando se considera a falta de metragem de tais atos.
Talvez um filme significativo histórico por causa da pessoa que está sendo apresentado, mas de um tipo de visão mais experimental, esse filme não acrescenta muito.
Como muitos dos primeiros filmes de Edison Kinetoscope, este mostrou uma figura de entretenimento popular realizando uma de suas especialidades. É uma tentativa interessante, e é bom ter algo preservado no filme de Annie Oakley, uma das lendas de seu dia. Mas as filmagens que resultaram são claramente limitadas pelas restrições do estúdio.
Como a maioria dos primeiros filmes de Edison, isso foi filmado dentro do estúdio 'Black Maria'. Esse cenário funcionou muito bem na produção de filmes de vários dançarinos, atos de vaudeville e outros. Mas com Annie Oakley, ela força a mulher a se espremer em uma área muito menor do que o normal, e enquanto ela faz um bom trabalho de qualquer maneira, é claro que nas condições em que ela estava mais acostumada, teria feito muito melhor.
Não demorou muito antes que os cineastas de Edison começassem a filmar assuntos ao ar livre quando melhor se adequasse ao material. Mesmo assim, porém, a escala e a velocidade do ato regular de Oakley provavelmente teriam criado um desafio insuperável para filmar com o equipamento disponível na década de 1890. Mesmo assim, é bom poder ver filmagens móveis dela, de modo a poder concretizar essa figura lendária um pouco melhor.
É interessante pensar como as pessoas na época realmente reagiram a isso. Tenho certeza de que muitos realmente viram Oakley antes em pessoa, mas considerando o fato de que este é um filme, ainda tinha que surpreendê-los. Não esqueça que, em 1894, as pessoas ainda estavam fascinadas com esse conceito de que a fotografia poderia se mover. Então, considerando que a habilidade de Oakley não era nada nova, já que as pessoas haviam estado nos shows de Annie e viram suas técnicas, isso ainda deveria ter conseguido alguma reação muito boa do público.
Então, em tudo, se você é um amante do cinema, observe o fato de ser um filme primordialmente inicial. E se você é um historiador como eu esse é totalmente imperdível por causa da figura histórica que retrata.
Grande curta-metragem, o que é possivelmente o primeiro filme com arma de fogo. Realmente um pequeno pedaço de cinema fascinante que atravessa o verdadeiro Velho Oeste com um tema que passou por inúmeros filmes de ficção no século a seguir.
he Boxing Cats (ou em tradução literal Os Gatos Boxeadores), também conhecido como The Boxing Cats (Prof. Welton's), é um filme mudo estadunidense de curta metragem em preto e branco lançado em 1894, produzido por William K.L. Dickson e dirigido por Dickson e William Heise. Foi filmado por meio do Cinetógrafo de Edison, em aproximadamente 48 quadros por segundo.
"Um concurso de luvas entre gatos treinados. Um assunto muito cômico e divertido, e é certo criar uma grande risada". (por Edison Films)
O filme apresenta dois gatos reais usando luvas e lutando em um ringue, manipulados por Henry Welton. O número fazia parte do "Cat Circus" de Welton, que percorreu os Estados Unidos antes e depois do aparecimento sem filme. À medida que as performances mostram o uso de uma disputa de boxe sendo o principal do ponto.
Não há dúvida de que as organizações do direitos do animal nos dias de agora, fariam qualquer coisa para proibir que esse filme fosse mostrado, mas a verdade é que este é um ato bastante inofensivo. As luvas impedem de se machucarem, então nenhum gato se machucou durante a realização deste filme e, na verdade, ver gatos lutando nas ruas com suas garras é, naturalmente, algo muito mais violento, mesmo que seja apenas natureza, Ao contrário, obviamente colocando luvas em um par de gatos e deixa-os lutar em um pequeno ringue de boxe.
O próprio Henry Welton (o professor deste filme que é o título) prepara os gatos uns contra os outros e pode ser visto pegando eles. Estes dois gatos, obviamente, não tinham rancor um para o outro, mas foram colocados para lutar. Talvez não seja a coisa mais amável a fazer, mas você também deve se lembrar que isso foi em 1894, quando esse tipo de ato com animais eram muito comum e fazia parte da vida cotidiana.
A câmera está bastante próxima da luta, mas cobre toda a área de combate. Não é totalmente simétrica, pois mostra apenas um lado do ringue. No entanto, é uma composição efetiva, pois mostra tudo o que precisa ser visto e, além de suas imagens tremendo, é perfeito. O mesmo pode ser dito sobre a qualidade do filme.
Em termos de história, sim, o filme tem valor histórico dado seu início no desenvolvimento do cinema - mas há melhores filmes como curtas que exibem mais criatividade e exploração que vêm do mesmo período. Pessoalmente, eu prefiro apenas pensar nisso como vídeo de muitos e muitos vídeos de gatos que entopem a internet.
Cock Fight (ou em tradução literal Luta de Galo) é um filme mudo estadunidense em curta-metragem de 1894, dirigido e produzido por William K.L. Dickson para o Edison Studios, de Thomas Edison. Faz parte de uma série de curtas de Edison mostrando atuações de circo e vaudeville. Seus estúdios ficaram conhecidos por filmar este tipo de performance.
Dois galos de briga lutam entre si, no Edison Studios. Este filme foi refeito posteriormente, no mesmo ano, com detalhes adicionais acrescentados.
Eu entendo que as situações mais comuns foram retratadas nos primeiros tempos do cinema e a novidade do meio tornou ainda algo espetacular. Então, por que filmar um espetáculo repulsivo como brigas de galo, eu até me pergunto mais como as pessoas podem ter um excelente momento observando isso, pois os dois no vídeo aqui certamente têm, olhando a ação, sorrindo e provavelmente apostando no resultado. Não só vale a pena esquecer como nada realmente interessante ou de valor artístico remoto acontece, mas é apenas propaganda violenta. Nunca deveria ter sido feito, a menos que a crueldade visasse afastar as pessoas dessas frias celebrações, mas não me parece assim.
Falling Cat (ou em tradução literal Gato Caindo) é um curta-metragem de 1894 produzido e dirigido por Étienne-Jules Marey, cientista francês. Foi filmado em um parque público, Bois de Boulogne, e lançado na França. Acredita-se que seja o primeiro filme na história a mostrar um gato vivo. O filme é composto unicamente de um felino caindo e pousando em seus pés.
Marey tinha montado uma câmera que era capaz de levar doze quadros consecutivos por segundo. Parecia uma espingarda de cano curto com uma revista. Com isso, ele estudou vários animais em ação. Seu estudo mais famoso era seu "zoológico animado", no qual esse gato caiu de uma altura de poucos metros para ver se ele sempre cai em pé.
Como fã do início do cinema, este gato pode ter morrido há mais de cem anos, mas ele ou ela ainda vive nesta característica curta e graciosa, permanecendo (possivelmente) o primeiro gato a ser capturado em um filme, isso é de um valor histórico!
Annabelle Sun Dance (ou em tradução literal Annabelle a Dança do Sol), também conhecido por Annabelle No. 3, é um filme mudo estadunidense de curta metragem em preto e branco, lançado em 1894, dirigido e produzido por William K. L. Dickson para a Edison Studios, de Thomas Edison. Foi estrelado pela atriz e dançarina Annabelle Moore. É um dos vários filmes de dança que Annabelle realizou para Dickson e Edison, como Annabelle Butterfly Dance (1894), Annabelle Serpentine Dance (1895), Annabelle in Flag Dance (1896), entre outros.
"Annabelle Sun Dance", bem como Serpentine e Butterfly a seguir, parecem perfeitamente adequados para as câmeras estáticas do cinema antigo e tempos de curto prazo. O uso de uma saia giratória enche o quadro com o movimento, enquanto se concentra em apenas um assunto, a dança. William K.L. Dickson também conseguiu levá-la muito bem centrada, apesar de cortar a cabeça um pouco, assumindo que o publico queria observar seus pés e o chão em vez do tecido giratório com o qual ele jogava com elegância. Contudo ainda da para sentir um pouco sem ambição, mas como uma metragem de novidade para época.
O primeiro filme com som existente. William K.L. Dickson fica no fundo ao lado de um enorme captador de som conectado a um fonógrafo de Thomas Edison. Enquanto toca um violino, dois homens dançam em primeiro plano. Este filme foi feito para demonstrar a nova máquina de Thomas Edison, o Cinefone. Mas o Cinefone não funcionou, o filme ainda existe, mas a trilha sonora do fonógrafo tinha sido perdida.
Apresenta Dickson tocando um violino em um gravador em forma de chifre para um cilindro de cera fora da câmera. A melodia é de uma barcarola, "Song of the Cabin Boy", de Les Cloches de Corneville, uma ópera composta por Robert Planquette em 1877. Em frente a Dickson, dois homens dançam. Nos segundos finais, um quarto homem cruza brevemente a partir da esquerda para a direita por trás do gravador. O tempo de execução do filme restaurado é de 17 segundos; o cilindro que acompanha contém, aproximadamente, dois minutos de som, incluindo 23 segundos de música de violino, abrangendo a trilha sonora do filme. Após sua restauração em 2000, "O Dickson Experimental Sound Film" foi selecionado para inclusão no National Film Registry.
