VICE (5ª Temporada)

2017

Vice (Season 5)

Episódio 1: Depois de seis anos de Guerra civil na Síria, o ditador Bashar al-Assad quer retomar o controle total de seu país. Entenda o que mais pode acontecer naquele país do Oriente Médio. E neste episódio também os veja os efeitos econômicos provocados pelas mudanças climáticas, que pode ultrapassar 40 trilhões de dólares nos próximos cinco anos, segundo as projeções.

Episódio 2: “Trans Youth”: Enquanto continua o debate sobre que banheiro deve ser usado por pessoas trans, uma dúvida mais complexa começa a surgir: quando deveria começar a transição médica para as crianças trans? VICE explora o tema, entrevistando alguns jovens, seus pais e médicos.

Episódio 3: Com a mudança climática que aquece o Ártico, o gelo que cobre boa parte do Hemisfério Norte está começando a derreter. Vice examina o impacto deste descongelamento e a surpreendente solução que pode evitar o pior. Também neste episódio, veja a triste realidade de milhares de refugiados que tentaram chegar à Europa, mas foram deixados no limbo.

Episódio 4: A indústria legal de maconha deve movimentar mais de 20 bilhões de dólares no mundo até 2020. Neste episódio, Vice acompanha uma jornada de especialistas na República Democrática do Congo em busca de uma das espécies mais raras da droga. Conheça também os cientistas que trabalham para desvendar os maiores segredos do Universo.

Episódio 5: Na primeira parte do episódio, Black and Blue, VICE retorna a St. Louis, onde a relação entre polícia e afro-americanos continua tensa. Em Our Bionic Future, a equipe mostra os avanços tecnológicos que têm facilitado a vida de pessoas com necessidades especiais.

Episódio 6: Os esportes universitários nos Estados Unidos movimentam bilhões de dólares, graças a patrocínios e contratos de transmissão. No entanto, os atletas – protagonistas do esporte – são obrigados a abrir mão de qualquer compensação, em troca da bolsa de estudos. VICE analisa, com a ajuda de especialistas, se o atual sistema é justo.

Episódio 7: Em Aceh, uma província da Indonésia, os radicais começaram a aplicar a lei islâmica depois do tsunami de 2004, dizendo aos sobreviventes que aquilo foi a ira de Deus contra os pecados do mundo. Também nesse episódio, um alerta: até 2050, estima-se que haverá mais plástico no oceano do que peixes. VICE conversa com um jovem que tem a resposta para limpar nossos oceanos.

Episódio 8: Como os americanos se tornam cada vez mais consciente em relação à saúde, as empresas de fast food estão se espalhando para novos mercados globais, como o Kuwait, que se tornou um dos países com mais obesos do planeta. E VICE mostra também a indústria cinematográfica da Nigéria. Nollywood se transformou num negócio de 3 bilhões de dólares.

Episódio 9: O sistema de saúde de Cuba é um dos mais eficientes do mundo. A equipe de VICE foi à ilha para conhecer os possíveis tratamentos e curas em ação naquele país. Também nesse episódio, conheça um fungo que ameaça a comercialização de bananas, uma indústria multibilionária.

Episódio 10: A guerra no Afeganistão raramente está no noticiário, mas o número de mortes naquele país continua crescendo. Uma equipe de VICE retorna à zona do conflito para uma reportagem surpreendente sobre o que a guerra mais longa dos Estados Unidos já conseguiu.

Episódio 11: A população de pessoas com 85 anos ou mais deverá aumentar 351% nos próximos 30 anos. Conheça os avanços, pesquisas e produtos que estão possibilitando esta segunda explosão de longevidade. O outro tema é sobre os robôs de alta tecnologia, que já realizam tarefas complexas para os seres humanos, e que serão inteligentes o suficiente para realmente pensar por si mesmos.

Episódio 12: O número de mulheres encarceradas nos Estados Unidos aumentou 700% desde 1980, sendo que muitas delas são mães e não demonstram traços de violência. A equipe de VICE visitou alguns presídios para mostrar esta realidade. E a segunda parte do episódio fala sobre a arte de hoje, com base no conceito redefinido por Andy Warhol, cujas obras estão mais valorizadas do que nunca.

Episódio 13: Em outubro de 2016, as forças armadas iraquianas, com o apoio dos EUA, retomaram a cidade de Mosul, considerada a sede do Estado Islâmico. A equipe de VICE acompanhou as tropas no caminho para o último reduto dos extremistas no país. Veja também o que pensam os jovens do Iraque sobre o futuro da nação e as perspectivas para suas vidas.

Episódio 14: Num sistema judiciário quebrado, com 80% da população carcerária sem condições de arcar com os custos de um advogado, os defensores públicos nos EUA estão assoberbados. A equipe de VICE analisa este assunto e ainda mostra áreas na Amazônia peruana que estão ameaçadas pelas grandes empresas, apesar dos esforços das tribos indígenas locais.

Episódio 15: Enquanto vários países têm sido vítimas de hackers nas últimas décadas, Israel surge como um dos líderes em segurança cibernética. Além disso, VICE viaja ao Japão para ser testemunha do surgimento de um movimento de extrema direita que busca reviver a força militar do país pela primeira vez em 70 anos.