A Biblioteca do Congresso descobriu a pista sonora perdida para este filme, que estava na Edison National Historical Site o tempo todo. Era um cilindro, quebrado pela metade, rotulado como "WKL Dickson Violin with Kineto" e recentemente foi reparado, transcrito e sincronizado com a imagem. Este curta-metragem agora ocupa o lugar como o filme de som existente mais antigo. Antes que a imagem comece, você pode simplesmente ouvir alguém dizendo: "O resto vocês estão prontos? Vamos em frente!"
A primeira imagem de conversa voltou do esquecimento, e agora você pode ouvi-la e vê-la! No outono de 1894, no complexo de laboratório Edison em West Orange, Nova Jersey, o colaborador de Thomas Edison, William Dickson, tentou combinar duas tecnologias existentes (o fonógrafo e o cinetoscópio) para gravar som e imagem juntos. No caso, Dickson não conseguiu sincronizar a reprodução de som e imagem, então este filme experimental nunca foi lançado para o público pagador ... e conseqüentemente (ao contrário de muitos filmes que Dickson fez para Edison neste momento), não tem título oficial . A imagem silenciosa (registrada a 40 fps) foi na Biblioteca do Congresso há anos, conhecida como historiadora de cinema como uma curiosidade muda. Sabia-se também que a "trilha sonora" havia sido gravada em um dos cilindros de cera em bruto que ficava no local histórico nacional de Edison... embora ninguém soubesse qual deles.
Mas agora isso mudou. Recentemente, os curadores localizavam o cilindro de cera, que havia entrado em várias peças. Estes foram remontados: uma reprodução foi obtida e o som foi digitalizado. O editor veterano da banda sonora de Hollywood, Walter Murch, limpou o ruído de fundo e ajustou a digitalização para sincronizar a imagem do filme, que Murch comprimiu digitalmente para 30 fps. O som e a imagem são sincronizados finalmente!
O filme começa com a voz de voz de um homem fora de tela: "O resto de vocês estão prontos? Vamos em frente!' (O falante não visto permanece não identificado, mas provavelmente era assistente de Dickson, Fred Ott.) Na tela, Dickson toca um violino em um imenso funil montado em um tripé (um dos dispositivos de gravação de som de Edison) enquanto ao lado dele, em plena visão da câmera , dois assistentes de laboratório masculino abraçam-se mutuamente para uma dança de salão rápida até o ritmo da música de Dickson.
O filme dura apenas 17 segundos: apenas o tempo suficiente para que nos admiramos com essa tecnologia bruta antes de ser provocado à risada por dois homens valsando nos braços uns dos outros. Falando sobre isso, aqui está um AVISO: um livro de referência bem conhecido mas extremamente impreciso que ('The Celluloid Closet', do Vito Russo atrasado) inclui um alargamento de quadro deste filme e identifica-o como 'The Gay Brothers'. Isso é incorreto. 'The Gay Brothers' é um filme completamente diferente, feito por Dickson no Edison Lab durante esse mesmo período. 'The Gay Brothers' nunca teve uma trilha sonora: é um breve filme de ficção sobre dois irmãos que NÃO são 'gay' no sentido que Russo quis dizer. O falecido Sr. Russo, por suas próprias razões, queria que percebêssemos o filme de som experimental de Dickson (sem dúvida o primeiro filme musical!) Como um artefato do homoerotismo do século 19. Desculpe, mas não existe nenhum desses conteúdos aqui.
Este filme de vital importância merece uma classificação boa. Eu sempre soube que nenhum filme "perdido" deveria ser considerado irreversível, a menos que fosse deliberadamente destruído: estou feliz em informar que esse filme está finalmente disponível para o público como seu produtor o pretendia, mais de um século depois de ser filmado!
Edison Kinetoscopic Record of a Sneeze (ou em Tradução Literal Edison Cinescópica Registro de um Espirro), também conhecido como Fred Ott's Sneeze (Espirro de Fred Ott). Um homem (o assistente de Edison) toma uma pitada de rapé (um tabaco em pó para inalar) e espirra. Este é um dos primeiros filmes Edison e foi o primeiro filme a ser protegido por direitos autorais nos Estados Unidos.
Em 14 de abril de 1894, em um teatro na Broadway na cidade de Nova York, vários filmes de Dickson foram apresentados juntos, com uma taxa de admissão de 25 centavos. O show incluiu filmes curtos de um urso dançante, alguns pratos de Vaudeville e "Fred Ott's Sneeze", se tornando o primeiro filme com direitos autorais como já mencionado anteriormente.
Esta característica ultra-curta tem significado histórico além do seu valor de novidade. Como uma das várias características sobreviventes que a Edison Company fez não para exibir comercialmente, mas como experimentos ou para outros fins, é parte do registro histórico interessante das primeiras etapas do desenvolvimento de filmes.
Feito apenas alguns meses antes do início dos cinetóscopos de Edison para exibição pública, esse recurso foi originalmente filmado para um artigo de revista, no qual os quadros individuais poderiam ilustrar a maneira como o Cinetóscopo produziria o efeito do movimento. Naturalmente, para tal propósito, eles não precisavam nem queriam mais do que alguns segundos de filme.
Uma coisa que é interessante sobre os primeiros filmes é a escolha do material. Muitos dos materiais do filme da empresa Edison, sejam elas comerciais ou experimentais, são pouco provocativas. Isto contrasta, por exemplo, com os primeiros filmes da Lumière, que apresentaram tantas vistas esteticamente agradáveis e até líricas. Este assunto é um dos mais frequentes, registrando o funcionário Fred Ott, de Edison, no ato de espirrar.
Para o seu propósito original, este era um assunto adequado, uma vez que a ação seria contida dentro de um campo de câmera estreito, e isso duraria apenas um tempo muito curto. Agora, tantos anos depois, é útil de maneira diferente, como um registro de um dos muitos passos no caminho para filmes feitos comercialmente. Também deve notar-se que a metragem, muito curta e simples, porém, consegue registrar o movimento de forma clara e suave.
Este filme foi puramente feito para fins de publicidade, como uma série de fotografias para acompanhar um artigo no semanário de Harper, então nem sequer deveria ser mostrado como uma imagem em movimento, em primeiro lugar. Deve ter sido uma explosão real para Edison e Co. fazer este filme e tenho certeza que teve um bom riso de pessoas na época.
Para mim, o próprio espirro realmente não parecia verdadeiro, também devido à razão de que, naqueles dias, eles não podiam disparar por vários minutos seguidos, a fim de esperar por Fred Ott em finalmente espirrar, mesmo usando o Rapé, mas quem sabe, talvez assim seja como as pessoas espirravam há mais de 100 anos. Foi um espirro muito sofisticado. Um espirro de cavalheiro real.
O filme não está da maior qualidade, mas isso é, claro, tudo devido ao fato de que este filme nunca deveria ser mostrado como uma imagem em movimento, em primeiro lugar.
O filme é historicamente interessante por alguns motivos: 1) É claro que é o primeiro espirro registrado, como se isso fosse realmente historicamente significativo; 2) Foi a primeira filmagem a ser registrada no US Copyright Office e; 3) É o primeiro filme a apresentar um close-up de um rosto de uma pessoa. Então, sem realmente saber na época, e sem essas intenções, acho que esse filme tornou-se parte da história do cinema.
Se o entretenimento é o que você procura, não tome minha revisão como um ótimo filme. A palavra entretenimento pode não se encaixar muito bem com esses filmes iniciais, mas em um nível histórico, este é um dos grandes destaques. Sendo apenas de cinco segundos, vemos um homem espirrar. Sim, é só isso. Isso é famoso por muitas razões, incluindo ser um dos primeiros filmes feitos por Edison. De acordo com registros, foi filmado em 7 de janeiro de 1894.
Eu sei, eu sei, você está pensando "Victor, o que diabos você está fazendo revisando esse filme de 5 segundos de um espirro..." e como diabos você pode achar isso bom? " Bem, eu vou te contar. Este curta-metragem é um marco na história do cinema. Foi a primeira imagem a ser registrada no Escritório de Direitos Autorais dos EUA e um dos filmes mais antigos e sobreviventes.
Claro, não há muito a pena entrar em detalhes a partir de uma perspectiva de trama / ação; É simplesmente um registro de espirros de Fred Ott (um assistente de Thomas Edison). Mas foi feito e ainda está disponilizado e é divertido, pelo menos, pegar isso uma vez e pensar em como, a partir do momento em que escrevo essa revisão, nós passamos deste para o filme Avatar.
Continua sendo uma das obras mais lembradas de Edison e uma de suas mais importantes também. Além disso, parece que Edison realmente melhorou seu Cinetógrafo, porque em 1890 seus primeiros filmes (a trilogia "Monkeyshines") estavam muito embaçados, e os números eram impossíveis de definir.
Realizando sobre o que parece um pequeno palco de madeira, vestindo um vestido com saia de aro e botas brancas de salto alto, Carmencita faz uma dança com chutes e giros e um sorriso sempre no rosto.
Este vídeo faz parte de uma série de curtas de Edison mostrando atuações de circo e vaudeville. Mostra a dançarina Carmen Dauset Moreno, a Carmencita, passando pela rotina que desempenhava no Koster & Bial's em Nova York. De acordo com o historiador de cinema Charles Musser, Carmencita foi a primeira mulher a aparecer na frente de uma câmera cinematográfica de Edison e pode ter sido a primeira mulher a aparecer em um filme nos Estados Unidos. O filme leva o nome da dançarina que nele atua.
Este é o primeiro filme no que rapidamente se tornou um dos gêneros mais populares nos primeiros anos dos filmes. Muitos dos primeiros filmes de Cinescópica de Edison apresentaram dançarinos populares, o mais conhecido provavelmente sendo Annabelle (Whitford) Moore. Mas "Carmencita" foi a primeira a apresentar uma característica e da melhor forma que alguém conseguiu determinar, e como eu disse antes a dançarina também se tornou a primeira mulher a aparecer em um filme americano.
A própria rotina de dança é similar em estilo e qualidade à maioria dos outros filmes de seu tipo e era. O fundo completamente escuro faz com que "Carmencita" seja o foco total de atenção. Seu apelo é dito ter sido baseado tanto em sua energia e fervor como em sua habilidade real em dançar, e mesmo com as limitações da cinematografia dos anos 1890, é fácil dizer que ela está entusiasmada com o que está fazendo. Sua rotina de palco provavelmente era ainda mais viva.
Não é difícil adivinhar por que esse tipo de filme era tão popular em seu tempo. Este e outros recursos semelhantes poderiam fornecer algo que vale a pena ver dentro do tempo de execução muito limitado dos primeiros filmes. Alguns dos filmes mais recentes de dançarinos populares mostram mais experiência de produção de filmes, mas "Carmencita" começou o gênero para um início animado.
O filme foi famoso em sua época mas também porque ele estava sob muitos problemas de censura, onde quer que fosse jogado. O incidente mais famoso aconteceu em Boston, onde foi retirado dos cinemas depois de um pregador se queixar de que era pecaminoso. Nós só vemos um pouco da perna da dançarina (abaixo do joelho) para que isso lhe dê algo. Certamente, não há nada de excelente de absurdo, mas talvez para alguns lugares naquela época foi considerado vulgar.
No entanto, estou impressionado que este tenha agora mais de cem anos. Quando penso nos avanços no cinema ao longo do século passado e que tudo não seria possível sem filmes tão antigos como esses e as invenções que levaram à sua produção, tenho mais apreço pelo filme.
Vale a pena ver se você tem interesse na história do cinema. (Para esse assunto, com seu tempo de execução de um minuto e sua disponibilidade on-line no domínio público, você não tem muito a perder mesmo que não tenha interesse no histórico do filme).
É preservada na Coleção Hendricks (Gordon) da Biblioteca do Congresso. O filme tem 21 segundos de duração em 30 fps em 1 bobina.
Tem Gente!
2.5 1Uma das primeiras produções do Alvoroço Filmes com parceria com a Prefeitura Alvorada e a SMED, em conjunto com várias Escolas do Município de Alvorada.
A mensagem do curta é uma sátira / brincadeira / piada, sobre o Tabu de ninguém imaginar que todos "detonam" no banheiro como o Curta menciona, como Artistas de Cinema e outros. O curta brinca com esta questão, com uma narrativa muito simples com a intenção do expectador se simpatizar com o protagonista, tentando demonstrar algo que todos fazemos, mas de uma forma bem simples em forma de comédia.
A trilha sonora é um dos pontos que mais me chamou a atenção positivamente pois a direção conseguiu colocar em momentos certos da narrativa.
Detalhes como o "Inicio" do filme me incomodaram muito pois a 'brincadeira' sobre títulos de filmes que de certa forma se pareceria com este curta, não funciona em nada na execução final, sendo totalmente desnecessária, mas não chega a atrapalhar o que representa o curta.
Uma Curiosidade interessante deste curta foi que ele ganhou o Prêmio de Melhor Curta na Mostra Independente de Porto Alegre/RS em 2009.
No geral o "Tem Gente!" é muito bom, onde na sua proposta que é fazer rir sobre uma situação que qualquer um já passou, ou até mesmo presenciou outra pessoa tendo que é 'temível' dor de barriga. Um curta despretensioso que vale a conferida, por ser feito com baixo orçamento e sendo totalmente independente, onde incentiva jovens a embarcarem neste mundo do cinema, que não por menos que este curta ganhou o Prêmio de Melhor Curta na Mostra Independente de Porto Alegre/RS em 2009.
Chinese Laundry Scene
3.5 9Do lado de fora de uma lavanderia, um chinês bate na cabeça de um policial com uma cesta e depois corre para dentro da lavanderia. O policial também corre para dentro, apenas para o outro homem sair do outro lado de uma porta giratória. O policial se recusa a desistir da perseguição, mas o homem chinês é muito esquivo.
Este é provavelmente um exemplo bastante típico dos muitos filmes antigos que foram baseados em atos de vaudeville populares da década de 1890. Honestamente, ele até que é realmente divertido, mas ainda é de algum interesse, na medida em que quanto mais cedo você puder assistir, melhor será a compreensão das técnicas, do assunto e dos padrões dos primeiros filmes produzidos.
"Robetta e Doretto" foram um ato de comédia popular no vaudeville na época em que este filme foi feito, e filma uma de suas rotinas típicas, uma briga entre um trabalhador da lavanderia chinês e um policial irlandês. Os personagens são do tipo vaudeville, e a configuração também é uma representação de uma loja. Até mesmo os nomes dos atores são meros nomes de palco, calculados para fazer os músicos parecerem mais interessantes.
O ato em si provavelmente teria sido um pouco mais agradável se visto ao vivo, tendo a cor e os efeitos sonoros, onde pudessem acompanhar a ação teatral. Mais tarde, na história do cinema, os cineastas aprenderiam a projetar melhor estas cenas "pastelão" que usassem melhor as capacidades da tela silenciosa. Os primeiros recursos, como este, não são tão interessantes em si, mas foram um primeiro passo no desenvolvimento e refinamento da comédia cinematográfica.
Ele tem apenas 15 segundos e está entre os trabalhos mais curtos de Dickson e Heise. Há muita ação nele, muito mais do que em seus filmes que mostram artistas, dançarinos ou atletas. Além disso, é apenas uma boa escolha para entusiastas do cinema mudo.
Athlete with Wand
2.3 9Um ginasta aparece diante da câmera segurando uma varinha, ou bastão, com as duas mãos. Ele flexiona as pernas e move os braços, sempre segurando a varinha com ambas as mãos, e ocupa várias posições diferentes. Em primeiro plano, um cachorro está descansando e ocasionalmente toma nota das atividades do ginasta.
O objetivo do filme não era a rotina de ginástica, o que em si não é difícil e nem interessante. Em vez disso, essa filmagem permitiu que W.K.L Dickson e os outros cineastas de Edison ganhassem experiência no estúdio antes de filmar o forte homem Sandow (o que eles fizeram logo depois de fazer esse) e outros atos populares. Filmar um artista em movimento ajudou-os a avaliar quanto movimento o sujeito poderia fazer sem sair do campo da câmera, e também a outras considerações semelhantes que não se aplicavam à fotografia.
Além do seu propósito principal, ele tem um detalhe bem-humorado, no cão descansando no canto do primeiro plano. É bem possível que o cão tenha sido colocado lá apenas como uma medida prática, para ver como a câmera capturava todos os movimentos nas bordas do campo da câmera. Mas também é divertido ver o cachorro e ver a reação dele nas atividades do ginasta e da equipe de filmagem. Intencionalmente ou não, acrescenta um toque de humor a um filme que já possui algum interesse histórico.
Para um filme antigo da Edison Manufacturing Company, é bastante longo. Tem mais de 30 segundos de duração. E tudo mostra que Edison e Cia estavam progredindo no momento. Um dos detalhes interessantes sobre este filme é que o pobre atleta nem sequer recebeu o seu nome nos créditos como muitos outros atletas ou dançarinos dos filmes Dickson do final do século XIX.
Caicedo (with pole)
3.5 10Caicedo (com vara)
Em um quintal cercado com a casa vizinha visível ao longe, uma câmera estacionária filma Juan Caicedo de perfil em uma corda. Segurando um mastro enquanto salta, Juan faz vários mortais e alguns passos caminhando. Ele pousa cada salto sobre a corda e depois salta para o próximo truque.