Episódio 16: Com os ataques terroristas e a crise dos imigrantes, surge uma nova onda de candidatos populistas em toda a Europa. VICE examina a ascensão da extrema direita europeia – e o clima tenso que abastece as ideologias nacionalistas em todo o continente. VICE também visita o populista original da Europa, Silvio Berlusconi, para discutir porque esta mensagem repercute ao redor do continente.

Episódio 17: A indústria de armas teve um surpreendente aumento durante o governo Obama. Agora, com a situação política totalmente diferente, os simpatizantes das armas de fogo buscam novas formas de tirar proveito da segunda emenda. A mudança climática parece ser uma bênção para a Rússia. Na verdade, os russos parecem dar boas-vindas a climas mais quentes; e com a saída dos EUA do Acordo de Paris, isso tudo pode ser apenas um indício do que o futuro nos prepara.

Episódio 18: Quando uma facção do exército turco planejou um golpe de Estado no ano passado, o governo do presidente Recep Tayyip Erdogan reagiu com uma forte repressão. Mais de 100.000 pessoas foram presas ou demitidas, incluindo funcionários públicos, professores e jornalistas. VICE visita a Turquia no momento em que o país vai às urnas para votar no referendo nacional que concederia a Erdogan poder sem precedentes.

Episódio 19: VICE visita o Sudão do Sul, um país que, apenas seis anos após assinar sua independência e com vastas reservas de petróleo, está à beira de um colapso, com escassez de alimentos e uma iminente guerra entre grupos étnicos. Além disso, VICE mostra os protestos contra a construção de um oleoduto que pode ser criado entre Dakota do Norte e Illinois, nos EUA, afetando várias comunidades nativas americanas.

Episódio 20: O número de casos de autismo mais do que duplicou nas últimas duas décadas, tanto que hoje uma em cada 68 crianças é diagnosticada com a condição. Neste programa, VICE mostra o trabalho transformador que está sendo feito na vanguarda da pesquisa da síndrome e conversa com famílias que estão tentando alguns dos mais recentes tratamentos na área.

Episódio 21: A Coreia do Norte atravessa um momento de tensão devido aos recentes testes de armas nucleares. O correspondente de VICE testemunhou como a população local vê esta crise mundial, em meio à celebração do 105º aniversário do fundador do país. No outro tema da semana, veja como a diáspora somali está tentando reerguer o país após os mais de 25 anos de guerra civil.

Episódio 22: A liberdade de imprensa no mundo atingiu seu ponto mais baixo em mais de uma década. Nas Filipinas, por exemplo, o novo presidente ameaçou abertamente a mídia e silenciou seus críticos. VICE e o jornalista Carl Bernstein discutem a importância de uma imprensa livre. A seguir, o programa vai para o Congo, onde um grupo tenta preservar a vida selvagem e outros recursos do país.

Episódio 23: De volta para a 5ª temporada, a equipe de Vice mostra reportagens que não são veiculadas na mídia convencional.

Episódio 24: A Nigéria é a maior produtora de petróleo do continente, mas o dinheiro gerado pelo recurso natural não é revertido para a população. A equipe de VICE testemunhou os conflitos gerados por esta situação. Na segunda parte, veja como as mudanças climáticas contribuem para o fim dos recifes de corais e o que um grupo de cientistas está fazendo para reverter o panorama.

Episódio 25: A Internet contribui para o aumento de casos de abuso sexual e pornografia infantil. Mas veja como as autoridades agem para impedir estes tipos de crimes. Também neste programa acompanhe a situação em Appalachia, famosa pelas minas de carvão, onde há grandes perdas de postos de trabalho, apesar da promessa de campanha do presidente Donald Trump de revitalizar a indústria.

Episódio 26: VICE vai à Carolina do Norte para avaliar os efeitos do polêmico método eleitoral que define a área dos distritos, influenciando a democracia americana. A constitucionalidade do chamado ‘gerrymandering’, inclusive, será discutida na Suprema Corte. Outro tema do programa é o sistema judicial em Honduras, que tem reduzido a criminalidade e as atividades de gangues no país.

Episódio 27: Em vários dos ataques cibernéticos aos EUA e ao resto do mundo foram encontrados traços de hackers russos. VICE viaja para Moscou para descobrir como esses hackers podem ser tão eficazes. Além disso, VICE visita Uganda para ver o quão vulnerável somos nós seres humanos em relação às novas epidemias e quais estratégias usamos para enfrentá-las.

Episódio 28: Com a chegada de Trump ao poder, a confiança nos meios de comunicação caíram 32%. VICE lança um olhar sobre os motivos da guerra de “fatos alternativos” e a polarização da mídia nos EUA. Além disso, uma viagem à África Central para descobrir os campos emergentes em estudos de macrobioma e como podem mudar nossa perspectiva sobre os germes.

Episódio 29: VICE segue o exército iraqueano na luta para recuperar Mossul das mãos do Estado Islâmico. Uma luta que durou mais de dez meses, deixando um rastro de destruição e morte. VICE também conhece jovens iraqueanos que viveram e foram treinados segundo os preceitos do grupo terrorista e agora tentam reconstruir suas vidas diante de um futuro incerto.

24 de Fevereiro de 2017

Elenco de VICE (5ª Temporada)