"Rei do fio frouxo. Seus feitos ousados de se equilibrar enquanto ele realiza seus feitos emocionantes no ar mostram que ele está perfeitamente em casa." (da Edison Films)
Este pequeno curta de Edison faz um bom trabalho filmando esta atividade, que neste caso é o especialista na corda Juan Caicedo. É um dos muitos filmes muito antigos que, além de seu valor como exemplo histórico no desenvolvimento do cinema, também preserva para as gerações posteriores a memória de alguns artistas populares da época que, de outra forma, haviam sido esquecidos há muito tempo.
Este é notável porque foi o primeiro dos filmes de Edison a ser filmado ao ar livre, uma vez com sentido (sem dúvida) que filmar o ato no estúdio de 'Black Maria' de Edison não teria funcionado tão bem. Portanto, você começa a ver Caicedo usar seu bastão de equilíbrio para executar uma série de ações em um ambiente mais natural. Uma característica interessante e (presumivelmente) não intencional é que sempre que o fio está reto, ele é alinhado com um muro no fundo, fazendo com que o fio pareça temporariamente invisível.
Provavelmente, Caicedo teve que fazer algumas mudanças em sua rotina para manter toda a ação dentro do campo da câmera fixa. Mas ele e a equipe de filmagem de Edison parecem ter trabalhado muito bem juntos, já que quase tudo fica à vista. Entre isso e a fotografia ao ar livre, este filme faz um bom trabalho no que se propõe a fazer.
Você se pergunta quantas tentativas ele levou para finalmente obter o resultado certo e desejado. Você também pode concluir que este filme foi bem encenado e montado pelo diretor. O mais provável é que fosse apenas William Heise e não William K.L. Dickson, isso porque o operador de câmera também desempenhava as funções da direção que este filme exigia.
Leonard-Cushing Fight
2.4 4No fundo, poucos homens olham para o ringue. O árbitro está à esquerda, Assim como os espectadores ele mal se move enquanto os dois lutadores golpeiam um ao outro. Mike Leonard, em um calção branco, é o que mais ataca. De preto, Jack Cushing fica perto da borda do ringue, cautelosamente golpeando o ar conforme Leonard se aproxima.
Edison já tinha experimentado em um curta de luta em 1891 ("Men Boxing"), os filmes de boxe eram bastante comuns como escolhas para serem filmadas durante os primeiros anos de cinema, mas esta foi a primeira tentativa real de mostrar uma partida de boxe (em 37 segundos) e, aparentemente, era popular o suficiente na época. No breve clipe, vemos Jack Cushing e Mike Leonard cada um lançando alguns golpes um no outro, enquanto o árbitro está em volta, assim como quatro outros homens que estão sentados atrás das cordas.Em apenas 37 segundos, você não vai conseguir ver toda a partida completa ou mesmo um terço de uma rodada, mas esse filme ainda vale a pena ver apenas por quem quer conhecer a história do boxe nos cinemas. Os nomes deles provavelmente são esquecidos pela maioria nos dias de hoje, mas é interessante ver os estilos que eles estão lutando, bem como os figurinos que eles estão vestindo. Leonard está usando um "short" branco que parece ser muito pequeno e muito apertado para ele, então essa não é exatamente uma imagem que você vai querer ficar olhando. Também vale a pena notar que parece que alguns dos homens em segundo plano estão extremamente aborrecidos ou que não gostariam de estar ali.
Não há nenhuma sugestão de arte ou criatividade aqui - este é um evento esportivo que foi filmado e vendido como publicidade.
Não vale a pena olhar para curta em seus próprios méritos, mas como um pedaço da história e como interesse de ver uma como era uma luta de boxe antigamente.
Imperial Japanese Dance
3.0 5Imperial Japanese Dance (ou em tradução livre Dança Imperial Japonesa)
Três mulheres realizam uma dança japonesa, sugerida por "The Mikado". Vestidos com trajes elaborados, as três aparecem lado a lado enquanto dançam. As duas dançarinas em cada lado sacodem suas "bandeiras", enquanto a mulher do meio gira seu leque enquanto dança.
O Estúdio geralmente é tão pequeno que nem uma pessoa poderia fazer uma dança ali direito. Eu acho que isso torna essas três mulheres ainda mais impressionantes, pois conseguiram lidar com o pequeno cenário que lhe foram proporcionadas.
Não há muita coisa aqui, não recomendo mais do que qualquer outro curta produzido pelo estúdio de Edison em 1894. Basicamente, qualquer apresentação ou artista de teatro de Nova York conseguiu ter uma chance na frente da câmera. Edison e a empresa precisavam de curtas para preencher seu negócio com o Cinetoscópio. Heise e Dickson apenas montaram a câmera e deixaram os artistas fazerem o que eles sabiam. No final do ano, eles mudariam para filmar cenas reais.
Infelizmente, muito do impacto que a "Imperial Japanese Dance" teve se perdeu quando o filme é visto sem o tingimento, já que o filme parece muito escuro em preto e branco, com alguns elementos ficando visivelmente visíveis devido às suas cores originais não sendo capturadas no filme. Embora não seja realmente um filme incrível, é de grande importância histórica, pois foi o primeiro filme com pessoas reais (ou seja, um filme animado) que foi colorido à mão. O processo de filmes para colorir a mão seria a única maneira de produzir filmes coloridos em um longo período de tempo, embora devido à sua dificuldade em fazê-lo não seria tão amplamente utilizado como muitos gostariam. De grande interesse para aqueles que estudam cultura japonesa, "Imperial Japanese Dance" foi outro passo para a invenção do cinema como a conhecemos.
The Barbershop
3.0 9Interior de uma barbearia. Um homem entra, tira o casaco e senta-se fumando. É entregue a esse homem pelo atendente um jornal, que deve fazer alguma piada sobre algum artigo por que ambos riem. Enquanto isso, o homem na cadeira tem sua barba feita e tem o cabelo cortado.
Algumas fontes datam da Barber Shop até meados de 1893 ou anterior, e algumas fontes consideram que é o "pré-comercial" (ou seja, antes de uma intenção para o filme ser exibido comercialmente no cinetoscópio). Embora isso possa ser o caso, é incomum que The Barber Shop seja claramente uma cena encenada; um dos mais complexo curtas comerciais de Edison Company, como Sandow (1894) e The Cock Fight (1894).
Este é um dos curtas mais bem sucedidos da época. Enquanto apresenta uma cena que ostensivamente pode ser uma realidade (a realidade que me refiro é algo como um registro cinematográfico das cenas diárias), um exame mais aprofundado revela que o cenário é extremamente artificial e dirigido. Por exemplo, existem adereços dispostos em pontos exatos para criar o máximo efeito no quadro da câmera. Mais notavelmente, cada movimento dos "atores" parecem ser precisamente planejado e direcionado; eles são quase coreografados. As ações fornecem uma fascinante encenação - cada artista está constantemente em movimento, e mesmo o movimento inanimado é incorporado pela fumaça do cachimbo.
Os dois homens que estão no primeiro plano levantam em um ponto e se deslocam para o meio do quadro, bloqueando a visão do barbeiro e do cliente. Todo esse movimento complicado permite uma repetição que a maioria das pessoas não percebem em uma primeira exibição (me levou algumas visualizações para perceber - não consegui até mudar para um modo mais analítico), apesar do fato de que o homem à esquerda é, obviamente, tirando o casaco e o chapéu e sentando-se novamente. Você não percebeu porque seu olho está ocupado a correr atrás do quadro, tentando tomar tudo de uma só vez.
Os inovadores W.K.L. Dickson e William Heise de Edison fizeram um curta excelente mostrando uma pedaço da vida do século XIX.
Este curta de Edison provavelmente foi muito divertido no momento do lançamento, em vez de uma performance simples de um dançarino ou atleta, ele realiza uma cena bastante engraçada mostrando um rapaz se barbeando. Embora não seja de todo impressionante hoje é interessante, pois é uma forma de publicidade precoce.
Este é o primeiro filme de publicidade verdadeira, acredito que este é realmente o primeiro. Flo isso porque um corte de cabelo era muito popular e era a moda mais recente naquela época. As pessoas poderiam obter os dois por um níquel. Então Edison deve ter ganhado dinheiro comercialmente
Embora seja fácil ver que foi feito em um estúdio, a idéia ainda está lá. Esse curta é bem mais interessante pelo fato de que é um filme publicitário não reconhecido - e talvez o primeiro.
Esta simples filmagem de "The Barbershop" é agradável de assistir e, como muitas outras características de seu tempo, preserva para sempre uma visão de uma cena já familiar. Por si só, a ação não é nada excitante, mas a câmera está bem posicionada, e por um curto tempo de funcionamento ele captura muitos detalhes. Como uma imagem estática cuidadosamente composta, apresenta todos os aspectos da cena, enquanto, neste caso, mostra-lhe a ação completa das ações que retrata.
Originalmente, os cineastas se propuseram a capturar uma cena que seus públicos teriam observado todos os dias. Mas, como uma série de filmes de sua época, agora nos permite obter uma visão mais íntima dos modos de vida que já não são comuns à nossa experiência? neste caso, sentir o que era visitar um barbeiro da época. A filmagem faz bem em transmitir essa sensação, capturando não só o homem se barbeando, mas também as interações de lazer em primeiro plano? um filme eficiente e bem concebido de cinematografia.
A dupla imagem pode parecer uma ideia estranha, mas seria interessante saber quantos visualizadores originais a notaram. E, além disso, somos bastante afortunados de que os primeiros cineastas tivessem um espírito de experimentação e que eles estavam tão dispostos a tentar idéias novas até pouco frequentes. Primeiros esforços como este, tão simples como agora podem parecer a alguns espectadores estranhamento mas fizeram mais do que sua parte em fazer avançar a história do cinema.
Descending Stairs and Turning Around
3.8 5Uma série de imagens de Eadweard Muybridge, com uma modelo nua caminhando e virando no andar de cima e outra ela descendo as escadas em direção ao espectador.
Para estudar a locomoção humana mais fácil, Eadweard Muybridge insistiu em que todos os seus modelos deveriam ser fotografados nus, o que é o caso aqui e em outros filmes que ele fez.
Não tem muito sobre o que comentar, apenas em um nível histórico essa é a primeira mulher nua a aparecer nos filmes, tirando isso as imagens estão bem claras e você consegue ver muito bem a proposta do diretor de ver a locomoção da mulher.
Boys Playing Leapfrog: Side View
3.4 4Boys Playing Leapfrog: Side View (em tradução literal Rapazes Brincando de Pular: Vista Lateral)
Uma breve fotografia em série do fotógrafo britânico Eadweard Muybridge com dois meninos saltando por cima do outro nus.
Este não é um filme, mas uma série de experiências com filmes fotográficos. É uma das duas experiências de fotografia da série que apresentam o mesmo assunto que são ambos pela mesma pessoa. Esta é uma visão lateral. Sendo uma série de fotografias de Eadweard Muybridge, os modelos aqui são inteiramente nu; Muybridge insistiu que ter os modelos nus tornava a locomoção humana mais fácil de se estudar.
Em nível histórico do cinema, só fica a menção que é o primeiro filme a apresentar dois homens nus e também apresentar uma brincadeira de criança de saltar um por cima do outro.
Child Bringing Bouquet to Woman
3.7 6Child Bringing Bouquet to Woman (ou em tradução literal Criança Trazendo um Buquê par Mulher)
Uma Criança nua caminha em direção a mulher que está com seios expostos para lhe entregar um buquê e após entregar a mulher lhe agradece beijando sua bochecha.
Em questão histórico é a primeira criança aparecer nua e uma mulher estar com seios expostos em um curta. Isso pode parecer um tanto inapropriado para nós nos tempos de hoje, porém ao certo naquela época poderia ver como um tipo de arte, esse tipo de arte ainda ocorre nos dias de hoje, mas não tanto com frequência.
Além da imagem ser bem nítida e está bem conservada você consegue ver e entender perfeitamente o que está acontecendo. Realmente esse curta está muito melhor que o anterior de Eadweard Muybridge onde ele mesmo se grava nu. Vemos que houve uma melhora significativa na visualidade do filme entre esse o anterior, ele melhora muito.
Buffalo Dance
3.1 16Buffalo Dance (ou em tradução literal a Dança do Búfalo)
Dois índios estão sentados tocando tambor no fundo do filme e três guerreiros em trajes completos mais ao lado. À medida que os músicos tocam e cantam, os três homens no centro dançam, sempre se movendo com os pés, num círculo anti-horário. Eles muitas vezes olham para a câmera, parecendo se mostrar. Cada um usa penas em sua cabeça e dois usam caudas decorativas.
Outro pedaço de história interessante, este curta de Edison corre em apenas quinze segundos, mas é muito divertido de se olhar. Vemos três índios fazendo uma "dança do búfalo", que era um ritual que eles fariam como parte do "Show do Velhos Oeste de Buffalo Bill". Tenho certeza de que o público da época devem ter dado muitas risadas devida a estranheza da cultura dos índios, mas o filme continua interessante hoje, apenas como parte da história.
Provavelmente era interessante para seus espectadores originais como uma chance de ver uma "dança indiana" mais ou menos autêntica. Como é frequentemente o caso dos primeiros filmes, é de interesse agora principalmente por outros motivos.
É ótima ver um show verdadeiro que as pessoas se voltavam a ver naquela época e com isso em mente, essa é a principal razão pela qual eu adoro assistir a esses filmes mais antigos. Aqueles que esperam alguma ação inovadora vão ficar desapontados mas os cinéfilos como gostarão de ver como tudo teve inicio.
A coisa que eu não gostei neste curta foi que ele começou direto com os nativos no meio de sua dança já quando a câmera ligada, sem vermos o inicio. Os índios nela também parecem estar muito conscientes da câmera, pois estão constantemente olhando para ela. Todo esse curta mostra que eles não estão agindo de um modo muito natural ou interessante. Esses olhares frequentes para a câmera, além do cenário um pouco artificial do estúdio 'Black Maria' de Edison, dificultam a determinação até que ponto o filme retrata a dança e como seria feito por conta própria.
Eles novamente usaram alguns nativos verdadeiros da época, que faziam parte do show do do Velho Oeste de Buffalo Bill, como já mecnionado. Ao contrário de "Sioux Ghost Dance", os nomes dos artistas são realmente conhecidos pelos nomes nativos Last Horse, Parts His Hair e Hair Coat. Talvez todos os nomes legais já tinham sido tomados quando nasceram.
Não é tão interessante especialmente quando você compara isso com "Sioux Ghost Dance", do mesmo ano e até mesmo gravado no mesmo dia.
Sioux Ghost Dance
3.0 8Sioux Ghost Dance (em tradução literal Dança Fantasma dos Sioux)
Um grupo de índios Sioux expõe o Velho Oeste de Buffalo Bill demonstrando uma dança chamada "dança fantasma". O grupo inclui adultos e jovens. Todos começam por enfrentar a câmera, mas cada um deles assume a posição apropriada para a dança, terminando com eles dançando.
Bem, não há muito a dizer sobre esse filme realmente, uma vez que não é nada notável ou inovador, além do fato de que esta foi a primeira vez que os nativos americanos foram capturados pela câmera de um filme de Thomas A. Edison.
Aparentemente os nativos americanos neste filme faziam parte do show do Velho Oeste de Buffalo Bill, mas de fato eram verdadeiros índios Sioux.
Esse filme foi filmado no estúdio Black Maria, com William Heise atrás da câmera, no dia 24 de setembro de 1894. No mesmo dia, outros tipos similares de filmes foram filmados, apresentando nativos.
Eles provavelmente se interessaram em capturar os movimentos complicados de várias pessoas ao mesmo tempo e distribuir para as pessoas que quisessem ver os índios atuais naquela época fazendo suas atividades comuns. É uma qualidade bastante bem razoável para época que foi gravado, todos os movimentos parecem suaves e naturais. No lado oposto, no entanto, a imagem é bastante contrastada e se torna um pouco difícil assistir a dança.
Porém esse filme ele é realmente relevante ou interessante se você estiver em busca da história do cinema ou da primeira aparição dos índios nativos americanos no cinema, mas pode-se quase dizer que com isso surgiu um milhão de clichês de filmes, na posterioridade.
Autour d'une cabine
3.7 11Por assim dizer é uma animação pré-cinematográfica de cores de uma mulher e homem na praia. Ela é muito parecida visualmente com a animação de 1892 o Pauvre Pierrot.
Émile Reynaud é autor dos primeiros filmes animados. Seus primeiros filmes de animação são Pauvre Pierrot e este filme que veio após Pauvre Pierrot, mas não vi progresso na animação, além disso, esse filme está muito atrás de Pauvre Pierrot por vários motivos. Primeiro, a história não é interessante, em segundo lugar, é difícil seguir personagens neste filme. Eu assisti 2 vezes e não descobri se essas são as mesmas pessoas em todas as cenas. Eu concluí que estes são personagens diferentes. Pauvre Pierrot tem uma história interessante com poucos momentos, mas esse filme não tem nada assim. Mas vale a pena ver porque é um dos primeiros filmes de animação, e dura apenas 2 minutos, e qualquer um tem 2 minutos para assistir isso.
A animação obviamente ainda é muito antiga e nada refinada, mas no contexto histórico certamente vale a pena assistir principalmente para os amantes da animação como eu e os interessados nos primeiros anos do cinema.
Human Figure in Motion
4.2 2Não achei no IMBD sobre essa obra, nem menção a Wikipédia, muito estranho!
Corbett and Courtney Before the Kinetograph
2.7 16James J. Corbett e Peter Courtney se encontram em uma exposição de boxe, com condições especiais que permitirão a Thomas Edison Company filmar a partida e mostrá-la em seu Cinetoscópio. A partida consiste em seis rounds de um minuto. O popular James J. Corbett já havia derrotado o grande John L. Sullivan e deve ser considerado um grande favorito aqui, mas, pelo menos por um tempo, Peter Courtney parece estar segurando esse peso pesado.
Todos os seis rounds da luta de boxe foram filmadas e distribuídas para exibição ao público. Apenas parte do primeiro round foi preservado; os últimos cinco aparentemente foram perdidos.
Pelo menos uma parte deste filme da Edison Company sobreviveu, e constitui uma parte bastante interessante da história inicial do cinema. A própria ideia é de interesse como uma das muitas tentativas iniciais de tornar os filmes mais rentáveis, e o status quase legal do filme em seu tempo é de interesse considerável como parte da história dos filmes e também como parte da vida do próprio Thomas Edison.
Notamos que Thomas Edison, inventor do Cinetoscópio e da Cinematografia gostava de filmar pessoas em um ring de boxe, sem dúvida. Na verdade, esse assunto era tão popular quanto os filmes de dança na época. Este filme pode ser considerado uns dos primeiros filme de boxe verdadeiro de todos os tempos.
A razão pela qual eu digo "verdadiroe" é porque, em 1891, um dos primeiros experimentos de filmes de Edison foi intitulado "Men Boxing" (confira nossa crítica aqui) - consistiu em uma breve cena de dois homens em um ringue trocando um par de socos em cada um. Mas enquanto esse filme é de fato o primeiro filme do gênero, é óbvio que os boxeadores não são profissionais - simplesmente são dois homens fingindo boxear.
E na verdade não posso atribuir totalmente este filme como o primeiro filme de boxe de Edison; No mesmo ano, outro filme de Edison chamado "Boxing" foi feito - este eu não vi devido ele estar perdido. Então, mesmo que este não seja o primeiro filme de boxe de Edison, talvez seja o primeiro a sobreviver anos.
Quanto à própria filmagem, há algum interesse aqui. Você realmente não pode julgar este filme como os filmes de hoje; É simplesmente um artefato histórico que vale a pena ver por causa de seu valor histórico. Não é nada inovador para o seu tempo, mas mostra o que público da época achava muito divertido. E se você é novo para filmes antigos* e * um fã de boxe, então é ótimo ser observado.
Embora eu geralmente não seja muito fã de filmes esportivos iniciais de Dickson, esse é certamente um dos melhores. O estilo de boxe é interessante e, obviamente, tão diferente para hoje. Enquanto ambos os participantes tem um visual muito diferente um do outro, suas calças diferem muito. Um tem muito longo, o outro usa algo que expõe sua bunda praticamente e se parece com uma dessas calças de luta de sumo. Também é divertido, pois eles realmente estão indo um ao outro e não é tão chato quanto o "Leonard-Cushing Fight" de Dickson deste mesmo ano. O árbitro ainda tem que ter cuidado para que ele não perca os dois porque eles estão lutando implacavelmente um contra o outro. O público em segundo plano certamente está curtindo a ação também. Eu acho que talvez teria pago para assistir isso em 1894.
Souvenir Strip of the Edison Kinetoscope
2.5 25Eugen Sandow, afirmava ser o homem mais forte do mundo na época de 1894, apareceu no estúdio de cinema de Edison Company. Eugen Sandow, que aparece sem adereços ou equipamentos, flexiona seus músculos e assume uma variedade de poses que são projetadas para destacar seu físico.
Este é o primeiro filme de Edison que apresenta uma "celebração", o que torna isso um pouco mais do que apenas um outro típico filme habitual da Edison Manufacturing Company, de William K.L. Dickson.
O homem do filme era Eugen Sandow (nome verdadeiro Friederich Wilhelm Mueller). Ele afirmou ter sido a pessoa mais forte viva na época e quem sabe, talvez ele fosse. Quero dizer, não era como o fisiculturismo era uma coisa extremamente popular ou comum em 1894. Ele era uma grande celebridade em seu tempo e tinha amigos na alta sociedade, das quais Thomas Edison também parecia ser um deles. Ele também parecia ser uma pessoa generosa, que também contribuiu muito para o mundo da musculação. Algumas das suas influências e idéias ainda são notáveis hoje.
Ele leva muitas posições diferentes dentro deste curta, exibindo seu físico musculoso. Às vezes, ele fica um pouco fora do quadro com os braços, o que, obviamente, não foi pretendido e tipo fica a pergunta se o Edison e a sua empresa também estavam satisfeitas com esse resultado.
Embora o fisiculturista ter 27 anos na época, ele parecia muito mais velho. Ele também morreu em uma idade bastante jovem com 58 anos. Mas quem sabe, talvez ele pareça velho nisso porque a qualidade da imagem, claro, também não é a das melhores.
Estes seis curtas de Edison, ainda no começo do jogo no quesito filmes, são bastante interessantes por causa do fator de auto-promoção neles. É claro que algumas pessoas famosas pensaram que aparecer em filmes poderiam trazer mais pessoas para seus shows na época e, nesse nível, esses curtas continuam sendo muito interessantes hoje. Isso é especialmente verdadeiro quando se considera a falta de metragem de tais atos.
Talvez um filme significativo histórico por causa da pessoa que está sendo apresentado, mas de um tipo de visão mais experimental, esse filme não acrescenta muito.
Annie Oakley
3.9 17Como muitos dos primeiros filmes de Edison Kinetoscope, este mostrou uma figura de entretenimento popular realizando uma de suas especialidades. É uma tentativa interessante, e é bom ter algo preservado no filme de Annie Oakley, uma das lendas de seu dia. Mas as filmagens que resultaram são claramente limitadas pelas restrições do estúdio.
Como a maioria dos primeiros filmes de Edison, isso foi filmado dentro do estúdio 'Black Maria'. Esse cenário funcionou muito bem na produção de filmes de vários dançarinos, atos de vaudeville e outros. Mas com Annie Oakley, ela força a mulher a se espremer em uma área muito menor do que o normal, e enquanto ela faz um bom trabalho de qualquer maneira, é claro que nas condições em que ela estava mais acostumada, teria feito muito melhor.
Não demorou muito antes que os cineastas de Edison começassem a filmar assuntos ao ar livre quando melhor se adequasse ao material. Mesmo assim, porém, a escala e a velocidade do ato regular de Oakley provavelmente teriam criado um desafio insuperável para filmar com o equipamento disponível na década de 1890. Mesmo assim, é bom poder ver filmagens móveis dela, de modo a poder concretizar essa figura lendária um pouco melhor.
É interessante pensar como as pessoas na época realmente reagiram a isso. Tenho certeza de que muitos realmente viram Oakley antes em pessoa, mas considerando o fato de que este é um filme, ainda tinha que surpreendê-los. Não esqueça que, em 1894, as pessoas ainda estavam fascinadas com esse conceito de que a fotografia poderia se mover. Então, considerando que a habilidade de Oakley não era nada nova, já que as pessoas haviam estado nos shows de Annie e viram suas técnicas, isso ainda deveria ter conseguido alguma reação muito boa do público.
Então, em tudo, se você é um amante do cinema, observe o fato de ser um filme primordialmente inicial. E se você é um historiador como eu esse é totalmente imperdível por causa da figura histórica que retrata.
Grande curta-metragem, o que é possivelmente o primeiro filme com arma de fogo. Realmente um pequeno pedaço de cinema fascinante que atravessa o verdadeiro Velho Oeste com um tema que passou por inúmeros filmes de ficção no século a seguir.
The Boxing Cats (Prof. Welton's)
2.6 18he Boxing Cats (ou em tradução literal Os Gatos Boxeadores), também conhecido como The Boxing Cats (Prof. Welton's), é um filme mudo estadunidense de curta metragem em preto e branco lançado em 1894, produzido por William K.L. Dickson e dirigido por Dickson e William Heise. Foi filmado por meio do Cinetógrafo de Edison, em aproximadamente 48 quadros por segundo.
"Um concurso de luvas entre gatos treinados. Um assunto muito cômico e divertido, e é certo criar uma grande risada". (por Edison Films)
O filme apresenta dois gatos reais usando luvas e lutando em um ringue, manipulados por Henry Welton. O número fazia parte do "Cat Circus" de Welton, que percorreu os Estados Unidos antes e depois do aparecimento sem filme. À medida que as performances mostram o uso de uma disputa de boxe sendo o principal do ponto.
Não há dúvida de que as organizações do direitos do animal nos dias de agora, fariam qualquer coisa para proibir que esse filme fosse mostrado, mas a verdade é que este é um ato bastante inofensivo. As luvas impedem de se machucarem, então nenhum gato se machucou durante a realização deste filme e, na verdade, ver gatos lutando nas ruas com suas garras é, naturalmente, algo muito mais violento, mesmo que seja apenas natureza, Ao contrário, obviamente colocando luvas em um par de gatos e deixa-os lutar em um pequeno ringue de boxe.
O próprio Henry Welton (o professor deste filme que é o título) prepara os gatos uns contra os outros e pode ser visto pegando eles. Estes dois gatos, obviamente, não tinham rancor um para o outro, mas foram colocados para lutar. Talvez não seja a coisa mais amável a fazer, mas você também deve se lembrar que isso foi em 1894, quando esse tipo de ato com animais eram muito comum e fazia parte da vida cotidiana.
A câmera está bastante próxima da luta, mas cobre toda a área de combate. Não é totalmente simétrica, pois mostra apenas um lado do ringue. No entanto, é uma composição efetiva, pois mostra tudo o que precisa ser visto e, além de suas imagens tremendo, é perfeito. O mesmo pode ser dito sobre a qualidade do filme.
Em termos de história, sim, o filme tem valor histórico dado seu início no desenvolvimento do cinema - mas há melhores filmes como curtas que exibem mais criatividade e exploração que vêm do mesmo período. Pessoalmente, eu prefiro apenas pensar nisso como vídeo de muitos e muitos vídeos de gatos que entopem a internet.
The Cock Fight
1.5 6Cock Fight (ou em tradução literal Luta de Galo) é um filme mudo estadunidense em curta-metragem de 1894, dirigido e produzido por William K.L. Dickson para o Edison Studios, de Thomas Edison. Faz parte de uma série de curtas de Edison mostrando atuações de circo e vaudeville. Seus estúdios ficaram conhecidos por filmar este tipo de performance.
Dois galos de briga lutam entre si, no Edison Studios. Este filme foi refeito posteriormente, no mesmo ano, com detalhes adicionais acrescentados.
Eu entendo que as situações mais comuns foram retratadas nos primeiros tempos do cinema e a novidade do meio tornou ainda algo espetacular. Então, por que filmar um espetáculo repulsivo como brigas de galo, eu até me pergunto mais como as pessoas podem ter um excelente momento observando isso, pois os dois no vídeo aqui certamente têm, olhando a ação, sorrindo e provavelmente apostando no resultado. Não só vale a pena esquecer como nada realmente interessante ou de valor artístico remoto acontece, mas é apenas propaganda violenta. Nunca deveria ter sido feito, a menos que a crueldade visasse afastar as pessoas dessas frias celebrações, mas não me parece assim.
Falling Cat
3.5 21Falling Cat (ou em tradução literal Gato Caindo) é um curta-metragem de 1894 produzido e dirigido por Étienne-Jules Marey, cientista francês. Foi filmado em um parque público, Bois de Boulogne, e lançado na França. Acredita-se que seja o primeiro filme na história a mostrar um gato vivo. O filme é composto unicamente de um felino caindo e pousando em seus pés.
Marey tinha montado uma câmera que era capaz de levar doze quadros consecutivos por segundo. Parecia uma espingarda de cano curto com uma revista. Com isso, ele estudou vários animais em ação. Seu estudo mais famoso era seu "zoológico animado", no qual esse gato caiu de uma altura de poucos metros para ver se ele sempre cai em pé.
Como fã do início do cinema, este gato pode ter morrido há mais de cem anos, mas ele ou ela ainda vive nesta característica curta e graciosa, permanecendo (possivelmente) o primeiro gato a ser capturado em um filme, isso é de um valor histórico!
Annabelle Butterfly Dance
3.4 14Annabelle Sun Dance (ou em tradução literal Annabelle a Dança do Sol), também conhecido por Annabelle No. 3, é um filme mudo estadunidense de curta metragem em preto e branco, lançado em 1894, dirigido e produzido por William K. L. Dickson para a Edison Studios, de Thomas Edison. Foi estrelado pela atriz e dançarina Annabelle Moore. É um dos vários filmes de dança que Annabelle realizou para Dickson e Edison, como Annabelle Butterfly Dance (1894), Annabelle Serpentine Dance (1895), Annabelle in Flag Dance (1896), entre outros.
"Annabelle Sun Dance", bem como Serpentine e Butterfly a seguir, parecem perfeitamente adequados para as câmeras estáticas do cinema antigo e tempos de curto prazo. O uso de uma saia giratória enche o quadro com o movimento, enquanto se concentra em apenas um assunto, a dança.
William K.L. Dickson também conseguiu levá-la muito bem centrada, apesar de cortar a cabeça um pouco, assumindo que o publico queria observar seus pés e o chão em vez do tecido giratório com o qual ele jogava com elegância. Contudo ainda da para sentir um pouco sem ambição, mas como uma metragem de novidade para época.
Dickson Experimental Sound Film
3.9 23O primeiro filme com som existente. William K.L. Dickson fica no fundo ao lado de um enorme captador de som conectado a um fonógrafo de Thomas Edison. Enquanto toca um violino, dois homens dançam em primeiro plano. Este filme foi feito para demonstrar a nova máquina de Thomas Edison, o Cinefone. Mas o Cinefone não funcionou, o filme ainda existe, mas a trilha sonora do fonógrafo tinha sido perdida.
Apresenta Dickson tocando um violino em um gravador em forma de chifre para um cilindro de cera fora da câmera. A melodia é de uma barcarola, "Song of the Cabin Boy", de Les Cloches de Corneville, uma ópera composta por Robert Planquette em 1877. Em frente a Dickson, dois homens dançam. Nos segundos finais, um quarto homem cruza brevemente a partir da esquerda para a direita por trás do gravador. O tempo de execução do filme restaurado é de 17 segundos; o cilindro que acompanha contém, aproximadamente, dois minutos de som, incluindo 23 segundos de música de violino, abrangendo a trilha sonora do filme. Após sua restauração em 2000, "O Dickson Experimental Sound Film" foi selecionado para inclusão no National Film Registry.
A Biblioteca do Congresso descobriu a pista sonora perdida para este filme, que estava na Edison National Historical Site o tempo todo. Era um cilindro, quebrado pela metade, rotulado como "WKL Dickson Violin with Kineto" e recentemente foi reparado, transcrito e sincronizado com a imagem. Este curta-metragem agora ocupa o lugar como o filme de som existente mais antigo. Antes que a imagem comece, você pode simplesmente ouvir alguém dizendo: "O resto vocês estão prontos? Vamos em frente!"
A primeira imagem de conversa voltou do esquecimento, e agora você pode ouvi-la e vê-la! No outono de 1894, no complexo de laboratório Edison em West Orange, Nova Jersey, o colaborador de Thomas Edison, William Dickson, tentou combinar duas tecnologias existentes (o fonógrafo e o cinetoscópio) para gravar som e imagem juntos. No caso, Dickson não conseguiu sincronizar a reprodução de som e imagem, então este filme experimental nunca foi lançado para o público pagador ... e conseqüentemente (ao contrário de muitos filmes que Dickson fez para Edison neste momento), não tem título oficial . A imagem silenciosa (registrada a 40 fps) foi na Biblioteca do Congresso há anos, conhecida como historiadora de cinema como uma curiosidade muda. Sabia-se também que a "trilha sonora" havia sido gravada em um dos cilindros de cera em bruto que ficava no local histórico nacional de Edison... embora ninguém soubesse qual deles.
Mas agora isso mudou. Recentemente, os curadores localizavam o cilindro de cera, que havia entrado em várias peças. Estes foram remontados: uma reprodução foi obtida e o som foi digitalizado. O editor veterano da banda sonora de Hollywood, Walter Murch, limpou o ruído de fundo e ajustou a digitalização para sincronizar a imagem do filme, que Murch comprimiu digitalmente para 30 fps. O som e a imagem são sincronizados finalmente!
O filme começa com a voz de voz de um homem fora de tela: "O resto de vocês estão prontos? Vamos em frente!' (O falante não visto permanece não identificado, mas provavelmente era assistente de Dickson, Fred Ott.) Na tela, Dickson toca um violino em um imenso funil montado em um tripé (um dos dispositivos de gravação de som de Edison) enquanto ao lado dele, em plena visão da câmera , dois assistentes de laboratório masculino abraçam-se mutuamente para uma dança de salão rápida até o ritmo da música de Dickson.
O filme dura apenas 17 segundos: apenas o tempo suficiente para que nos admiramos com essa tecnologia bruta antes de ser provocado à risada por dois homens valsando nos braços uns dos outros. Falando sobre isso, aqui está um AVISO: um livro de referência bem conhecido mas extremamente impreciso que ('The Celluloid Closet', do Vito Russo atrasado) inclui um alargamento de quadro deste filme e identifica-o como 'The Gay Brothers'. Isso é incorreto. 'The Gay Brothers' é um filme completamente diferente, feito por Dickson no Edison Lab durante esse mesmo período. 'The Gay Brothers' nunca teve uma trilha sonora: é um breve filme de ficção sobre dois irmãos que NÃO são 'gay' no sentido que Russo quis dizer. O falecido Sr. Russo, por suas próprias razões, queria que percebêssemos o filme de som experimental de Dickson (sem dúvida o primeiro filme musical!) Como um artefato do homoerotismo do século 19. Desculpe, mas não existe nenhum desses conteúdos aqui.
Este filme de vital importância merece uma classificação boa. Eu sempre soube que nenhum filme "perdido" deveria ser considerado irreversível, a menos que fosse deliberadamente destruído: estou feliz em informar que esse filme está finalmente disponível para o público como seu produtor o pretendia, mais de um século depois de ser filmado!
Edison Kinetoscopic Record of a Sneeze
2.5 13Edison Kinetoscopic Record of a Sneeze (ou em Tradução Literal Edison Cinescópica Registro de um Espirro), também conhecido como Fred Ott's Sneeze (Espirro de Fred Ott).
Um homem (o assistente de Edison) toma uma pitada de rapé (um tabaco em pó para inalar) e espirra. Este é um dos primeiros filmes Edison e foi o primeiro filme a ser protegido por direitos autorais nos Estados Unidos.
Em 14 de abril de 1894, em um teatro na Broadway na cidade de Nova York, vários filmes de Dickson foram apresentados juntos, com uma taxa de admissão de 25 centavos. O show incluiu filmes curtos de um urso dançante, alguns pratos de Vaudeville e "Fred Ott's Sneeze", se tornando o primeiro filme com direitos autorais como já mencionado anteriormente.
Esta característica ultra-curta tem significado histórico além do seu valor de novidade. Como uma das várias características sobreviventes que a Edison Company fez não para exibir comercialmente, mas como experimentos ou para outros fins, é parte do registro histórico interessante das primeiras etapas do desenvolvimento de filmes.
Feito apenas alguns meses antes do início dos cinetóscopos de Edison para exibição pública, esse recurso foi originalmente filmado para um artigo de revista, no qual os quadros individuais poderiam ilustrar a maneira como o Cinetóscopo produziria o efeito do movimento. Naturalmente, para tal propósito, eles não precisavam nem queriam mais do que alguns segundos de filme.
Uma coisa que é interessante sobre os primeiros filmes é a escolha do material. Muitos dos materiais do filme da empresa Edison, sejam elas comerciais ou experimentais, são pouco provocativas. Isto contrasta, por exemplo, com os primeiros filmes da Lumière, que apresentaram tantas vistas esteticamente agradáveis e até líricas. Este assunto é um dos mais frequentes, registrando o funcionário Fred Ott, de Edison, no ato de espirrar.
Para o seu propósito original, este era um assunto adequado, uma vez que a ação seria contida dentro de um campo de câmera estreito, e isso duraria apenas um tempo muito curto. Agora, tantos anos depois, é útil de maneira diferente, como um registro de um dos muitos passos no caminho para filmes feitos comercialmente. Também deve notar-se que a metragem, muito curta e simples, porém, consegue registrar o movimento de forma clara e suave.
Este filme foi puramente feito para fins de publicidade, como uma série de fotografias para acompanhar um artigo no semanário de Harper, então nem sequer deveria ser mostrado como uma imagem em movimento, em primeiro lugar. Deve ter sido uma explosão real para Edison e Co. fazer este filme e tenho certeza que teve um bom riso de pessoas na época.
Para mim, o próprio espirro realmente não parecia verdadeiro, também devido à razão de que, naqueles dias, eles não podiam disparar por vários minutos seguidos, a fim de esperar por Fred Ott em finalmente espirrar, mesmo usando o Rapé, mas quem sabe, talvez assim seja como as pessoas espirravam há mais de 100 anos. Foi um espirro muito sofisticado. Um espirro de cavalheiro real.
O filme não está da maior qualidade, mas isso é, claro, tudo devido ao fato de que este filme nunca deveria ser mostrado como uma imagem em movimento, em primeiro lugar.
O filme é historicamente interessante por alguns motivos:
1) É claro que é o primeiro espirro registrado, como se isso fosse realmente historicamente significativo;
2) Foi a primeira filmagem a ser registrada no US Copyright Office e;
3) É o primeiro filme a apresentar um close-up de um rosto de uma pessoa. Então, sem realmente saber na época, e sem essas intenções, acho que esse filme tornou-se parte da história do cinema.
Se o entretenimento é o que você procura, não tome minha revisão como um ótimo filme. A palavra entretenimento pode não se encaixar muito bem com esses filmes iniciais, mas em um nível histórico, este é um dos grandes destaques. Sendo apenas de cinco segundos, vemos um homem espirrar. Sim, é só isso. Isso é famoso por muitas razões, incluindo ser um dos primeiros filmes feitos por Edison. De acordo com registros, foi filmado em 7 de janeiro de 1894.
Eu sei, eu sei, você está pensando "Victor, o que diabos você está fazendo revisando esse filme de 5 segundos de um espirro..." e como diabos você pode achar isso bom? " Bem, eu vou te contar. Este curta-metragem é um marco na história do cinema. Foi a primeira imagem a ser registrada no Escritório de Direitos Autorais dos EUA e um dos filmes mais antigos e sobreviventes.
Claro, não há muito a pena entrar em detalhes a partir de uma perspectiva de trama / ação; É simplesmente um registro de espirros de Fred Ott (um assistente de Thomas Edison). Mas foi feito e ainda está disponilizado e é divertido, pelo menos, pegar isso uma vez e pensar em como, a partir do momento em que escrevo essa revisão, nós passamos deste para o filme Avatar.
Continua sendo uma das obras mais lembradas de Edison e uma de suas mais importantes também. Além disso, parece que Edison realmente melhorou seu Cinetógrafo, porque em 1890 seus primeiros filmes (a trilogia "Monkeyshines") estavam muito embaçados, e os números eram impossíveis de definir.
Carmencita
3.5 22Realizando sobre o que parece um pequeno palco de madeira, vestindo um vestido com saia de aro e botas brancas de salto alto, Carmencita faz uma dança com chutes e giros e um sorriso sempre no rosto.
Este vídeo faz parte de uma série de curtas de Edison mostrando atuações de circo e vaudeville. Mostra a dançarina Carmen Dauset Moreno, a Carmencita, passando pela rotina que desempenhava no Koster & Bial's em Nova York. De acordo com o historiador de cinema Charles Musser, Carmencita foi a primeira mulher a aparecer na frente de uma câmera cinematográfica de Edison e pode ter sido a primeira mulher a aparecer em um filme nos Estados Unidos. O filme leva o nome da dançarina que nele atua.
Este é o primeiro filme no que rapidamente se tornou um dos gêneros mais populares nos primeiros anos dos filmes. Muitos dos primeiros filmes de Cinescópica de Edison apresentaram dançarinos populares, o mais conhecido provavelmente sendo Annabelle (Whitford) Moore. Mas "Carmencita" foi a primeira a apresentar uma característica e da melhor forma que alguém conseguiu determinar, e como eu disse antes a dançarina também se tornou a primeira mulher a aparecer em um filme americano.
A própria rotina de dança é similar em estilo e qualidade à maioria dos outros filmes de seu tipo e era. O fundo completamente escuro faz com que "Carmencita" seja o foco total de atenção. Seu apelo é dito ter sido baseado tanto em sua energia e fervor como em sua habilidade real em dançar, e mesmo com as limitações da cinematografia dos anos 1890, é fácil dizer que ela está entusiasmada com o que está fazendo. Sua rotina de palco provavelmente era ainda mais viva.
Não é difícil adivinhar por que esse tipo de filme era tão popular em seu tempo. Este e outros recursos semelhantes poderiam fornecer algo que vale a pena ver dentro do tempo de execução muito limitado dos primeiros filmes. Alguns dos filmes mais recentes de dançarinos populares mostram mais experiência de produção de filmes, mas "Carmencita" começou o gênero para um início animado.
O filme foi famoso em sua época mas também porque ele estava sob muitos problemas de censura, onde quer que fosse jogado. O incidente mais famoso aconteceu em Boston, onde foi retirado dos cinemas depois de um pregador se queixar de que era pecaminoso. Nós só vemos um pouco da perna da dançarina (abaixo do joelho) para que isso lhe dê algo. Certamente, não há nada de excelente de absurdo, mas talvez para alguns lugares naquela época foi considerado vulgar.
No entanto, estou impressionado que este tenha agora mais de cem anos. Quando penso nos avanços no cinema ao longo do século passado e que tudo não seria possível sem filmes tão antigos como esses e as invenções que levaram à sua produção, tenho mais apreço pelo filme.
Vale a pena ver se você tem interesse na história do cinema. (Para esse assunto, com seu tempo de execução de um minuto e sua disponibilidade on-line no domínio público, você não tem muito a perder mesmo que não tenha interesse no histórico do filme).
É preservada na Coleção Hendricks (Gordon) da Biblioteca do Congresso. O filme tem 21 segundos de duração em 30 fps em 1 bobina.